Capgemini, Sogeti e Micro Focus: Pesquisa World Quality Report 2020-21
A garantia de qualidade de software agora é uma prioridade de negócios para ajudar a entregar uma transformação digital empresarial confiável. Em sua nova edição o relatório destaca que a quality assurance tem evoluído constantemente de uma atividade independente para uma função totalmente integrada nas organizações
A 12ª edição do World Quality Report 2020-21 (WQR), divulgado pela Capgemini, Sogeti e Micro Focus, mostra a evolução constante da garantia de qualidade (QA) de uma disciplina de bastidores para uma parte primordial de uma transformação digital corporativa mais ampla. Contribuir para o crescimento e os resultados dos negócios são os objetivos para uma melhor classificação para teste e controle de qualidade com 74% - 6% acima de 2018.
O WQR 2020 destaca que as expectativas do controle de qualidade têm aumentado com uma tendência ascendente em vários objetivos estratégicos, incluindo a necessidade do controle de qualidade para apoiar o crescimento do negócio e a importância de garantir a satisfação do usuário final. Existe um progresso constante e promissor, dificultado apenas ligeiramente por barreiras recorrentes, também observadas nas edições anteriores, que incluem gaps em habilidades e na obtenção de retorno sobre o investimento na automação de testes.
A adoção de Agile e DevOps aumenta constantemente, mas os desafios permanecem
Em linha com a tendência observada nos últimos 2 anos, também neste ano houve uma aceleração na adoção das metodologias Agile e DevOps. Enquanto existe um foco marcante em aumentar o nível de automação de teste e mudar o teste para o "shift left" [1] utilizando Agile e DevOps, o alcance de níveis mais altos de automação "in-sprint" [2] e a falta de experiência dentro da equipe de QA para atingir os objetivos desejados permanecem desafiadores.
As expectativas dos benefícios que a IA e o ML podem trazer para a garantia de qualidade permanecem altas
A aceitação da Inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina (ML, de Machine Learning em inglês) no controle de qualidade também aumentou. 88% dos entrevistados disseram que a IA agora é a área de maior crescimento em suas atividades de teste e 86% consideram a IA um critério chave para selecionar novas soluções de controle de qualidade. Mesmo que os benefícios ainda não estejam totalmente disponíveis, a grande maioria está entusiasmada com as perspectivas de IA e ML. O maior desafio na aplicação dss tecnologias de IA e ML em QA foi identificado como lacunas de habilidades, mencionadas por 34% dos entrevistados (2% abaixo do ano passado).
Automação de teste: as organizações estão trabalhando para obter maior controle de suas atividades de QA
Relatórios anteriores do WQR mostraram consistentemente desafios na área de automação de testes. Para alcançar a garantia de qualidade no nível desejado de um profissional de automação de teste, o desafio mais comum em 2019 era a frequência com que os aplicativos mudavam. Nos anos anteriores, foi destacada a falta de pessoas com habilidades especializadas suficientes e experiência em automação de teste. Na pesquisa de 2020, as organizações expressaram um grau de confiança quando foram questionadas sobre suas opiniões sobre vários aspectos da automação de teste: 68% disseram que têm as ferramentas de automação necessárias, enquanto 63% têm tempo suficiente para automatizar os testes. No entanto, apesar dessas estatísticas promissoras, apenas 37% sentem que obterão um retorno sobre esse investimento, indicando uma lacuna entre a confiança e os resultados.
COVID-19 e QA: embora existam atualmente muitos desafios, as organizações estão aproveitando a mudança para melhorar toda a sua abordagem de QA
Como resultado da pandemia, 47% dos entrevistados disseram que haveria um foco significativamente maior na validação da experiência do cliente e nos testes de usabilidade. Enquanto isso, 43% dos entrevistados disseram que o foco em mais e melhores ferramentas de colaboração aumentará, e 34% disseram que precisarão de mais acesso remoto aos sistemas e ambientes de teste. Também houve implicações de QA relacionadas ao COVID-19 em relação à segurança: 83% dos CIOs e diretores de TI disseram que suas preocupações com a segurança de aplicativos aumentaram nos últimos 12 meses, provavelmente como resultado da mudança para um mundo de trabalho remoto.
"Apesar dos desafios trazidos pelo COVID-19, tem sido um ano promissor para orquestração e garantia de qualidade nas empresas", disse Mark Buenen, Líder Global de Garantia Digital e Serviços de Engenharia de Qualidade do Grupo Capgemini. "Na verdade, o COVID-19 atuou como um acelerador para o controle de qualidade, demonstrando sua importância integral para as operações. É encorajador ver que os profissionais de QA estão otimistas sobre seus recursos de teste. No entanto, como mostram os resultados, esse otimismo nem sempre condiz com os resultados. Confiando mais na infraestrutura de nuvem e progredindo ainda mais com IA para controle de qualidade, essas equipes poderão trabalhar com mais rapidez, inteligência e maior impacto nos negócios".
Raffi Margaliot, vice-presidente sênior e gerente geral de gerenciamento de entrega de aplicativos da Micro Focus, disse: "As equipes de QA estão se disseminando mais do que nunca e respondem ao realizar mais com menos. Isso os ajudou a se preparar para os desafios colocados pela pandemia COVID-19, que acelerou novas iniciativas de transformação digital e impulsionou aquelas já em andamento. O World Quality Report deste ano oferece uma visão única de como as organizações de qualidade de software estão se adaptando ao novo normal e à urgência crescente de modernização. O progresso foi feito em toda a linha, e nossos clientes agora estão procurando expandir a automação em sua organização e melhorar essa automação por meio da adoção cada vez maior de IA".
Para mais informações e recomendações baseadas na pesquisa, acesse o relatório completo aqui.
Metodologia de pesquisa do World Quality Report 2020
O World Quality Report, que este ano entrevistou 1.750 CIOs e outros profissionais de tecnologia sênior, em 10 setores, de 32 países, é o único relatório global que analisa a qualidade dos aplicativos e as tendências de teste. É produzido anualmente desde 2009. Já em sua 12ª edição, o relatório 2020-21 adotou a coleta de dados por meio de entrevistas telefônicas computadorizadas. Com base na análise de seis grupos de respondentes: CIO, VP de aplicativos, Diretor de TI, QA/Testing Manager, CDO/CMO e CTO/Product Head, o relatório pesquisou respondentes de todo o mundo por meio de entrevistas quantitativas seguidas de discussões qualitativas aprofundadas.
Sobre a Capgemini
A Capgemini é líder global em serviços de consultoria, transformação digital, tecnologia e engenharia. O Grupo está na vanguarda da inovação para abordar toda a gama de oportunidades dos clientes no mundo em evolução de nuvem, digital e plataformas. Com base em nosso sólido patrimônio de mais de 50 anos e profundo conhecimento específico do setor, a Capgemini permite que as organizações realizem suas ambições de negócios por meio de uma variedade de serviços e de sua estratégia às operações. A Capgemini é motivada pela convicção de que o valor comercial da tecnologia vem de e através das pessoas. Somos uma empresa multicultural de 270 mil profissionais em quase 50 países. Com a Altran, o Grupo reportou receitas combinadas em 2019 de € 17 bilhões.
Sobre a Sogeti
Parte do Grupo Capgemini, a Sogeti opera em mais de 100 localidades em todo o mundo. Trabalhando em estreita colaboração com clientes e parceiros para aproveitar ao máximo as oportunidades de tecnologia, a Sogeti combina agilidade e velocidade de implementação para customizar soluções inovadoras com foco no futuro em Digital Assurance and Testing, Cloud e Cybersecurity, tudo alimentado por IA e automação. Com sua abordagem prática de "valor na criação" e paixão pela tecnologia, a Sogeti ajuda as organizações a implementar suas jornadas digitais com rapidez.
Sobre a Micro Focus
A Micro Focus oferece software empresarial para capacitar nossos 40 mil clientes em todo o mundo a se transformarem digitalmente. Com um amplo portfólio, sustentado por um ecossistema de análise robusto, a empresa permite que os clientes abordem os quatro pilares principais da transformação digital: Enterprise DevOps, Hybrid IT Management, Predictive Analytics & Security e Risk & Governance. Por design, essas ferramentas preenchem a lacuna entre as tecnologias existentes e emergentes para que os clientes possam executar e transformar ao mesmo tempo.
[1] "Shift Left" é uma prática destinada a encontrar e prevenir defeitos no início do processo de entrega de software.
[2] "Automação In-sprint" implica automatizar os testes no mesmo sprint em que as funcionalidades são desenvolvidas ou alteradas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>