Ataque hacker ao STJ trava acesso a processos e é considerado o pior da história do Brasil; especialista comenta
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quatro tribunais superiores do Brasil, acionou a Polícia Federal na última terça-feira (3) para investigar a ocorrência de um ataque hacker aos seus sistemas, que pode ter envolvido toda a base de dados do tribunal criptografada, tornando completamente inacessível para cidadãos e funcionários da Corte.
A principio o ataque é ramsomware, tendo criptografado os discos. O perito em crimes cibernéticos, Mestre e Doutorando pela UNESP, e Diretor do Instituto de Defesa do cidadão na Internet, José Antonio Milagre, esclarece que sem backup, danos terríveis podem ocorrer ao órgão e jurisdicionados.
O profissional pode explicar
a) Como o golpe ocorre;
b) Modus operandi dos criminosos;
c) Que tipo de ataque foi esse';
d) Formas de proteção
Sobre José Antonio Milagre
Prof. MSc. José Antonio Milagre, que é Perito Judicial em informática, especializado em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, Advogado, Pós Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, Pós Graduado em Direito e Processo Penal, Mestre e Doutorando Ciência da Informação pela UNESP, Presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/SP Regional da Vila Prudente, Arbitro fundador da Câmara Internacional de Arbitragem e Mediação em Tecnologia da Informação, E-commerce e Comunicação (CIAMTEC.br).Data Protection Officer Certified by EXIN, Consultor convidado na CPI de Crimes Cibernéticos - CPICyber do Congresso Nacional. É professor de Pós-Graduação em diversas instituições. Autor pela Editora Saraiva em co-autoria com o Professor Damásio de Jesus, dos livros e "Marco Civil da Internet: Comentários à Lei 12.965/2014" e "Manual de Crimes Informáticos". É colunista da Rádio Justiça/STF. Fundador do Instituto de Defesa do Cidadão na Internet - IDCI.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>