Brasil,

Mulheres no setor de TI

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Sant'Anna Froner
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Elas não se intimidam com o ambiente masculino, investem na carreira e ainda tem lutado arduamente por posições de liderança em grandes empresas. Estamos falando das mulheres, que têm invadido o mercado de tecnologia e já mostram que vieram para ficar.

Embora ainda representem 20% dos profissionais de TI no mercado, segundo números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), essas mulheres têm mostrado sua força diante de um setor que ainda é ocupado majoritariamente por homens.

Para trazer luz ao tema e amplificar a voz dessas mulheres, o 9º Fórum RNP, encontro que promoveu um amplo debate sobre transformação digital e o uso e a gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para finalidade de ensino, pesquisa e inovação, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro, incluiu a temática entre os assuntos abordados no Painel “Mulheres em TIC: Trilhando um caminho disruptivo”.

Entre as participantes, estavam Carla Pires, diretora de TI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e que moderadou a discussão; e Iara Machado, diretora de PD&I da RNP. No painel, elas compartilharam as dificuldades que tiveram em suas trajetórias, em um ambiente ainda com pouca presença feminina.

“Faltam mulheres na área de Tecnologia. E atualmente, elas não estão fazendo parte do processo de tomada de decisão”, afirmou Carla Pires

“O mais importante é encontrarmos esse equilíbrio e a liberdade de cada fazer aquilo que gosta”, avaliou Iara Machado.

Entre os dados de destaque do painel, foram apontados que apenas 29% dos postos de trabalho em tecnologia são ocupados por mulheres; em cargos em coordenação, 15% apenas contam com representantes do sexo feminino e, quando falamos de posições de diretoria, essa porcentagem cai para 2%.

Diante deste cenário, gostaria de sugerir uma pauta para falar sobre a importância da presença feminina dentro do mercado de tecnologia. Como fontes, sugiro as especialistas Carla Pires e Iara Machado para falar sobre o assunto. Segue abaixo mini bios de cada uma delas.

Carla Pires: Mestrado em Computação pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Metodologias de ensino na área de Informática. Diretora de tecnologia da Informação no IFSul e coordenadora do FORTI.

Iara Machado: Iara é Diretora de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desde 2002, vem atuando na RNP na área de PD&I em projetos de aplicações avançadas, que envolve ampla colaboração com a comunidade brasileira de pesquisa em rede e sistemas distribuídos e o ecossistema de inovaçao. Trabalhou na Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) entre 1983 – 2002, como Gerente de Sistemas de Gerência de Redes. Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e MBA em Empreendedorismo pelo Instituto de Economia da UFRJ. Foi professora da Universidade La Salle em Niterói (2007 – 2014) no curso de Computação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar