Brasil,

Archsolution gerencia projetos e obras em BIM com tecnologias do Construtivo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Com a adoção de soluções digitais integradas ao BIM, empresa de engenharia planeja, gerencia e executa obras de marcas internacionais

A Archsolution, empresa especializada em desenvolvimento, planejamento, gerenciamento e execução de obras, tinha um desafio: tropicalizar projetos demandados por clientes internacionais, como Gucci, Michael Kors e Carolina Herrera, seguindo o conceito das lojas de forma fiel ao padrão das marcas, além de atender ao requisito de utilização do BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), que já faz parte da rotina de engenharia e construção fora do Brasil.

Para apoiar essas exigências, a empresa contou com o apoio do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em engenharia, que foi pioneira na propagação da adoção do BIM no País. A empresa forneceu as tecnologias necessárias para a Archsolution inovar o uso da metodologia BIM do início do projeto ao fim da obra.

"Devido à natureza da nossa prestação de serviços, projetos e obras, procuramos soluções que, integrada ao BIM, ampliaram nossa capacidade de gestão por meio da digitalização. E as ferramentas fornecidas pelo Construtivo proporcionaram esse nosso diferencial", explica Déborah Paiva, gerente de projetos e BIM da Archsolution.

O ponto de partida foi a adoção da plataforma de gerenciamento de documentos na nuvem do Construtivo, o Colaborativo, que centraliza todos os arquivos gerenciais, como imagens, fotos, cronogramas e tabelas, permitindo o controle de liberação de arquivos de projetos por status ao cliente por meio de relatórios documentais.

Integrado ao Colaborativo, a Archsolution também contou com a solução BIM Track, que é fornecida pelo Construtivo e conecta todos os envolvidos no processo, desde clientes, gerentes e engenheiros, até os fornecedores. Todos conseguem ler e marcar as informações no modelo 3D por meio de browsers da internet ou integrações com seus respectivos softwares ativos de modelagem, o que permite agilidade nas mudanças e tomadas de decisão.

A inovação deste projeto fornecido pelo Construtivo à Archsolution também envolveu o uso do canner BLK360, fornecido pelo Construtivo, para a captação digital em 3D de dados em nuvens de pontos, que substitui os antigos modelos topográficos realizados manualmente. A scanner vai além e apoia também a fase de obras, o que permite a captação de dados do que foi executado versus o modelo, disponibilizando inclusive um comparativo aos clientes para o acompanhamento do andamento da obra.

"Conseguimos ter um controle da qualidade de execução. O cliente consegue fazer um passeio virtual pela obra, podendo até tirar medidas, ampliar a imagem dando zoom, entre outros recursos. A qualidade fotográfica do aparelho é incrível, funcionando também como um visualizador", explica Sérgio Abreu, diretor e consultor técnico da Archsolution.

Na fase de obras, soluções móveis fornecidas pelo Construtivo e integrados ao Colaborativo permitem um controle diário e efetivo. As soluções utilizadas são o Checklist para verificações em documentações; o Diário de Obras, que, por meio da integração com o planejamento 4D, possibilita visualizar as atividades do dia e indica o percentual evoluído de acordo com previsto; o Check Status, cuja função é pesquisar plantas e projetos válidos e, por fim, o Visualizador BIM, que permite passear pelo modelo e extrair informações, substituindo as plantas em papel no dia a dia das obras.

De acordo com Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo, para o BIM chegar nas aplicações de obra, como ocorreu com a Archsolution, é preciso integrar processos digitais e definir as ações desde o início do projeto. "Hoje, não desenhamos mais plantas, elevações e perspectivas por linhas. Esses são apenas documentos 2D extraídos de um modelo tridimensional. Agora, temos a extração sucessiva de dados por meio de planilhas integradas ao modelo, que é fornecido pelo "I" do BIM e precisa ser muito bem gerenciado e lido por todos os envolvidos no processo", pontua Granadeiro.

Para 2021, a Archsolution planeja continuar investindo no desenho tridimensional dos sistemas construtivos, ampliando o recurso de acesso a informações ao longo das etapas de projeto e obra.

"Em nosso radar está a adoção de outras soluções trazidas pelo Construtivo, como o ambiente comum de dados da solução dRofus, e o iCON Robo, um laser que permitirá sincronizar o modelo à obra. Ou seja, queremos o BIM no começo, meio e fim de nossos projetos e obras" finaliza Déborah.

Sobre o Construtivo.com

O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil. Fundado em 2000 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional.

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 40 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III.

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles UHE Belo Monte, CSN, Systra Vetec, CEEE, Voith, EBEI, Exto, CTG Brasil, Mobissom, LPC Latina, Rodobens, State Grid, JHE, PK, Voith, Rumo e Energia Consult, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar