Regiões carentes de serviços de tecnologia: um mercado amplo para atuação do franqueado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Gigatron Franchising busca por franqueados no Norte e Nordeste do Brasil; Com falta de mão de obra especializada, cidades do interior se tornam ótimas oportunidades para quem busca investir no setor

Não é novidade que os setores de TI e informática crescem em todo o país, inclusive durante a pandemia do novo coronavírus. Em algumas regiões a falta de profissionais na área é maior que outras, como é o caso do Norte e Nordeste. A carência de mão de obra qualificada acaba gerando impacto no salário, algo muito positivo para quem tem especialização na área.

O fato é que esse cenário é tentador para quem busca investir nesse segmento, até mesmo em tempos de recessão econômica.

Victor Ruiz, diretor comercial da Gigatron Franchising, rede especializada em desenvolver software para varejo, conta que a dica é planejamento. “Saber traçar uma boa estratégia de atuação é necessário para se manter em um mercado competitivo”, avalia.

O empresário enfatiza ainda que para aqueles que estão em busca de abrir o próprio negócio é necessário observar o mercado e saber enxergar o que está em alta nesse momento, inclusive que continua crescendo durante a crise.

“Apostar em um modelo de franquia é vantajoso pelo suporte garantido pela franqueadora, bem como a transferência de know-how. Além, é claro, de começar algo já testado, com o nome da marca já conhecida no mercado, diminuindo assim as chances do negócio não dar certo”, diz Ruiz que acrescenta que durante a pandemia viu a procura pelo seu negócio aumentar em 35%.

Cidades do interior

Enquanto algumas franqueadoras buscam expandir os negócios pelas capitais, a Gigatron visualiza grandes oportunidades em cidades menores, a partir de 5 mil habitantes.

“São municípios com carência em relação a automação comercial, porém com grande potencial para quem busca abrir um negócio nessa área, já que há clientes em potencial em busca de serviços. Também levamos em consideração o grande número de empresas abrindo e se mantendo em localidades pequenas”, pontua o diretor comercial da franquia.

Entre as cidades promissoras para o desenvolvimento do negócio de tecnologia na região Norte e Nordeste é possível destacar Nova Colinas (MA); Poço de José de Moura (PB); Carrasco Bonito (TO); Pajeú do Piauí (PI); Lagoa Real (BA); Lastro (PB); Santa Filomena (PE); Bernardino Batista (PB); Bela Vista do Piauí (PI) e Isaías Coelho (PI) que estão no radar da franquia em busca de possíveis investidores interessados no modelo de negócio proposto pela Gigatron.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), referente ao segundo trimestre deste ano, somente o estado do Tocantins soma 231 redes de franquias, um crescimento de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Quando o assunto é o número de unidades, esse crescimento é ainda maior, 10%, com 560 unidades ativas durante o período analisado.

Somente no segmento de Comunicação, Informática e Eletrônico há apenas 26 unidades no Estado, o que mostra a carência de redes ativas nesse segmento em Tocantins, se mostrando um grande potencial para abrigar novas operações.

Franquia barata

A Gigatron desenvolveu um modelo de franquia com condições diferenciadas para impulsionar o negócio durante a pandemia. O modelo é direcionado para cidades menores, até 100 mil habitantes, possibilitando na operação o aumento da competitividade do franqueado com condições especiais para o cliente final.

O modelo intitulado como “Plano Habitacional” foi criado durante a pandemia e possibilita gerar um faturamento maior ao franqueado que não precisa repassar o valor do produto vendido à franqueadora.

Neste plano, as operações possuem custo fixo administrativo, além de licenças ilimitadas dos softwares GigaERP (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão empresarial em tradução livre) e GigaChef, para clientes na mesma cidade em que a franquia atua.

“Reduzimos a taxa de franquia em 80%. Hoje o franqueado paga apenas R$ 2 mil dessa taxa, que também pode ser parcelada no cartão em até 10 vezes. O objetivo é continuar atraindo novos franqueados e continuar crescendo em número de unidades”, afirma Ruiz.

No Plano Habitacional o franqueado trabalha home office e tem total autonomia de visitar os clientes proporcionando um suporte rápido e eficaz.

Para abrir um negócio nesse modelo é necessário investimento de R$2.500 (já incluso a taxa de franquia e o capital de giro). O franqueado não paga taxa de royalties e ainda é possível trabalhar de acordo com seus próprios horários. O negócio possibilita lucro líquido mensal de R$3.500, podendo ter o investimento recuperado entre um a doze meses.

Gigatron Franchising

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP - impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui cerca de 60 unidades distribuídas pelo Brasil.