Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Service IT e Red Hat implementam containers na Havan

Tempo de entrega de aplicações diminuiu de seis semanas para três dias

A Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria, implementou um sistema de containers na Havan, uma das maiores lojas de departamentos do Brasil, em parceria com a Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções corporativas open source. Com a nova infraestrutura, a Havan reduziu o tempo de entrega de aplicações de seis semanas para três dias, diminuiu custos e o tempo de desenvolvimento de softwares e aprimorou seu processo de recrutamento de talentos em TI.

“Esse nosso case de sucesso com a Red Hat na Havan comprova que a transformação digital não apenas simplifica processos internos, como também é lucrativa para as empresas e permite que elas foquem o que realmente importa: o cliente”, opina Eduardo Gallo, presidente da Service IT.

A Havan mantinha suas operações em uma arquitetura tradicional de Microsoft Windows e SQL Server, que rodava dentro do seu próprio data center. O desenvolvimento de todas as aplicações, desde a compra e logística à venda em loja ou na internet, foi realizado por uma equipa interna de 200 pessoas, chamada Havan Labs. Inicialmente, o processo era realizado de forma manual. Devido a isso, muito tempo era consumido para publicar uma nova versão, que era propícia a falhas. A varejista chegou a implementar algumas práticas DevOps, mas a integração entre plataformas era precária, o que atrasava a entrega de bug fixes e novos recursos para melhorar a experiência dos usuários.

“Nosso processo de desenvolvimento tinha muitos passos e demorava muito tempo”, relembra Eder Varela, coordenador de Desenvolvimento do Havan Labs. “Primeiro, a aplicação precisava ser aprovada para ir para um ambiente de homologação, onde seria testada. Só depois a gente liberava para um ambiente de produção.”

Para acelerar o processo de desenvolvimento e acompanhar o ritmo de crescimento da empresa, o departamento de TI da Havan iniciou a busca de uma tecnologia mais moderna, que pudesse oferecer mais agilidade. Assim, a empresa decidiu procurar uma plataforma de containers em Kubernetes que pudesse rodar on-premise no equipamento e software do seu data center. Depois de trabalhar com a Service IT, parceira local da Red Hat, numa prova de conceito (PoC) bem-sucedida, a Havan decidiu adotar o Red Hat OpenShift como base do seu ambiente de desenvolvimento.

Instalado e executado pela Service IT, o Red Hat OpenShift oferece uma plataforma de aplicações em containers completa, que integra nativamente Kubernetes e outras tecnologias de vanguarda de containers. Ele fornece uma base para a arquitetura, processos e serviços que a Havan precisa para suportar as suas equipes de desenvolvimento e operações.

Graças ao seu ambiente de desenvolvimento baseado em containers, as equipes de TI da Havan podem criar e lançar aplicações novas mais rapidamente. O Red Hat OpenShift permite aos desenvolvedores operar de forma self-service e criar ambientes padronizados, mas com configuração customizada para os seus projetos. Isso fez com que o tempo de entrega de aplicações caísse de seis semanas para apenas três dias, reduziu o número de bugs e erros no ambiente de produção e permitiu que as equipes focassem o usuário final.

“Com menos bugs, economizamos tempo. Esse ambiente oferece liberdade e autonomia e, assim, poupamos tempo e dinheiro”, afirma Varela. “Além disso, se o número de funcionários e o número de lojas duplicassem, a gente teria de aumentar o nosso parque de máquinas e o nosso data center. Mas a solução da Red Hat permite uma economia de máquina e vai utilizar menos recursos, o que é fundamental para o nosso crescimento.”

Para otimizar a compatibilidade com o Red Hat Open Shift, os desenvolvedores da Havan transferiram seu trabalho em .NET Framework da Microsoft para o .NET Core, uma multiplataforma de código aberto (open source) que funciona nos sistemas operacionais Windows e Linux. Essa transição para uma estrutura mais flexível e ágil e uma moderna tecnologia de containers é um exemplo de uma mudança que ajudará a empresa a recrutar desenvolvedores qualificados.

Sobre a Service IT

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing e consultoria. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes. Representa, como parte de seu portfólio de soluções de infraestrutura: AWS, Dell EMC, IBM, Oracle, Microsoft, Red Hat, ServiceNow, Veeam, Veritas e VMware. Oferece as soluções de segurança Palo Alto, PhishX, Sophos, SonicWall, Symantec e Trend Micro, e atua como um parceiro estratégico em cada um desses fabricantes. Mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação e investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo