Brasil,

Smartphone é o principal dispositivo de acesso às aulas online na rede pública de ensino

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wilians Geminiano
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Dispositivo é usado por 71% dos alunos, enquanto que nas instituições particulares o computador é a ferramenta de acesso, usado por 70% dos estudantes

A mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Crianças e Smartphones no Brasil, realizada entre 9 e 28 de setembro de 2020 com 1.982 brasileiros que acessam a Internet, possuem smartphone e são pais de crianças de 0 a 12 anos, descobriu que o smartphone é o principal dispositivo de acesso às aulas online na rede pública de ensino, sendo usado por 71% dos alunos. Nas instituições particulares o computador é a ferramenta de acesso de 70% dos estudantes, contra 45% dos alunos da rede pública.

Entre outros dispositivos, na rede pública o tablet é utilizado por 16% e o aparelho de TV também por 16%. Na rede particular, o smartphone é usado por 48% dos estudantes, o tablet por 20% e a TV por 13%. A TV foi incluída na pesquisa por conta da transmissão de aulas de ensino público em alguns estados e também por conta do uso de smart TVs para navegação na Internet.

A pesquisa também apurou que entre os pais cujos filhos estudam em instituições particulares, 90% afirma que a escola adotou aulas online. Na rede pública, este percentual cai para 69%. A aplicação de lição de casa online também é maior entre escolas privadas (91%) que entre as públicas (79%).

Participação nas aulas remotas - Sobre a participação nas atividades online relacionadas às aulas no período da pandemia, a pesquisa apurou que 68% alunos da rede particular assistem a todas as aulas, contra 58% da rede pública. No entanto, na rede pública o percentual é maior entre os alunos que assistem à maioria das aulas: 26%, contra 21% dos colegas da rede particular. Outra descoberta é que na rede pública 7% afirma assistir a metade das aulas, contra 5% entre os colegas da rede particular. Entre os alunos que não estão acompanhando as aulas remotas, na rede pública o percentual é de 4%, e na rede particular, 2%.

Crianças com acesso a smartphones - 61% das crianças de 0 a 3 anos têm acesso a smartphone, seja próprio ou dos pais. A proporção sobe conforme a idade e alcança 95%. Entre 7 e 9 anos, a proporção que usa smartphone por três horas ou mais por dia saltou de 30% para 43% em um ano, aumento decorrente provavelmente da pandemia, na avaliação dos organizadores do levantamento.

Aplicativos preferidos - O WhatsApp é o mais usado pelas crianças e registrou aumento de 36% para 50% em um ano em sua base de acesso entre as crianças de 7 a 9 anos. O Youtube Kids registrou queda de 10 pontos percentuais no grupo de crianças de 0 a 3 anos: baixou de 69% para 59% a proporção que usa o app nessa faixa etária (entre os que têm acesso a smartphones). O TikTok é usado por 36% das crianças brasileiras de 0 a 12 que têm acesso a um smartphone, à frente de Facebook, Instagram e Google.

A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95% e estudo completo pode ser baixado no ste.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar