Brasil,

Comércio online: como ser relevante e superar os desafios do e-commerce

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Biral
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Explorar nichos de mercado se tornou tarefa mais complexa, porém mais ampla com as possibilidades gigantescas do e-commerce e seus diversos braços de atuação

Trabalhar de casa não é novidade para muita gente, mas sabemos bem que essa se tornou uma realidade para um número ainda maior de pessoas nos últimos tempos, para bem ou para mal.

Da mesma maneira que o funcionário da iniciativa pública e privada se viu numa nova realidade, empresários de todos os portes também enxergam seus negócios tendo que se readaptar a novas condições.

Em geral isso não é um problema para grandes nomes do setor de varejo ou atacado em todos os seus infinitos nichos, mas e o pequeno empresário? O produtor artesanal, a empresa familiar e tantos outros?

Soluções existem e, embora dinheiro seja parte vital indissociável da coisa, não é tudo. Criatividade e força para pensar fora da caixa são essenciais, seja lá qual for o nicho de atuação. Abaixo vamos falar da Importação Dropshipping que pode ser uma ótima, por exemplo.

Para ser Relevante e Confiável

Pouco importa o tipo de negócio com o qual você trabalha ou a que nível foi afetado pelas condições atuais, a regra é sempre a mesma: o melhor serviço é aquele que consegue ao mesmo tempo fidelizar clientes antigos e trazer novos interessados para aumentar sua operação e, no fim, seus lucros.

A primeira coisa a analisar, portanto, é o modelo de negócios que deve ser adotado na prática. Falar simplesmente em “estar online” é vago demais para quem quer se ver relevante a longo prazo.

Ainda não tem seu negócio? Comece fazendo uma análise cuidadosa de mercado em todos os seus aspectos, desde logística de produção dos produtos, passando pelos essenciais dados de consumo de tal bem em determinada área até logística de distribuição final e serviços de pós-venda.

Pode parecer complicado e até mesmo um exagero, mas para chegar longe é preciso enxergar longe, não importa quão pequeno você pode julgar que seja seu negócio. Está pensando em abrir uma lojinha de donuts com vendas online? A regra vale. Quer se estabelecer como distribuidor de peças de computador de última geração? Também.

Um bom exemplo de como o e-commerce cria novas oportunidades dentro de si mesmo é o conceito de dropshipping, através do qual o empresário faz o papel de intermediário entre a produtora e o consumidor final. É possível ter fornecedores da China para dropshipping diretamente ligados a uma plataforma como, por exemplo, a Topdser. Ele é uma vantagem para todos os envolvidos:

● O comprador usa seus serviços para obter bens que não poderia diretamente;

● Empresas que não alcançam certos mercados procuram um facilitador local para distribuírem seu produto;

● Você não se preocupa com a logística inicial ou a produção; sua função é repassar e chegar onde a produtora/distribuidora não chega.

Nesse sistema não é preciso se preocupar com contagem de estoque, distribuição logística ou mesmo qualidade de produção – isso tudo vai ficar por conta da empresa responsável pela produção bruta do produto.

O seu trabalho como intermediador é servir de ponte entre um consumidor final que não teria acesso ao produto diretamente e, igualmente, ao produtor cuja área de alcance de atuação não pode atingir locais estratégicos ou potencialmente lucrativos. É algo que pode e deve ser considerado para quem quer construir um negócio de presença online.

Como a Topdser pode ajudar em seus negócios online?

Por isso uma ferramenta como a Topdser ajuda muito. Afinal, ela faz a ligação com as lojas que irão garantir que sua venda seja confirmada sem problemas, sem precisar ter um estoque físico. Neste caso, com a gigante do e-commerce, a Alibaba.

O processo funciona da seguinte forma: a plataforma encontra o produto na loja, que pode estar em qualquer lugar. Com a parceria com a Alibaba, a empresa chinesa deve ser a escolhida por sua quantidade imensa de produtos e variedades.

O melhor preço é encontrado e a partir disso, caso exista um pedido, toda a logística também fica a cargo de terceiros. O produto será enviado dos estoques desse parceiro para a casa do cliente, sem passar por suas mãos.

Isso gera uma série de vantagens, como:

- Todo o processo logístico será terceirizado
- O menor preço é garantido, já que a plataforma procura por ele
- Não é preciso criar estrutura: o estoque não ficará com você. Tudo que você precisa é um computador
- Não é preciso investimento na compra de produtos: você atua como um intermediário
- O envio da mercadoria é muito mais rápida em comparação com outros canais de vendas. O recebimento de uma mercadoria no Brasil, por exemplo, pode levar até 25 dias para chegar ao destinatário, enquanto que através de outros canais de vendas podem levar até 50 dias.

Sua atuação como intermediário será bastante automatizado, podendo se preocupar com atividades mais criativas - design do site, marketing - e deixar a parte logística com a plataforma e a vendedora.

Como uma ferramenta como a Topdser pode ajudar no Dropshipping

Ao abrir uma loja, a parte da logística e operacional sempre são os maiores desafios e tarefas mais maçantes, afinal são repetitivas - cadastrar produtos, alteração de preços, controle de estoque. Isso tanto em uma loja física como online.

Mas com uma plataforma como a Topdser, toda essa parte pode ser automatizada. Não é preciso ter um estoque com o dropshipping e a Topdser irá te conectar com uma das maiores lojas do mundo, a AliExpress.

Portanto você pode focar na parte do marketing, conquista de clientes e retenção e focar sua atuação, ganhando com a intermediação entre o cliente final e o dono do produto. Assim é possível ser um dono de e-commerce - e ter uma fatia dos 111 bilhões de reais que as lojas do tipo irão vender em 2020 - sem ter que ter uma grande estrutura.

Use Imagem e Fidelização a Seu Favor

Enquanto consumidor em si próprio, você também pode pensar em quantas vezes optou por pagar um pouco a mais por um bem ou serviço que sabia ser melhor quando vendido por A e não por B. Enquanto empresário, o mesmo se aplica aos seus clientes.

Nunca subestime a força que parecer profissional tem sobre o potencial comprador. Isso tudo começa, por exemplo, com um site fácil de acessar e navegar, bem construído e transparente.

Outro aspecto fundamental é presença em redes sociais, através das quais muita gente conhece as mais diversas marcas e, em pouco cliques, pode se tornar um consumidor fidelizado pela comunicação ou pela campanha certa.

Lembre-se sempre de:

● Ter algo que o concorrente não tem. Quem for comprar com você precisa de um motivo forte para escolhê-lo em caso de dúvida;

● Saber onde se posicionar, tanto online quanto off-line. Atinja as pessoas certas com as ferramentas certas;

● Explorar novas possibilidades que ainda não foram percebidas pela concorrência. A tendência é quem chegar primeiro ficar com o prêmio.

Com um site bem-feito, redes sociais integradas e constantemente atualizadas e, principalmente, um serviço que prove merecer confiança das duas pontas da corrente, seu comércio tem tudo para renascer enquanto e-commerce. Seja para saber como fazer dropshipping ou mesmo ter um e-commerce “tradicional”.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar