Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novo sistema de penhora on-line permite acessar documentos sigilosos e traz mais agilidade para cobranças judiciais

*Leandro Basdadjian Barbosa

O novo sistema de penhora on-line de ativos de devedores, denominado SISBAJUD, promete conferir mais eficiência e celeridade na cobrança de dívidas em processos judiciais.

Em desenvolvimento conjunto desde meados de dezembro de 2019, por meio de convênio entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Banco Central do Brasil e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o SISBAJUD foi lançado recentemente em 25 de agosto de 2020 e, após a fase de migração de dados entre os dois sistemas (BACENJUD e SISBAJUD) ocorrida entre os dias 5 e 7 de setembro de 2020, já está disponível desde 8 de setembro de 2020 para ser implementado pelos Tribunais.

O novo sistema, aplicável, essencialmente, para cobranças em ações de execução de título extrajudicial, ou em cumprimento de sentença judicial, tanto de débitos reconhecidos no processo, quanto de custas e despesas decorrentes do processo, promete um salto de eficiência e celeridade na conhecida “penhora on-line”, em comparação com o ultrapassado BACENJUD (criado em meados dos anos 2000), além de trazer novas funcionalidades de pesquisas não previstas no sistema antigo.

Por exemplo, podemos citar a reiteração automática de pesquisas de ativos bancários, que agora poderão resultar em bloqueio não só de valores em conta corrente, mas também de ativos mobiliários como títulos de renda fixa e ações, sem a necessidade de renovações ou reiterações de ordens judiciais.

Vale destacar também que, agora, existe a possibilidade de o credor solicitar ao juiz informações detalhadas sobre extratos em conta corrente e a emissão de ordens de pagamento para que as instituições financeiras apresentem informações do devedor como cópia dos contratos de abertura de conta corrente, conta de investimento, fatura do cartão de crédito, contratos de câmbio, cópias de cheques e extratos do PIS e do FGTS.

Leandro Basdadjian Barbosa é advogado sênior na área de contencioso cível estratégico. Cursou pós-graduação em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Possui experiência adicional em direito do agronegócio, imobiliário, do consumidor e em processos envolvendo recuperação judicial de empresas e falências.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo