Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cisco anuncia acordo de colaboração tecnológica com Hospital das Clínicas de São Paulo para o programa Saúde Conectada

Acordo tem o objetivo de promover a inovação e digitalização da saúde. Primeira iniciativa é o desenvolvimento de uma plataforma para acompanhamento da jornada do paciente crônico, antes, durante e após internação hospitalar

A Cisco do Brasil anunciou acordo de colaboração com o InovaHC, Centro de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). O objetivo é promover e acelerar a inovação e a transformação digital no setor de saúde pública no país. A iniciativa faz parte do programa de aceleração digital da Cisco, Brasil Digital e Inclusivo (BDI), e do programa Saúde Conectada do InovaHC.

O programa Saúde Conectada visa transformar os serviços de saúde por meio do uso de tecnologias digitais emergentes, colocando o ser humano - pacientes e médicos - no centro desta transformação. Trata-se da construção de novo conceito, focado na prevenção e no acompanhamento da jornada do paciente ao longo da sua vida, e na otimização do sistema de saúde e das operações hospitalares. Além do forte impacto para a qualidade de vida dos brasileiros, o uso da tecnologia tem papel essencial para a redução e efetividade dos gastos públicos com a saúde.

O projeto contará com diversas iniciativas voltadas para a digitalização dos ambientes hospitalares (UTI e Enfermaria) e assistência remota e inteligente de pacientes. A primeira ação da parceria é a concepção e desenvolvimento de uma plataforma digital para monitoramento, acompanhamento e assistência remota de pacientes crônicos, através do uso de tecnologias de colaboração, internet das coisas (IoT), dispositivos vestíveis (wearables) e inteligência artificial. A ideia nasceu durante a crise gerada pela pandemia da Covid-19 e da necessidade de acompanhar e monitorar pacientes críticos, durante a internação e após o seu retorno ao ambiente domiciliar.

A parceria, baseada no conceito de inovação aberta e colaborativa, também tem o objetivo de servir como catalisador para reflexões e definições de políticas públicas para a expansão e transformação digital da saúde, com a participação dos principais atores e ecossistemas de inovação no país.

A área da saúde é um dos pilares do programa Brasil Digital e Inclusivo da Cisco, e a parceria com o InovaHC é fundamental para impulsionar a digitalização em um dos setores-chave do país. A melhoria e a modernização dos serviços de saúde e a otimização da operação hospitalar são grandes desafios para o sistema nacional de saúde nos próximos anos.

Doenças crônicas precisam de atenção especial

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são a principal causa de morte e de adoecimento no mundo e representam uma grande carga para os sistemas de saúde devido a seu crescente custo. Considerando apenas a hipertensão, diabetes e obesidade, estima-se que foram gastos R$ 3,45 bilhões pelo SUS em 2018 (1).

O monitoramento e acompanhamento contínuo de toda a jornada do paciente, antes, durante e após as interações com o sistema de saúde, criará um modelo de prevenção e controle das doenças crônicas, com impacto positivo na vida das pessoas e otimização dos gastos públicos com a saúde.

“O foco do InovaHC é buscar alternativas para criar e aplicar tecnologias inovadoras para contribuir com a sociedade. Paralelamente, a parceria com a Cisco nos coloca em um patamar de vanguarda com o desenvolvimento de soluções pioneiras que vão melhorar a qualidade de vida da população”, explica Marco Bego, diretor do InovaHC.

“A Cisco está comprometida com a transformação digital do Brasil há mais de 25 anos e acredita que a modernização da saúde pública é fundamental para um futuro melhor e mais inclusivo para o País”, destaca Rodrigo Uchoa, diretor de Digitalização da Cisco do Brasil. “As tecnologias digitais já estão impactando profundamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas, e foram fundamentais na manutenção e continuidade dos serviços de saúde durante a crise da Covid-19. Nos próximos anos, veremos ainda mais transformações a partir do nosso aprendizado durante a pandemia, com a explosão de dispositivos IoT, a chegada das redes 5G e a maturidade de plataformas e modelos baseados em inteligência artificial”, completa.

Para mais informações sobre o Programa Brasil Digital e Inclusivo, acesse aqui.

(1) Nilson EAF, Andrade RCS, Brito DA, Oliveira ML. Custos atribuíveis a obesidade, hipertensão e diabetes no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2018. Rev Panam Salud Publica. 2020;44:e32. https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.32

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia para a Internet. A Cisco inspira novas possibilidades ao reinventar suas aplicações, proteger seus dados, transformar sua infraestrutura e capacitar suas equipes para um futuro global e inclusivo. Descubra mais em http://newsroom.cisco.com/. Para notícias em português, acesse: https://news-blogs.cisco.com/americas/pt/ e siga-nos no Twitter em @CiscoDoBrasil.

Sobre o InovaHC

O Núcleo de Inovação Tecnológica – InovaHC - conecta empreendedores e recursos, a fim de gerar soluções de inovação em saúde mais eficientes para gestores, médicos e pacientes. Para isso, atua com três frentes: In.cube ( Incubadora de ideias), In.pulse (Aceleradora de negócios)

In.pacte (impacta pessoas por meio do apoio à potencialização e à escalabilidade dos negócios desenvolvidos). Sua proposta geral está de acordo com as leis estadual e federal, que têm como motivação tornar a inovação tecnológica um componente estratégico de economia e desenvolvimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo