Pague Menos reinventa sua TI com uma cultura mais próxima a de startups

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  José Enrico Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Com uma arquitetura mais robusta e uma metodologia que prioriza a agilidade, a área de TI da rede de farmácias se reformula em 2020

A área de Tecnologia da Informação da Pague Menos – uma das maiores redes de farmácias do País, e a primeira presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal – tem passado por uma mudança significativa. Desde a criação da diretoria de transformação, sob o comando de Gilberto Caray, o setor está sendo reformulado, inclusive em aspectos além da tecnologia que vão desde criar um ambiente propicio à cultura ágil até o posicionamento da TI como parceiro de negócio, para acelerar a estratégia da companhia. Com um modo de pensar que se aproxima ao de startups, e direcionando as tomadas de decisões por uma mentalidade com foco em soluções, a TI da empresa tem alterado sua forma de atuar e impactado tanto processos internos quanto externos.

Atualmente, a rede de farmácias conta com mais de mil lojas espalhadas por todo o Brasil. Portanto, uma área de TI ágil e robusta é essencial para que uma operação como essa funcione bem, no atual momento de transformação social, quando o digital ganha cada vez mais importância.

Uma das alavancas para esse novo momento está na busca por novos talentos no mercado, além de trabalhar no desenvolvimento dos atuais colaboradores, com o intuito de formar times de alto desempenho para lidar com tantas mudanças. Entre outras medidas adotadas está a reorganização dos times de desenvolvimento seguindo o modelo de squads, típico de startups, onde cada time é formado por pessoas de tecnologia e negócio que estão focando em produtos com um objetivo específico. O envolvimento de profissionais hábeis de diferentes áreas, trazendo variados pontos de vista ao mesmo tempo na concepção de cada produto, otimiza o processo, tornando-o mais eficiente e focado na entrega de valor aos clientes.

Outra mudança importante foi a criação de um portfólio específico de projetos de transformação que vão levar a companhia para um outro patamar tecnológico. Entre os destaques está o desenvolvimento de um barramento de API para integração das aplicações. Com isso, as soluções ou serviços se comunicam com outros produtos da companhia de maneira simplificada, sem a necessidade de saber como elas foram implementadas, gerando economia de tempo e dinheiro. Ainda nesse contexto está um ambicioso projeto, chamado de Data Driven que vem transformando a maneira como a companhia lida com a imensa quantidade de informações que são geradas diariamente.

Essa mudança cultural no setor também se dá em âmbito externo à Pague Menos, em iniciativas como o hub de inovação NINNA, que nasceu em dezembro do ano passado na cidade de Fortaleza, tendo a rede de farmácias como uma de suas mantenedoras. O projeto tem como objetivo conectar empresas e startups para que, juntas, desenvolvam uma cultura de inovação. Dessa forma, conseguem ajudar grandes corporações a reimaginar e redesenhar modelos de negócios mais eficientes e adaptados à nova economia da era digital, como a Pague Menos tem feito.

Nesse último semestre, a companhia também iniciou o seu programa Fast Dating, tornando ainda maior a sua conexão com startups de todo o País e às soluções inovadoras que elas podem trazer à rede como verdadeiras parceiras de negócios. O contato maior com as startups também ajuda a mudar o jeito de pensar da empresa, tornando o modo de entrega de soluções cada vez melhor.

“A busca por transformar vai muito além da tecnologia. Essa transformação precisa impactar os produtos e serviços visando gerar valor ao nosso consumidor final, assim como o nosso público interno, fazendo jus à nossa missão: tornar o físico mais virtual e o virtual mais integrado ao físico”, explica Gilberto Caray. “É fundamental que todos vejam essa renovação e adotem essa nova forma de pensar e agir, que garante mais agilidade e traz ótimos resultados. Nosso foco sempre será oferecer o melhor para o mercado, atendendo os anseios do nosso público”.

A TI da Pague Menos reinventa-se, por ações com foco na equipe, nos processos e na tecnologia através de uma cultura ágil direcionada à experiência do cliente.

Sobre as Farmácias Pague Menos

As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, desde 2009. Hoje, a rede conta com 1.112 lojas, 798 unidades do Clinic Farma e mais de 20 mil colaboradores que atuam em 327 municípios.