Brasil,

ESET alerta: como evitar eventuais golpes no Pix

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Manuel Quilarque
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

ESET alerta: como evitar eventuais golpes no Pix

Ferramenta está em fase de pré-cadastro e já está sendo usada em cibercrimes. Saiba como se proteger

O Pix é um meio de pagamento eletrônico que tem como objetivo realizar transações financeiras de forma quase instantânea entre seus usuários, 24 horas por dia, sete dias por semana. A nova tecnologia tem o intuito de simplificar as operações existentes, como TED e DOC, e já foi notada pelos cibercriminosos. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, explica quais são os possíveis golpes aplicados aos usuários da nova ferramenta e como se proteger contra essas ameaças.

A maior novidade da ferramenta é para realizar uma transferência. A partir de agora, bastará fornecer a chave Pix, que pode ser o CPF, celular, e-mail ou uma chave aleatória da pessoa/empresa que irá receber a quantia e, dentro de poucos instantes, a operação é concluída e a transação é completada com sucesso.

Até a última semana de setembro, as chaves de pré-cadastro disponíveis eram e-mail, telefone e CPF. Já na primeira semana de outubro, a opção de chave randômica foi exibida para os usuários que não quiserem fornecer nenhum dado pessoal como chave.

A primeira forma de golpe relacionado ao Pix sobre a qual os pesquisadores da ESET tiveram notícia foi referente ao pré-cadastro. Criminosos estavam enviando um e-mail às vítimas se fazendo passar por uma instituição bancária de confiança com um link para que elas realizem o suposto cadastro. Na verdade, o link falso levava a um site malicioso preparado para coletar dados sensíveis de todas as vítimas que caíssem no golpe e enviava aos criminosos.

"Com esses dados em mãos, os criminosos poderiam cometer vários tipos de delitos e até acessar a conta bancária das vítimas indevidamente", explica Daniel Cunha Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET Brasil.

Além desse golpe, já identificado, há outros possíveis riscos aos usuários da ferramenta. A ESET compartilha, abaixo, alguns dos golpes que podem acontecer:

• Cadastro: por enquanto, o Pix ainda está na fase de pré-cadastro, mas nada impede que os criminosos façam pequenas adaptações para tentar atrair vítimas para uma eventual fase cadastral desse novo meio de pagamento. Em um suposto golpe desse tipo, todo o site falso basicamente seria o mesmo, apenas o discurso mudaria.

• Chaves "falsas": para aderir ao Pix, é necessário vincular uma chave para que as transações sejam feitas através dela. Independente de qual das informações seja escolhida como chave, criminosos podem se aproveitar do desconhecimento de certas informações para fazer vítimas, como situações em que criminosos fingem ser a vítima e acabam pedindo dinheiro "emprestado" para pessoas da lista de contatos.

• Sequestros relâmpago: a maioria dos brasileiros já teve notícias sobre sequestro relâmpago, quando criminosos mantêm a vítima cativa por um curto período de tempo e aproveitam esse breve período para subtrair o máximo de recursos antes de deixá-la em algum lugar. Com o Pix, isso pode ser um ponto de atenção, pois a vítima poderá transferir esses recursos diretamente para os criminosos, sem a necessidade de ir a uma agência bancária, dificultando ainda mais o trabalho da polícia em identificá-los.

"Não encontrei informações relacionadas a limites para transações ou protocolos de segurança adicionais, sendo assim todos os recursos da conta da vítima poderiam ser transferidos instantaneamente em diferentes tipos de golpes", salienta o especialista.

Para te ajudar a ficar em casa

A ESET aderiu à campanha #FiqueEmCasa, oferecendo proteção para dispositivos e conteúdos que ajudam os usuários a aproveitar os dias em casa e garantir a segurança dos pequenos enquanto se divertem online em meio à pandemia.

No site, os usuários podem ter acesso a: ESET INTERNET SECURITY grátis por 3 meses para proteger todos os dispositivos domésticos, Guia de Teletrabalho, com práticas para trabalhar em casa sem riscos, Academia ESET, para acessar cursos online que auxiliam a tirar mais proveito da tecnologia e o DigiPais, para ler conselhos sobre como acompanhar e proteger crianças na web.

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/2020/10/07/pix-como-evitar-eventuais-golpes-nessa-nova-ferramenta/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar