Brasil,

Golpe do FGTS Emergência: Dr. José Milagre, especialista em crimes cibernéticos, dá orientações para não ser vítima

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Vendrami
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Bandidos estão aplicando golpes digitais e roubando valores do FGTS emergencial. Muitas pessoas que tentaram fazer o saque do FGTS de até R$ 1.045 descobriram que o dinheiro já havia sido sacado

Como funciona o golpe? Usando o CPF e o nome dos trabalhadores, dados facilmente encontrados na internet, golpistas se cadastram no aplicativo Caixa Tem informando um e-mail falso e subtraem o dinheiro. Graças à falha do aplicativo de confirmar a integridade e identidade de quem está solicitando, os bandidos conseguem o êxito.

Para evitar cair nesse golpe do FGTS emergencial, o especialista em crimes cibernéticos, José Antonio Milagre, dá orientações de segurança:

1 - Cuidado com dados fracos na internet: pequise sempre por dados como CPF, nome, data de nascimento e CEP, pois com estes dados é possível solicitar o FGTS emergencial.

2 - A Caixa poderia implementar um sistema de autenticação e validação, PIS, última empresa - ela é responsável pela integridade dos dados, sobretudo nos termos da Lei 13709/2018 e caso tenha sido vítima, faça o contato urgente, guardando as provas.

3 - Para verificar o uso indevido, é possível acessar o Caixa Tem e pesquisar/recuperar senha; se o e-mail for suspeito é um indício; ou mesmo caso seu benefício já tenha sido solicitado, a fraude está caracterizada.

4 - Comunique a Caixa pelos canais oficiais para contestar o recebimento, se for o caso, registre a ocorrência.

5 - É possível quebrar o sigilo do e-mail usado para descobrir os fraudadores, com base no art. 15 do Marco Civil da Internet.

Do mesmo modo, é muito importante, de forma preventiva:

1 - Não clicar me links recebidos por SMS e WhatsApp sobre o tema;

2 - Utilizar sempre os aplicativos oficiais da Caixa (Caixa Tem), avaliando antes de baixar;

3 - Usar navegadores e softwares atualizados para solicitar ou remeter dados

É importante controlar a curiosidade e desconfiar de notícias sensacionalistas, que também são usadas pelos bandidos para capturar vítimas.

Para mais informações e agendamento de entrevistas, nossa equipe está à disposição.

SOBRE JOSÉ MILAGRE

Prof. MSc. José Antonio Milagre, é Perito Judicial em informática, especializado em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, Advogado, Pós Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, Pós Graduado em Direito e Processo Penal, Mestre e Doutorando Ciência da Informação pela UNESP, Pesquisador em Redes Sociais do NEWSDA-BR da Universidade de São Paulo (USP), Presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/SP Regional da Vila Prudente, Arbitro fundador da Câmara Internacional de Arbitragem e Mediação em Tecnologia da Informação, E-commerce e Comunicação (CIAMTEC.br).Data Protection Officer Certified by EXIN, Consultor convidado na CPI de Crimes Cibernéticos – CPICyber do Congresso Nacional. É professor de Pós-Graduação em diversas instituições. Autor pela Editora Saraiva em co-autoria com o Professor Damásio de Jesus, dos livros e “Marco Civil da Internet: Comentários à Lei 12.965/2014” e “Manual de Crimes Informáticos”. É colunista da Rádio Justiça/STF. Fundador do Instituto de Defesa do Cidadão na Internet - IDCI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar