Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como trazer segurança e privacidade para a prática do BYOD

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Maranduba
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Wally Niz*

O uso de equipamentos móveis pessoais no trabalho, também conhecido por BYOD, sigla em inglês para bring your own device (traga seu próprio dispositivo, em português), é a opção de muitas das empresas brasileiras. Se, por um lado, esta estratégia traz redução de custos com equipamentos para as organizações e mais comodidade para o colaborador, por outro, pode colocar em risco a segurança da informação se não for implementada com cuidado.

Por isso, uma política de segurança voltada aos dispositivos móveis é tão importante. Ela deve conter normas e procedimentos que o colaborador precisa aceitar, e adotar técnicas para garantir a integridade da informação corporativa. Essa política deve contemplar a capacidade de, por exemplo, restringir downloads de vários tipos de aplicativos para o equipamento.

Pensando na governança e na privacidade de dados sob a perspectiva da LGPD, uma função indispensável na adoção de uma estratégia de BYOD é o Work Profile. Esta funcionalidade cria um perfil de trabalho dentro do dispositivo, e segrega a informação corporativa da informação pessoal. Assim, a empresa só gerencia o perfil de trabalho e o colaborador não abre mão de sua privacidade e autonomia.

Além disso, é possível criar uma loja privada de aplicativos, integrada com Google Play e App Store, da Apple. É uma maneira de possibilitar o uso correto das ferramentas de trabalho, com versões seguras e sempre atualizadas. Normalmente aplicada aos dispositivos móveis da própria empresa, a loja privada pode se tornar um requisito para o BYOD.

Controles eficientes de acesso aos dados internos são outra questão importante a ser observada. A permissão pode ser concedida de acordo com a função e o nível hierárquico que o colaborador ocupa. Adotar senhas e ferramentas de encriptação de informações também é válido.

Outra restrição que precisa ser avaliada é o uso de redes públicas de Wi-Fi. Esse tipo de conexão pode facilitar a invasão do equipamento por pessoas mal-intencionadas.

Além disso, com a utilização de dispositivos com os quais os colaboradores já estão familiarizados, a produtividade aumenta, fazendo com que as tarefas sejam finalizadas rapidamente. Este cenário traz a principal vantagem da mobilidade, uma vez que seus colaboradores podem trabalhar de qualquer local, desde que haja acesso à internet.

*Wally Niz é diretor de Marketing e Vendas da Navita, líder em serviços gerenciados de mobilidade, TI e telecom.

Sobre a Navita

Há 17 anos no mercado, é líder em serviços gerenciados de mobilidade, TI e telecom. Desenvolveu a plataforma Navita Connect, que possui duas frentes complementares de atuação: Enterprise Mobility Management (EMM), para gestão de mobilidade corporativa, e o IT Expense Management (ITEM), para redução de custos de TI e telecom. Seus produtos estão presentes em clientes corporativos ao redor do mundo, atuando em 25 países, e gerenciam mais de 1 milhão de dispositivos, entre móveis e equipamentos de IoT.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar