O mercado de games cresceu na quarentena? Instrutor da Udemy responde
O instrutor de desenvolvimento de jogos na Udemy Wiliam Nascimento fala sobre o setor e as oportunidades para quem trabalha ou quer trabalhar nele
O mercado global de games deve faturar 159,3 bilhões de dólares neste ano, 9,3% a mais que em 2019 – de acordo com um relatório da consultoria Newzoo. Um dos principais incentivos para o aumento do interesse por jogos no mundo todo, segundo o estudo, foi o distanciamento social requerido pela pandemia da COVID-19.
Ao mesmo tempo, faltam profissionais na área no Brasil – e os que existem são muito requisitados. Por exemplo, de acordo com o jornal O Globo, a empresa brasileira de jogos para dispositivos móveis Wildlife Studios já contratou mais de 350 profissionais neste ano – e pretende contratar mais 310. É um mercado em plena expansão.
Leia a seguir uma entrevista com Wiliam Nascimento, instrutor de desenvolvimento de jogos na Udemy, o maior destino do mundo para cursos online, sobre as mudanças no mercado durante o período de distanciamento social e as oportunidades para desenvolvedores – e para quem pretende se tornar um desenvolvedor.
1- Você percebeu um aumento no consumo de games nos últimos meses, impulsionado pelo distanciamento social?
Sim, certamente. Estudos de consultorias como a Newzoo e a SuperData mostraram isso. A demanda por novos jogos está alta. E até jogos mais antigos estão sendo procurados.
2- Quais são as cinco habilidades necessárias para se tornar um desenvolvedor de jogos e obter sucesso na área?
Na minha opinião, são: saber programação, saber criar algum tipo de arte (pixelada, vetorizada ou 3D), ser criativo, lidar bem com resolução de problemas e ser focado.
3- As habilidades necessárias atualmente são as mesmas de antes da pandemia ou mudaram?
São praticamente as mesmas. O que muda é a necessidade de ser ainda mais criativo, para não oferecer produtos "mais do mesmo".
4- Quais são as três principais tendências para o mercado de games no próximo ano?
Jogos multiplayer (para que amigos possam jogar juntos mesmo à distância), jogos minimalistas e jogos pixelados.
5- Você diria que o setor de games foi beneficiado pelo distanciamento social?
Sim, sem a possibilidade de sair para socializar, mais pessoas passaram a procurar os jogos eletrônicos.
6- Algum tipo de jogo ganhou popularidade durante o distanciamento social? Por exemplo, os jogos educativos, já que as crianças estão mais em casa?
Sim, os jogos educativos realmente tiveram um crescimento fantástico. Eles têm sido muito usados pelos pais como apoio ao ensino doméstico. Outra categoria que ficou mais popular foi a de jogos multiplayer, como o Fall Guys, de batalha real.
Se, após a entrevista, você se interessou em se aperfeiçoar em desenvolvimento de games (ou mesmo em aprender do zero e entrar para a profissão), veja a seguir quatro tipos de cursos sobre o tema que podem ser encontrados na Udemy:
- Unity (motor de desenvolvimento)
- Unreal (motor de desenvolvimento)
- Modelagem 3D para jogos
- Arte para games
Sobre a Udemy:
Com a missão de melhorar vidas por meio do ensino, a Udemy é o maior destino do mundo para aprendizado online – e ajuda estudantes, empresas e governos a adquirir as habilidades necessárias para competir na economia atual. 35 milhões de estudantes estão aprendendo novas habilidades na plataforma com a ajuda de 57.000 instrutores especializados, que ensinam mais de 130.000 cursos online, em temas que vão desde programação e ciência de dados até liderança e gestão de talentos. Para as empresas, a Udemy for Business oferece uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários com acesso a mais de 7.000 cursos e análise do aprendizado dos colaboradores, além da possibilidade das empresas hospedarem e distribuírem os seus próprios conteúdos. A Udemy for Government foi desenvolvida para capacitar os profissionais e prepará-los para os empregos do futuro. 80% das empresas presentes na Fortune 100, lista das maiores empresas americanas feita anualmente pela revista Fortune, confiam na Udemy para capacitar os seus colaboradores. A Udemy é uma empresa de capital fechado com sede em São Francisco (Estados Unidos) e tem escritórios em Denver (também nos Estados Unidos), Brasil, Índia, Irlanda e Turquia. Entre os investidores da Udemy, estão Insight Partners, Prosus (Naspers Ventures), Norwest Venture Partners, Stripes e Benesse Holdings.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário