Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Não seja uma desenvolvedora que só sabe escrever código

* Por Bruna Pereira

Quando converso com amigos e familiares sobre o meu emprego, é sempre difícil explicar de maneira concisa o que faço. Geralmente, explico como é o desenvolvimento de uma aplicação web/mobile, bem alto nível. A verdade é que depois de alguns anos trabalhando como desenvolvedora de software, a parte mais fácil do trabalho é escrever código, e talvez seja por isso que no momento que eu tenho que explicar para pessoas leigas, é isso que geralmente abordo.

Depois de aprender sobre diferentes paradigmas de programação, linguagens e frameworks, meu cérebro já está acostumado a aprender novas tecnologias. Mas, além disso, estas são duas outras áreas que considero fundamentais que desenvolvedoras de software saibam para que sejam bem-sucedidas no seu trabalho: negócio e processos.

Em negócios, geralmente a etapa que antecede o desenvolvimento de software em si é realizada por um gerente de produto ou analista de negócios. É neste momento que se define as prioridades, cadência de entrega e funcionalidades na aplicação. Aqui vão algumas maneiras que vocês podem contribuir para essa etapa:

Ajudar na análise

Se existe alguém responsável por fazer esse trabalho, isso não significa que desenvolvedores não devam estar a par e contribuir para esse trabalho. Um dos maiores benefícios do ágil e da organização de times pequenos é que todo mundo consegue ter contexto de ponta-a-ponta do que está acontecendo.

Conhecer as datas e a priorização

Nem sempre temos datas únicas para a entrega de cada funcionalidade, então ao menos saber a priorização para ser capaz de responder a stakeholders, clientes internos ou pessoas interessadas no avanço do projeto é muito importante.

Entender a necessidade do cliente final

O papel da PM é também trazer para o time a necessidade do cliente final, mas às vezes essa informação se perde. O importante é que essa uma preocupação recorrente antes de iniciar o desenvolvimento de uma funcionalidade. Faça o possível para que isso se torne um hábito antes de começar a discutir sobre como criar a solução.

Na etapa de processos, não basta só saber quais são as cerimônias do scrum. É importante entender o fluxo do processo de desenvolvimento de ponta-a-ponta, desde uma ideia que nasce na cabeça de alguém até a produção. Desafie o status quo, advogue por melhorias nos processos de entrega de software.

O livro Lean Software Development: An agile Toolkit descreve os sete princípios do desenvolvimento de software lean. Listo alguns que são uma ótima base para entender e aprimorar os processos de desenvolvimento ágil da sua equipe:

Ajudar a facilitar cerimônias (daily, retro, showcase)

Se essa tarefa é feita só por uma pessoa do time, ajude a facilitar e também a criar esse costume na equipe, para que não só você mas todos também façam.

Conhecer o board

Conheça as funcionalidades que estão priorizadas e também como elas foram divididas. Pessoas desenvolvedoras são as únicas que conseguirião prever a demora de um desenvolvimento, por exemplo. Então, saiba quais são os gargalos e ajude a finalizar mais tarefas.

Entender as métricas

Seja qual for o tipo de métrica utilizada para previsibilidades da entrega, é essencial que as pessoas desenvolvedoras saibam como elas são medidas e qual o resultado desejado. Assim, é possível gerar o senso de urgência necessário no time.

Com algumas mudanças de atitude, é possível gerar um impacto muito relevante para o produto que você está desenvolvendo e para o negócio como um todo. Me arrisco a dizer que essas habilidades são o que difere uma pessoa desenvolvedora sênior no mercado, para além das habilidades técnicas. Então se é isso que você está procurando, aposte nessas dicas.

* Bruna Pereira é Software Developer na Creditas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo