Brasil,

RPA, Inteligência Artificial e Analytics viabilizam o processo de cobrança amigável e melhoram a experiência do usuário

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chris Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

RPA - Robotic Process Automation - Divulgação RPA - Robotic Process Automation - Divulgação

Ariane Abreu, Diretora Comercial da VCOM Tecnologia

As tecnologias dos sistemas de cobrança evoluíram drasticamente nos últimos 5 anos. Até então, os softwares de CRM focavam a parte de cálculo da dívida e a régua de cobrança. A evolução veio melhorar a experiência dos usuários, tanto dos clientes como dos atendentes dos contact centers, com ganho de performance, além de oferecer redução do tempo médio de atendimento, dos erros e dos custos operacionais.

Uma das tecnologias que vem agregando mais valor e facilidade aos sistemas de cobrança é a RPA – Robotic Process Automation (da sigla em inglês), traduzida para o português como Automação Robótica de Processos. Esta automação é desempenhada por um software “robô”, que executa o trabalho a partir das regras.

A ferramenta de RPA consegue capturar e interpretar os processos específicos que os funcionários executam no dia a dia, são capazes de manipular dados, enviar respostas e se comunicar com outros sistemas utilizados na empresa.

O RPA tem sido cada vez mais utilizado em sistemas que envolvem o atendimento aos clientes, pois permite a automação de processos antes feitos de forma manual e as atividades muito repetitivas. Sua utilização proporciona ganho de performance e o redirecionamento dos colaboradores para atividades mais especializadas.

Os sistemas de cobrança também evoluíram para atender as demandas de facilidade de implementação e configuração. Em um mercado cada vez mais agressivo e dinâmico, as soluções em nuvem facilitam as mudanças nas estratégias de cobrança, descomplicam as movimentações da régua de cobrança, como neste momento da pandemia, com a inadimplência crescendo de um lado e a necessidade a ampliar as possibilidades de negociação de outro.

Unir RPA, inteligência artificial e as ferramentas de inteligência de negócios estão transformando a forma como as empresas atuam e como cobram seus clientes, de forma amigável e não-abusiva. A partir do momento em que uma empresa entende o comportamento dos seus clientes, entende quem são as personas, os gestores poderão elaborar as melhores estratégias para efetivar suas ações de recuperação de crédito.

As empresas precisam fazer uso de analytics para descobrir padrões e, com eles, oportunidades de ter maior efetividade nas ações de cobrança. Acrescento que, estamos em um ótimo momento, de um lado, o consumidor ávido por canais digitais disponíveis 24x7 e as empresas, de outro lado, na busca incessante de reduzir custos. A tecnologia e a automação podem unir esses dois pontos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar