5G é essencial para o futuro do trabalho e das empresas conectadas, diz presidente da Qualcomm no Latam Summit

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helio Suzuki
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A Qualcomm Technologies, Inc, realizou nos dias 22 e 23 de setembro, o Qualcomm Latam Summit 2020. Os executivos da companhia reforçaram que a conectividade é fundamental para garantir a competividade dos negócios em todos os segmentos econômicos. "5G é essencial para o futuro do trabalho e da empresa conectada", afirmou o presidente da Qualcomm, Cristiano Amon. "O isolamento social imposto pela pandemia revelou inúmeras possibilidade de trabalho remoto e ganhos de produtividade, o que acelerou a transformação digital das empresas. Não precisamos mais falar sobre um futuro digital, estamos vendo isso acontecendo bem diante de nós. As pessoas agora reconhecem benefícios que teriam levado cinco, até dez anos, em circunstâncias diferentes", completou.

Amon destacou o impacto do 5G na transformação da indústria. Com os novos recursos de conectividade, popularização dos dispositivos nas empresas e possibilidade de implementação de redes privadas conectadas na nuvem, o segmento industrial da América Latina poderá se beneficiar dos avanços da Indústria 4.0 de forma mais rápida e efetiva. Para o presidente da Qualcomm, a necessidade de acesso expandido para 5G é clara.

Cristiano também destacou algumas iniciativas da Qualcomm Technologies que irão acelerar essas transformações na América Latina. A empresa anunciou recentemente as plataformas móveis 5G para dispositivos com plataformas móveis Qualcomm® Snapdragon™ da série 400, tornando a tecnologia mais acessível. Isso faz parte do compromisso da empresa em ajudar a tornar o 5G disponível para todos, incluindo a tecnologia mmWave.

O presidente encerrou sua apresentação destacando que para tornar o futuro conectado ao 5G é necessário eliminar a exclusão digital na América Latina. "Ao trazer 5G para casa com acesso sem fio fixo e usar Wi-Fi 6 e 6E, os usuários domésticos poderão desfrutar de uma experiência semelhante à da fibra. Isso ajudará as empresas que lutam para manter sua força de trabalho produtiva, bem como fornecer benefícios sociais, reduzindo as barreiras para outras coisas importantes, como educação remota e telemedicina".

O Qualcomm Latam Summit abordou as tecnologias mais recentes de 5G, mobile, IoT, computação e conectividade por meio de demonstrações e palestras de alguns executivos importantes da Qualcomm Technologies, incluindo Jim Cathey, SVP & President, Global Business Ops; Alex Katouzian, SVP & GM Mobile; Rahul Patel, SVP & GM of Connectivity; Sanjeet Pandit, Sr. Director, Business Development e global head of smart cities, Penny Baldwin, SVP & Chief Marketing Officer, entre outros.

Jim Cathey abriu o evento falando sobre oportunidades na América Latina. Ele destacou que a região é a 4ª maior indústria mundial de consumidores móveis, com mais de 500 milhões de assinantes, 19 operadoras e 176 milhões de smartphones vendidos anualmente.

Alex Katouzian, atualizou sobre as plataformas de computação Qualcomm® Snapdragon™. De acordo com Katouzian, a necessidade de dispositivos conectados está aumentando mais rápido do que nunca, o que explica a crescente adoção de ACPCs (Always Connected PCs). "As vendas de produtos eletrônicos de consumo aumentaram quase 30%, ano após ano, e o uso de dados domésticos aumentou mais de 50%. Ótimos exemplos são videoconferência empresarial, consultas médicas por vídeo, educação, jogos, entretenimento e muito mais. Com a introdução das plataformas de computação Snapdragon 8cx, Snapdragon 8c e Snapdragon 7c, a empresa ganha escala em muitas camadas, permitindo que os OEMs produzam produtos para todos os orçamentos", disse ele.

Os PCs alimentados pelo Snapdragon 8cx são extremamente finos, leves, sempre conectados e habilitados com bateria que pode durar o dia todo*. O executivo também destacou o investimento da Qualcomm Technologies em XR, onde as Plataformas Snapdragon XR estão presentes em mais de 30 dispositivos comerciais. Por último, ele mostrou que o Qualcomm® Quick Charge ™ continua sendo o método número um para carregamento rápido**, com mais de 1.000 produtos exclusivos disponíveis e mais de 250 dispositivos móveis compatíveis com a tecnologia.

Rahul Patel antecipou que nos próximos dois anos aproximadamente 1 bilhão de unidades ou mais de rádios Wi-Fi 6 serão lançados e que até 2022, a maioria dos telefones será lançada com Wi-Fi 6. "Podemos esperar que todos os PCs serão produzidos com Wi-Fi 6 e a maioria das casas será equipada com Wi-Fi 6", diz Patel.

Sanjeet Pandit mostrou como a Qualcomm Technologies está mudando a maneira como o mundo se conecta, computa e se comunica. A empresa está expandindo sua liderança em tecnologia ao impulsionar a transformação digital em IoT, oferecendo IoT-as-a-service (IoTaas) para cidades e espaços conectados inteligentes, por meio do programa Qualcomm® Smart Cities Accelerator e aproveitando sua experiência em IA e conectividade lançando a primeira plataforma de robótica habilitada para 5G e IA do mundo, a plataforma Qualcomm® Robotics RB5.

*Os Always Connected PCs requerem conexão de rede. A vida da bateria varia significativamente com base no dispositivo, configurações, uso e outros fatores.

**Pesquisa da Qualcomm Technologies com base na análise dos dispositivos e acessórios Quick Charge disponíveis em comparação com outras tecnologias de carregamento rápido.

SOBRE A QUALCOMM TECHNOLOGIES

A Qualcomm é a empresa inovadora líder global em tecnologia sem fio e também a força motriz por trás do desenvolvimento, lançamento e expansão do 5G. Quando conectamos o telefone à Internet, nasceu a revolução móvel. Hoje, nossas tecnologias fundamentais possibilitam a existência de um ecossistema móvel e são encontradas em todos os smartphones 3G, 4G e 5G. Trazemos os benefícios do celular para novas indústrias, incluindo automotiva, a Internet das coisas e a computação, e estamos abrindo caminho para um mundo em que tudo e todos podem se comunicar e interagir perfeitamente.

A Qualcomm Incorporated inclui nossos negócios de licenciamento, QTL e a grande maioria de nosso portfólio de patentes. A Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da Qualcomm Incorporated, que opera, juntamente com suas subsidiárias, todas as nossas funções de engenharia, pesquisa e desenvolvimento e todos os nossos negócios de produtos e serviços, incluindo semicondutores da QCT. Para mais informações, visite nosso site e páginas no blog, Twitter e Facebook.

Qualcomm, Snapdragon, and Quick Charge are trademarks or registered trademarks of Qualcomm Incorporated.

Qualcomm Snapdragon, Qualcomm Quick Charge, and Qualcomm Robotics RB5 platform are products of Qualcomm Technologies, Inc. and/or its subsidiaries.

Qualcomm Smart Cities Accelerator Program is a program of Qualcomm Technologies, Inc. and/or its subsidiaries.