Brasil,

Programa de capacitação profissional gratuita da Huawei irá formar mais de 600 pessoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Muniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com foco na instalação de rede de fibra, a iniciativa irá instalar 12 laboratórios de formação prática em quatro regiões do país

Na primeira fase do projeto, a Huawei planeja capacitar mais de 600 profissionais, formar 48 novos instrutores e instalar 12 laboratórios preparados para a prática de instalação de rede de fibra ótica, em parcerias com instituições das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A iniciativa é parte da estratégia da Huawei em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de 5G no Brasil e o aumento de empregabilidade.

A fibra se tornará a principal tecnologia de acessos de banda larga fixa no Brasil, de acordo com pesquisa da consultoria Teleco, que também avaliou o estágio atual e a lacuna de profissionais técnicos que instalam fibra de provedores de internet. Em média, mais de 50% dos provedores de internet de banda larga em todas as regiões do país enfrentam grande dificuldade em encontrar profissionais para instalar redes de fibra. Em regiões como Norte e Nordeste esse número pode chegar a 62%, e no Sudeste e Sul pode chegar a 47%.

Em 2018, os provedores de internet contavam com 40,8 mil técnicos instaladores de fibra, sendo 36,2 mil técnicos da própria equipe e o restante de terceiros. Os demais utilizaram cerca de 30 mil instaladores de fibra, sendo 80% de terceiros.

Na primeira fase: mais de 600 novos profissionais, 48 instrutores e 12 laboratórios de prática

O objetivo da Huawei é formar pessoas aptas para o trabalho, independentemente da idade. O programa contemplará três partes: Fundamentos sobre redes de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e fibra; Instalação de redes de fibra - teoria e prática; e, por fim, avaliação e certificação. “Queremos ter certeza de que os profissionais estão prontos para atender às necessidades de forma prática. Por isso vamos montar 12 laboratórios, no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, para treinar mais de 600 pessoas e formar 48 novos instrutores. Sabemos que equipamentos e estruturas específicas são necessários para transmitir esse tipo de treinamento de maneira adequada. É preciso prática para aprender”, explicou a gerente de capacitação da Huawei Brasil, Camila Borges.

Principais descobertas sobre a lacuna de mão de obra especializada

A Teleco realizou mais de 400 entrevistas com gerentes e representantes de RH de empresas provedoras de internet banda larga em todas as regiões do país, com margem de erro de +/- 4,6%. Entrevistas qualitativas também foram conduzidas com as maiores empresas do ramo.

Entre as principais constatações:

81% das empresas provedoras de internet via fibra possuem apenas equipe própria.
63% dos técnicos de instalação de fibra são treinados pelas próprias empresas.
54 horas é o tempo médio de treinamento para realizar serviços de instalação de fibra.
62% das empresas provedoras de internet via fibra avaliam como difícil ou muito difícil encontrar um profissional devidamente treinado para a instalação da fibra.

“Sabemos que essa capacitação profissional é fundamental em todos os lugares e principalmente em regiões como a Amazônia e Nordeste. A tecnologia, inovação e capacitação profissional da população são fundamentais para proporcionar uma vida melhor às pessoas”, ressaltou Camila Borges, gerente de Capacitação da Huawei no Brasil.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 22 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar