Novas Redes Comerciais 5G e Assinaturas Avançam

114 Redes Comerciais 5G Já Em Operação

138 Milhões de Conexões Globais 5G

Assinaturas 5G Crescem 116% Na Comparação Trimestral

De acordo com a 5G Americas, a associação setorial e a voz da 5G e LTE para as Américas, as operadoras móveis continuam inaugurando novas redes 5G, mesmo com o número de novas assinaturas 5G desacelerando em algumas áreas. De acordo com dados da TeleGeography, 30 novas redes 5G entraram em operação no 2T20, levando a 114 o número de redes comerciais 5G em operação no mundo inteiro, número este que deve crescer praticamente 100% para 204 até o final de 2020.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, observou: “Ainda temos um número significante de novas redes 5G entrando em operação, apesar dos desafios deste último trimestre. As operadoras móveis estão mantendo seus investimentos em novas redes 5G como parte de seus planos de longo prazo.

A 5G continua suportando o crescimento do setor de comunicação sem fio, com o volume global de tráfego de dados, incluindo acesso fixo sem fio, crescendo 53% no ano passado de acordo com o último Relatório da Ericsson Mobility de setembro de 2020. De acordo com dados da Omdia, a 5G contou com praticamente 138 milhões de conexões no mundo inteiro no 2T 2020, crescimento de 116% comparado com o trimestre anterior. Em paralelo, de acordo com a Associação Global de Fornecedores Móveis (GSA), o mercado contava com 190 modelos de dispositivos 5G até o final de agosto.

Olhando para o futuro, a Omdia está projetando 236 milhões de conexões 5G no mundo inteiro até o final de 2020, das quais 10 milhões registradas na América do Norte. Kristin Paulin, Analista Sênior da Omdia, observou: “De acordo com nossas previsões, esses números devem acelerar no segundo semestre com o relaxamento do isolamento social, a expansão da rede 5G e a disponibilidade de novos dispositivos 5G”.

Pearson comentou que “Devido à pandemia e os desafios que representa, diferentes regiões estão temporariamente registrando diferentes taxas de crescimento da base de assinantes 5G. O crescimento continua forte no mercado norte-americano, enquanto a América Latina e o Caribe estão apenas iniciando sua jornada”.

A América do Norte registrou 2,3 milhões de conexões 5G e 497 milhões de conexões LTE até o final do 2T 2020. Isso representa crescimento trimestral de 69% para a 5G nessa região, ou praticamente 1 milhão de novas conexões 5G durante o trimestre. Os números também representam crescimento trimestral de 1% para a LTE, que atraiu 4,6 milhão de novos assinantes durante o trimestre.

Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, afirmou que “A 5G está quebrando vários recordes na América Latina e no Caribe. A 5G oferece mais velocidade que qualquer outra tecnologia na região e é a primeira a ser incluída nos planos nacionais de desenvolvimento de vários países, como o Brasil, o Chile e a Colômbia”.

A América Latina e Caribe chegaram ao fim do trimestre com 3.685 conexões 5G, crescimento de 25% na comparação trimestral, e 378 milhões de conexões LTE (crescimento trimestral de 2%). De acordo com as projeções da Omdia, a América Latina e o Caribe devem registrar 189 mil novas conexões até o final de 2020.

Otero também explicou que o “Uruguai foi pioneiro, sendo apenas o terceiro país do mundo a construir uma rede 5G; desde então, seis outros países da região começaram a oferecer o serviço. Novas redes devem ser anunciadas durante os próximos 12 meses, e de acordo com dados da Omdia, a 5G deve representar 23% de linhas móveis dessa região até 2025”.

Além da 5G, o número global de conexões LTE deve continuar crescendo até o final de 2022 no mercado internacional. A LTE 4G deve atingir 5,7 bilhões de conexões até o final deste ano, com 506 milhões de novas conexões da América do Norte e 406 milhões da América Latina e Caribe.
Os dados a seguir, da TeleGeography, representam o número de redes em operação no mundo e nas Américas usando tecnologias sem fio 4G e 5G até 16 de setembro de 2020:

Global:

5G: 114
LTE Advanced: 335
LTE: 682

América do Norte:

5G: 7
LTE Advanced: 12
LTE: 23

América Latina e o Caribe:

5G: 10
LTE Advanced: 49
LTE: 125

*Fonte: TeleGeography and 5G Americas
Para saber mais e visualizar uma série de gráficos estatísticos sobre a família de tecnologias 3GPP, além de uma lista de redes LTE e 5G por operadora e região, visite www.5GAamericas.org. As informações sobre assinaturas e projeções são fornecidas pela Omdia e os dados sobre a implementação de redes são da TeleGeography (GlobalComm).

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.