Brasil,

46% dos consumidores dão preferência pela compra de material de construção nas lojas físicas durante a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eveline Iannarelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Transformação Digital: o grande desafio do segmento.

A chegada da pandemia pegou o segmento de materiais de construção um tanto despreparado para lidar com a realidade virtual.

Com mais de 140 mil estabelecimentos espalhados pelo Brasil, o varejo de material de construção é formado, em sua maioria, por pequenos negócios com baixíssimo grau de digitalização, perfil de gestão familiar, fundamentado na indicação e no relacionamento pessoal do dono da loja com seus clientes.

Uma pesquisa* realizada entre julho e agosto de 2020 pela Oficina de Estratégia apontou que 28% dos consumidores que compraram material de construção durante o período de isolamento social optaram pelo canal online, por meio de lojas virtuais e de ecommerce. 46% dos consumidores preferiram manter suas compras presencialmente e o restante utilizou o whatsapp e o telefone da loja como meio para realizar suas aquisições.

O alto índice de compras presenciais na categoria evidencia a preferência pelo deslocamento até a loja de material de construção, mesmo com todas as restrições impostas pelo isolamento social, e indica a dificuldade do uso de canais digitais no segmento.

Já na pesquisa** realizada com os pequenos varejos de material de construção em São Paulo, no mesmo período, a preferência do cliente pelo atendimento via whatsapp e telefone merece destaque. 75% dos varejista indicam o whatsapp como canal de preferência de seus clientes durante a pandemia, 68% indicam o contato telefônico e 41% a preferencia pela continuidade do atendimento presencial na loja.

Na ausência de soluções virtuais que gerem uma experiência de compra próxima à presencial, o whatsapp acaba se tornando um boa opção para o lojista, uma vez que não exige altos investimentos e treinamento da equipe. Mas será que oferece a melhor experiência de compra para o consumidor?

Podemos afirmar que a pandemia deixou evidente a dificuldade do segmento na oferta de soluções virtuais de atendimento ao consumidor. A transformação digital certamente será pauta para a cadeia de material de construção nos próximos anos e pode redefinir o cenário competitivo. Quem serão os protagonistas e visionários? E quem serão os seguidores?

Se quiser a ajuda de nossos experts em comportamento do consumidor para explorar esse assunto, que será cada vez mais relevante no negócio da construção, entre em contato conosco:

* Pesquisa “Você, sua casa e a pandemia”, realizada pela Oficina da Estratégia entre julho e agosto de 2020 (250 consumidores: 72% moradores da cidade de São Paulo; 80% entre 30 e 60 anos; 86% entre dois a quatro moradores na mesma casa)

** Pesquisa “Lojas de Material de Construção e a pandemia”. (100 donos de lojas de material de construção de São Paulo).

Sobre a Oficina da Estratégia

Fazemos pesquisa com olhar analítico e estratégico da consultoria.

Fazemos consultoria com olhar curioso e neutro da pesquisa.

Com mais de 12 anos no mercado a Oficina da Estratégia é uma consultoria especializada em pesquisa e planejamento, que oferece aos seus clientes uma experiência única na construção de informações relevantes para a gestão do seu negócio.

A sólida experiência profissional nas áreas de marketing e negócios aliada aos conceitos e teorias do comportamento humano permitiram à Oficina desenvolver produtos e soluções customizadas, com uso de metodologias e técnicas consagradas e resultados consistentes para os nossos clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar