Brasil,

Qintess debate aceleração da Transformação Digital no varejo durante a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Holanda
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Empresa discute os impactos da pandemia de Covid-19 ao mercado varejista e a importância da tecnologia para a retomada dos negócios

Mais do que nunca, o varejo agora precisa ser digital. Essa é a grande mensagem da Qintess, uma das principais fornecedoras de soluções de tecnologia do Brasil, que defende a importância da Transformação Digital para o incremento dos negócios de marcas e lojistas de todo o Brasil.

“A pandemia de Covid-19 colocou em xeque toda a rotina tradicional do mercado varejista, exigindo que grandes operações tivessem de acelerar suas jornadas de digitalização do dia para a noite”, afirma Fernando Artea, Diretor Executivo da Qintess.

Para antecipar tendências desse setor, a Qintess está promovendo um novo projeto para incentivar a troca de experiências e o uso de tecnologias que modernizem a estrutura e o modelo de relacionamento das companhias varejistas com clientes finais. “A pandemia do Covid-19 acelerou a jornada de digitalização dos negócios e as marcas que mais rapidamente aderirem ao modelo digital estarão seguramente mais preparadas para obterem sucesso em suas operações”, diz Artea, destacando que o tema acaba de ser debatido no primeiro Webinar sobre a Transformação Digital e Inovação no Varejo. Empresas líderes, como C&A, GPA e Natura&CO estão apoiando a iniciativa em prol do desenvolvimento do setor varejista.

Entre os executivos que participaram da ação está Fernando Guglielmetti, Head de E-Commerce, Marketplace, Omnichannel e Digital da C&A, que destaca a transformação da experiência dos clientes e a mudança na organização dos negócios como algumas das principais áreas afetadas pela crise. “Parte do impacto gerado pelo fechamento das lojas foi revertido em uma nova experiência, com o avanço de novos canais”, diz, ressaltando a velocidade desse movimento. “A pandemia acelerou a transformação digital. Podemos dizer que avançamos dois anos em apenas alguns meses”.

É nesse cenário que a área de TI pode ser utilizada como um elemento de impulso para garantir máxima performance das operações – mesmo diante de imprevistos como a pandemia. “As inovações que estamos vendo agora, na verdade, já estavam no mercado, mas de uma forma muito mais lenta e cuidadosa. O que aconteceu, porém, é que na hora da necessidade, muitas companhias aceleraram suas jornadas de digitalização, antecipando movimentos que, talvez, só veríamos daqui alguns anos”, observa Artea, ressaltando a transformação vista no mercado desde o início da pandemia.

O executivo reitera, também, a importância da adoção de uma cultura de inovação dentro das companhias. “A transformação digital deve ser vista como uma questão contínua, e é aí que o suporte de parceiros e especialistas pode ajudar a acelerar as inovações. É preciso reinventar os negócios de maneira extremamente ágil e, ainda, oferecer uma experiência completa aos clientes, antecipando as tendências. O melhor jeito de inovar é tornar esse processo mais dinâmico e orientado ao dia a dia dos negócios”, acrescenta Artea.

É esse o exemplo trazido por Jorge Proença, Head de TI Digital e Inovação do GPA, controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar e pioneiro no e-commerce alimentar brasileiro. “O trabalho que fizemos antes, sem saber da pandemia, ajudou muito na tomada de decisão. Nosso board deu muita autonomia e liberdade para podermos entregar uma estrutura segura nas lojas e escalar no e-commerce”, avalia.

Segundo Luciano Abrantes, CTO e Head de Digital Innovation da Natura&CO, 85% das consultoras da companhia na América Latina já utilizavam a plataforma digital com bastante frequência, inicialmente com funções simples e depois, de forma mais complexa. “A Natura é uma empresa prioritariamente de vendas por relações, assim o distanciamento social impactou muito nosso jeito de fazer negócio. Isso fez com que levássemos toda a relação para o ambiente online. Com resultado, a venda direta foi digitalizada e o canal digital cresceu acima de três dígitos”, afirma o executivo.

A gravação completa do webinar Transformação Digital e Inovação no Varejo, primeiro evento da Qintess sobre os rumos do segmento varejista nos novos tempos, pode ser acessada no link https://br.qintess.com/webinarvarejocompleto Para mais informações e inscrições dos próximos eventos, acompanhe os perfis da Qintess nas redes sociais ou no site www.qintess.com.br.

Sobre a Qintess

A Qintess combinou as expertises de estratégia, inovação, design e tecnologia para se tornar líder em transformação digital, desenvolvendo capacidades digitais, design inovador e capacitação de TI para suportar os clientes na jornada em direção a um crescimento sustentável do negócio. Com uma obsessão por inovação e agilidade na tomada de decisão, nossas pessoas aceleram a entrega de solu&cce dil;&oti lde;es para diversos desafios de negócio, gerando valor para nosso ecossistema de clien tes e pa rceiros. Todas as nossas ações estão alinhadas com as melhores práticas de ESG, com uma genuína preocupação com as nossas pessoas e com as comunidades onde operamos. A Qintess possui aproximadamente 3.500 funcionários e mais de 2.000 clientes, com operações no Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos e EMEA. Entre seus principais clientes estão sete das dez principais instituições financeiras do mundo, oito das dez maiores empresas de serviços públicos do Brasil e duas das três maiores empresas de telecomunicações do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar