Brasil,

Provider IT lança projeto LAB com o objetivo de auxiliar as empresas na jornada da transformação digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Gasperini
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Iniciativa identifica tendências e explora novas oportunidades de negócios, colaborando com a difusão do conhecimento e a construção de parcerias estratégicas. Além de mapear novas maneiras de inovar em gestão, no desenvolvimento de produtos e serviços, e na execução dos projetos, a área de LAB ajuda os clientes a conquistarem uma operação mais ágil, típicos do sistema de trabalho 3.0

A Provider IT , uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país, acaba de anunciar seu novo projeto, intitulado LAB Provider IT, que tem como objetivo, além de organizar o processo de inovação dentro da companhia, auxiliar outras empresas na jornada da transformação digital. A iniciativa identifica tendências e explora novas oportunidades de negócios, colaborando com a polinização do conhecimento e a construção de parcerias estratégicas. Além disso, o LAB Provider IT busca aplicar uma abordagem estruturada a fim de explorar tecnologias emergentes para oferecer soluções inovadoras nos mercados de atuação e futuros nichos da empresa.

Cesar Salema, CEO da Provider IT, conta que o projeto nasceu a partir de um desafio lançado no início de 2020, quando do encontro dos executivos de negócios, em um painel de estudos sobre Inteligência Artificial, produzido pela equipe de Inteligência de Mercado da empresa, despertou a ideia de se formar um grupo de inovação, que evoluiu para a criação do LAB Provider IT. "Nós sempre tivemos a inovação como estímulo para enfrentar os desafios do ambiente dos negócios. Para nos mantermos competitivos e enfrentarmos os desafios do chamado mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), precisamos constantemente buscar novas maneiras de inovar com soluções e tecnologias emergentes, no desenvolvimento de produtos e serviços e na execução dos projetos. Por isso, o LAB é tão importante", explica. Salema afirma que a iniciativa foi motivada pela disposição de incorporar o espírito, o mindset e o modo de operação ágil, típicos do sistema de trabalho 3.0, para conciliar novos conhecimentos, habilidades e atitudes com a expertise e a qualidade que a empresa preza.

O futuro é a inovação

Salema esclarece que a principal competência do LAB é o foresight, ou seja, a habilidade de olhar para os futuros possíveis e compreender os andamentos da ciência, da economia, do meio ambiente e da sociedade. "Tudo isso serve para identificar as principais tendências tecnológicas que devemos avaliar, para assim combiná-las, adaptá-las e formatá-las como soluções para nossos clientes", diz. De acordo com o executivo, o futuro das empresas são os ERPs controlados pela inteligência artificial com sistema de vigilância patrimonial e plataformas de contato com os clientes. Além disso, Salema destaca outras tendências como os sensores inteligentes de IoT (Internet das Coisas) integrados que automatizam tarefas rotineiras e coletam dados. "No futuro, os dados alimentarão enormes repositórios de informação e serão usados de modo preditivo, permitindo decisões estratégicas tomadas por algoritmos sofisticados", conta.

O responsável pelo LAB Provider IT é Magno Farias, Gerente de Inovação da companhia. Farias, esclarece que o LAB Provider IT aprofunda os conhecimentos em todas as tecnologias citadas por Salema. Além disso, explora soluções do mercado, testa produtos e serviços, promove a combinação e adaptação de informações e ofertas, e desenvolve abordagens personalizadas, para promover a integração dessas novas tecnologias com sistemas e realidades legados, visando processos otimizados e melhor experiência para os usuários.

Entendendo a implementação do projeto

Segundo Farias, a implementação do LAB não segue uma lógica convencional. No entanto, a equipe está se preparando para realizar experimentos que avaliam a combinação de tecnologias de reconhecimento facial, Big Data e novos meios de pagamento com o objetivo de oferecer uma solução white-label (terceirização do desenvolvimento de produtos/serviços), para atender ao cenário de transações instantâneas do PIX, recentemente definido pelo Banco Central.

Estão envolvidos no projeto todo o comitê executivo da empresa e sete membros, composto por profissionais seniors de diferentes áreas da Provider IT para direcionamento técnico. Juntos, os executivos promovem um alinhamento do LAB às estratégias corporativas. Por outro lado, um pequeno squad com três especialistas, trabalha focado nas atividades de implantação contínua do LAB na arquitetura organizacional. Assim, conforme cada atividade vai sendo proposta, grupos de trabalho multidisciplinares de tamanhos variados são organizados. "O LAB soma, multiplica e potencializa. Tudo isso para oferecer novos olhares, saberes e valores que reforçam nossos diferenciais competitivos", explica Farias.

O impacto da pandemia na inovação das empresas

É evidente que a pandemia afetou diferentes setores da economia, rendendo grandes desafios e novas oportunidades para as organizações. Farias ressalta que a adoção de tecnologias emergentes pelas empresas como Inteligência Artificial, Robótica, IoT, Realidade Aumentada e Blockchain estão sendo impulsionadas pelas necessidades do momento atual. No entanto, reforça que uma inovação integrada de maneira apressada e inconsistente pode oferecer elevados riscos e até prejuízos. "Nosso LAB chega, justamente neste momento, para fortalecer a Provider IT e acelerar a viabilização dessas inovações para nossos clientes de modo consistente, equilibrando agilidade à nossa expertise e padrões de excelência em consultoria, desenvolvimento e integração de soluções maduras. Estamos 100% comprometidos com as mudanças para o futuro para oferecer mais valor aos nossos clientes e ajudá-los a se protegerem da concorrência e da disrupção digital", finaliza.

Sobre a Provider IT

Atuando desde 1996, a Provider IT consolidou-se como uma das mais importantes consultorias de TI para o segmento financeiro e de seguros, mantendo desde a sua fundação clientes líderes de mercado. A companhia vem expandindo sua oferta para beneficiar grandes empresas de diversas indústrias. Com um time altamente qualificado com mais de 300 profissionais, a Provider IT oferece atendimento ágil, soluções inteligentes e personalizadas, alinhadas às demandas digitais. Com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Provider IT atende companhias de médio e grande porte, em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar