Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ataque de ransomware atinge empresa líder no mercado global de datacenter

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mário Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Ação criminosa comprova crescente incidência dos ataques às bases de dados, com um posterior pedido de resgate para retorno das informações aos seus proprietários

Técnicas cada vez mais sofisticadas garantem uma alta lucratividade para os criminosos

Na semana passada, a Equinix, empresa líder global no mercado de data centers, contando com mais de 200 unidades em 25 países nos cinco continentes, comunicou ter sido vítima de um ataque envolvendo ransomware em alguns de seus sistemas internos.

O portal CISO Advisor, especializado em segurança cibernética, após consulta à plataforma de inteligência Andariel, divulgou que no dia 10 de setembro mais de 70 servidores de desktop remotos reconhecíveis como sendo da Equinix estavam tendo as suas credenciais de login comercializadas ilegalmente em mercados da dark web. Ainda segundo a mesma fonte, a maioria dos servidores estaria concentrada na Austrália, Turquia e Brasil.

“Neste caso específico, felizmente o incidente não impactou as operações ou os dados dos clientes que operam seus próprios equipamentos nos data centers da Equinix, mas se uma empresa deste porte, líder mundial em sua área de atuação, pode estar vulnerável aos criminosos, fica o alerta para todas as demais organizações sobre a importância de se implementar uma estratégia de proteção adequada às suas necessidades”, analisa Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve, a marca com mais experiencia em todo o mundo no fornecimento de proteção de dados e defesa contra ataques de ransomware.

De acordo com Daniela Costa, isso não impediu que os criminosos exigissem um resgate de US$ 4,5 milhões para retornar os dados aos seus legítimos donos. “Embora a empresa tenha permanecido operacional todo o tempo, sem prejuízo do suporte aos clientes, é claro que esta é uma situação que nenhuma organização quer vivenciar, pois os prejuízos vão muito além do aspecto meramente financeiro, impactando na sua imagem junto ao mercado”, alerta a executiva.

Como empresa de capital aberto, a Equinix declarou uma receita de US$ 5,5 bilhões no ano passado, o que torna claro que o pior prejuízo não é o financeiro. “Para enfrentar com sucesso as técnicas cada vez mais ousadas e sofisticadas dos criminosos por trás dos ataques de ransomware, as empresas dos mais diversos portes e segmentos já podem encontrar no mercado avançadas e eficientes soluções de proteção que se encaixam nos mais variados orçamentos, sendo sempre importante lembrar que o custo total após um ataque bem sucedido é infinitamente maior do que os investimentos necessários para a adoção uma infraestrutura adequada de proteção dos dados”, conclui Daniela Costa.

Sobre a Arcserve - A Arcserve fornece soluções excepcionais para proteção dos ativos digitais de valor inestimável de empresas que precisam de proteção abrangente e em larga escala dos seus dados. Fundada em 1983, a Arcserve é o nome mais experiente do mundo em soluções para a continuidade de negócios que protegem infraestruturas de TI de diferentes gerações com aplicações e sistemas em qualquer local, dentro da empresa e na nuvem. Organizações em mais de 150 países confiam na experiência, no conhecimento e nas tecnologias integradas e altamente eficientes da Arcserve para eliminar os riscos de perda de dados e de inatividade prolongada, reduzindo em até 50% os custos e a complexidade da realização de backup e recuperação de dados. Com sede em Minneapolis, Minnesota, a Arcserve está presente em várias partes do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar