Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Uma nova perspectiva de negócios: os impactos de uma arquitetura de TI aliada à sobrevivência da empresa

Compreenda como a arquitetura de TI vem repaginando as corporações e reestruturando negócios

A área da tecnologia está dominando cada vez mais espaços, promovendo a digitalização dos serviços e a potencialização dos resultados. Nesse sentido, a arquitetura de TI tem auxiliado o processo e organizado ações corporativas para inúmeras áreas, inclusive no campo dos negócios.

"A arquitetura de TI usa a tecnologia para planejar, estruturar e colocar em prática ações que possam construir soluções para um tipo de negócio ou determinada empresa", explica Thiago Ortega, gerente de Arquitetura e Escritório de Projetos da Nextios, unidade de negócios da Locaweb.

Segundo ele, o arquiteto de TI busca fazer os negócios se adaptarem às novas formas de interações, de trabalho e consumo de uma maneira geral. Esses profissionais desenvolvem o papel de construtores, acompanham as necessidades do cliente para entender os desafios, planejar, executar as soluções e acompanhar a produção. Esse é um caminho para garantir maior eficiência para as empresas.

São inúmeros os processos que um negócio precisa reavaliar e reinventar para conseguir se adaptar às mudanças do mercado. E a arquitetura de TI pretende facilitar esse caminho. "É fundamental analisar o melhor sistema a ser implementado na sua empresa, pensar na manutenção dos serviços, na segurança dos dados ou no armazenamento das informações internas. E o que fazemos é pensar nas soluções através da tecnologia. Por isso, o arquiteto de TI traz a saída tecnológica que melhor se encaixa no que você procura desenvolver na sua empresa", completa Ortega.

Assim, essa tem sido uma nova perspectiva implementada em corporações que busca otimizar os processos operacionais e sua forma de atuação. O mercado dos negócios já tem se movimentado para essas mudanças e, além disso, reconhece que é preciso contar com a melhor estrutura para garantir uma boa operação e, consequentemente, a satisfação do cliente final.

Para Ortega, "é preciso ter conhecimento sobre a área de negócios, os caminhos dos processos de cada empreendimento, saber lidar com o cliente e se comprometer com a entrega. Nós visamos oferecer o melhor serviço. A partir do programa de provedores de serviços gerenciados (MSP) da AWS, Amazon Web Services, temos a garantia para construções de soluções completas aos clientes. Auxiliamos aos nossos clientes a resolver suas necessidades de negócio complexas em qualquer fase de sua jornada de adoção da nuvem". Quando se trata da arquitetura de TI, o importante é expandir a ideia de cloud privada e cloud pública (híbrido). "Não se trata de colocar seu armazenamento na nuvem a qualquer custo, isso requer a leitura de quais serviços irão garantir essa eficiência", completa ele.

Realizar essa mudança de forma competente é fundamental, e com esse objetivo, é preciso recorrer a serviços confiáveis. A utilização do modelo AWS Well-Architected Framework proporciona auxílio aos arquitetos de nuvem a ter a infraestrutura exigida com segurança, confiabilidade, eficiência, excelência operacional com o menor custo possível de utilização dos serviços AWS, impactando diretamente nos processos empresariais. Ter um quadro de funcionários tecnicamente preparado e com habilidades na área da construção, execução e qualidade dos projetos, viabiliza os efeitos positivos na área dos negócios.

Além da digitalização, a arquitetura de TI traz impacto direto nos avanços da construção da nova tecnologia e das novas referências no mercado. A partir disso, criam-se novas formas de construir o âmbito dos negócios e, também, reformular os procedimentos de trabalho.

Sobre Nextios

A Nextios é uma unidade de negócios do Grupo Locaweb, que atua no mercado B2B desde 2003. Com um portfólio de serviços focado nos principais segmentos do mercado, como serviços, finanças, varejo, indústrias e outros, ajuda centenas de empresas a prover novas experiências e resultados com seus clientes finais, por meio de soluções de tecnologia. A Nextios tem a missão de conduzir o mercado para um futuro mais digital, eficiente e sustentável. Para mais informações, acesse: www.nextios.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS