Brasil,

ULMA Handling Systems entrega armazém de alta capacidade para WEG no México

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Espirito Santo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Projeto combina armazém automatizado e sistema de transportadores automáticos e recebeu investimento da ordem de 2.1 milhões de Euros.

A WEG, multinacional brasileira fabricante de máquinas e equipamentos que atua no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, investiu 2.1 milhões de Euros em um novo centro de distribuição no México, com projeto da ULMA Handling Systems, em parceria com a japonesa Daifuku. A instalação pertence à planta de motores de média e baixa tensão, geradores, placas de controle e automação, localizada na Cidade do México, e está operando desde março deste ano.

A automatização do CD ocorreu pela necessidade de movimentar e armazenar moldes volumosos para fabricação de motores, que além de espaço exigem o controle total de seu fluxo dentro da instalação. E automação é uma prioridade para a Weg em seus negócios, como forma de inovar e ampliá-los, o que pode ser visto por exemplo nos resultados da empresa em seu último trimestre, quando reportou crescimento de 32% no lucro líquido do segundo trimestre de 2020 ante o mesmo período do ano anterior, para R$ 514,4 milhões.

“A automatização é uma prioridade na WEG, pois reduz custos de operação e mantém atualizados os processos para avanço do nosso negócio”, afirma José Francisco Morales Rodriguez, chefe de Produção da Weg México, completando que a escolha pelo projeto da ULMA foi uma união entre técnica e experiência apresentada pela Daifuku: “é a melhor solução sob medida para nosso negócio”.

O profissional explica que, neste projeto, o desafio era ter um armazém de alta capacidade em um espaço mínimo e com rastreamento de entradas e saídas bem executado, sobretudo que mantivesse determinada posição dos moldes. “Essa solução mantém os moldes na posição correta, o que é crítico para seu uso em etapas posteriores do processo”, conta Rodriguez.

A ULMA Handling Systems projetou um sistema que atende a um circuito que envolve a área de produção, linha de molde vertical, linha de molde horizontal e estoque do CD da WEG: um armazém automatizado de dupla profundidade equipado com transelevador está ligado à linha de produção e às linhas de molde, e recebe, estoca e expede paletes com os moldes finalizados. A movimentação desses paletes é feita por um sistema transportador de correntes ou de rolos entre as máquinas centrais e o armazém verticalizado, entre as máquinas de moldagem vertical e o armazém verticalizado e, também, entre as máquinas de moldagem horizontal e o armazém verticalizado – dois elevadores estão ligados a duas células de robôs que recebem paletes e o carregam com moldes de motores, devolvendo-os ao armazém.

“Para a ULMA América Latina é uma satisfação muito grande poder fazer parte desse projeto com a WEG dada a liderança que a empresa possui no seu segmento mundialmente. Além disso, é de se destacar as iniciativas da WEG na indústria 4.0 e seus diversos investimentos nos últimos anos nesse segmento. Escolher a ULMA para esse importante projeto na América Latina confirma nossa correta estratégia para a Indústria 4.0”, destaca Marcelo Bueno, CEO da ULMA Handling Systems para o Brasil e América Latina.

A solução implementada pela ULMA tem baixo consumo energético e proporciona alta produtividade em espaço reduzido, maior acuracidade de estoques, alta velocidade para armazenagem, layout flexível para expansões futuras e maior segurança para os colaboradores envolvidos na operação.

“Nossa expectativa é alcançar maior eficiência na armazenagem e no sortimento das peças (moldes) necessárias em nosso processo, com falhas mínimas do software de gestão ou de tempo médio de movimentação no transportador. Foi a experiência da ULMA e Daifuku em armazéns inteligentes que nos deu segurança para um investimento deste porte e assim, sermos a segunda planta mais automatizada da WEG no mundo”, encerra Rodriguez

Conheça este e outros projetos de sucesso da ULMA Handling Systems no canal multilíngue no YouTube: https://www.youtube.com/user/ulmahandlingsystems

Sobre a Weg

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 31 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2019 a WEG atingiu faturamento líquido de R$ 13,3 bilhões, destes 58% proveniente das vendas realizados fora do Brasil.

Sobre a ULMA Handling Systems

A ULMA Handling Systems (www.ulmahandling.com.br ) é uma empresa especializada no desenvolvimento de ampla gama de sistemas automatizados para movimentação e armazenagem de materiais, em parceria com a renomada empresa japonesa DAIFUKU. A empresa pertence ao Grupo ULMA, que é constituído por nove empresas de diferentes atividades, conta com cerca de 5.000 colaboradores e faturamento de cerca de 800 milhões de Euros.

Presente no Brasil desde 1997, a ULMA Handling Systems tem em seu portfólio sistemas de separação de pedidos, armazenagem automatizada, movimentação e classificação de produtos automatizada, sistemas para fim de linha ou paletização automatizada e softwares para gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management). Com uma equipe de mais de 400 engenheiros e 200 colaboradores, tem presença na Espanha, França, Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile, desenvolve seus serviços desde o projeto e o planejamento de uma solução logística até o serviço de pós-venda e reengenharia, processos desenvolvidos em conjunto com o cliente. É uma empresa certificada ISO 9001:2000, ISO 14.001:2004 e OSHAS 18.001:2007.

Principais clientes: Laticínios Scala, Entrepinares, Friscos, Bonduelle, Cafento, Oblanca, Delfin, Molitalia, Intermarché, Eroski, Stef, Consum, Bodegas Torres, Bodegas Artadi, Deoleo, Nespresso, Dolce Gusto, Herbalife, Rogê Distribuidora, Acrilex, Belenus, Danone, EBF VAZ, Cofema, Ecopads, Fujifilm, SMC, Columbia, Omron, Bufalo, Stam, Brandili.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar