Brasil,

Minsait mostra como a tecnologia e a digitalização são as chaves para os serviços de saúde do futuro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Murilo Sarro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Atendimento digital remoto e um modelo único de história sócio-sanitária para melhorar a coordenação são as chaves para um modelo mais eficiente que permita continuar melhorando a qualidade dos serviços de Saúde

A eclosão da pandemia Covid-19 foi um importante impulso para o desenvolvimento e implementação de soluções baseadas em tecnologia e a digitalização nos sistemas de saúde, graças às quais foram alcançados atualmente benefícios importantes para profissionais e pacientes.

Mas, o que é mais importante, serão fundamentais para a construção de um futuro modelo que ajude a responder exaustivamente às necessidades de atendimento, que facilite a melhoria da qualidade do atendimento e a eficiência dos processos, bem como aumente os níveis de resposta às crises de acordo com o relatório “O impacto das tecnologias em saúde em tempos de pandemia”, elaborado pela Minsait, empresa da Indra.

De uma perspectiva prática, a tecnologia e a digitalização são essenciais para maximizar os benefícios tangíveis para os sistemas de saúde nacionais ou regionais e para os pacientes, como geração mais rápida (inclusivamente precoce) de diagnóstico, o atendimento remoto ou o gerenciamento do acompanhamento à distância de pacientes em tratamento ou em quarentena, o que também facilita evitar a movimentação de pessoas, ajudando a descongestionar os sistemas de saúde.

A Minsait destaca como os atuais e principais vetores das tecnologias em saúde, impulsionados pela pandemia:

- O progresso nos sistemas de informação em Saúde Pública, para melhorar a troca de informação entre estes e outros sistemas de informação, aliado a uma tendência para a unificação e coesão destes, o que permitirá oferecer uma visão global orientada para o paciente.
- Interoperabilidade, que facilita a integração de dados gerados por inúmeras aplicações, como serviços de teleconsulta, prontuários médicos ou wearwables. Isso vai gerar o grau de conhecimento necessário para facilitar a tomada de decisões adequadas a cada paciente e melhorar a assistência prestada e sua qualidade de vida.
- A aplicação da inteligência artificial e do Big Data para promover uma medicina mais precisa e personalizada em áreas como o diagnóstico avançado, genômica, prevenção e diagnóstico de doenças ou ajuda virtual a doentes (através de chatbots).
- Um atendimento digital e remoto que abrirá as portas para um futuro de soluções digitais remotas e personalizadas que permitam o diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes e facilitem a continuidade do atendimento, complementando o atual portfólio de serviços.
- A participação do cidadão na sua saúde e o seu envolvimento na concepção dos planos graças ao potencial que as novas tecnologias em saúde oferecem (apps, dispositivos de monitoramento, ferramentas de inteligência artificial, soluções telemáticas para comunicação médico-paciente ou consulta de prontuários a partir de qualquer lugar).
- Um modelo de uma história sócio-sanitária única que supõe um impulso na coordenação ao nível sócio-sanitário, tanto no domínio dos recursos como dos sistemas. Isso garante a saúde e o bem-estar dos grupos mais vulneráveis, facilita a detecção precoce de situações de risco para atuar precocemente com indicadores comuns e possibilita o desenvolvimento e a implantação de serviços de atenção domiciliar e de assistência remota.

A Minsait afirma em seu relatório que, tanto na Espanha quanto na América Latina, “a maturidade digital ainda é uma corrida de longa distância, que exige sistemas de informação capazes de dar resiliência à gestão dos sistemas de saúde em uma crise como a atual, não só para atender os pacientes da Covid-19, mas também as demandas de pacientes crônicos, um grupo que reduziu notavelmente a sua presença em hospitais e centros de saúde durante a pandemia por medo do contágio”.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar