Brasil,

Como cuidar das equipes de TI na pandemia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lais Pagoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Fernando Rizzatti

É impossível pensar como as empresas teriam continuado suas atividades durante a pandemia sem o apoio das equipes de TI. Se, presencialmente, esses profissionais já desempenhavam papel importante nos escritórios, em home office, eles foram a peça-chave para que tudo funcionasse conforme o esperado. Tamanha responsabilidade foi como uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que se ressaltou o valor dos especialistas da área, também se evidenciou a sobrecarga a que eles estão submetidos.

Em um primeiro momento, o home office atendeu ao anseio dos profissionais de TI de realizar suas tarefas remotamente – uma demanda antiga da área. Não precisar se deslocar até o escritório, reduzir os custos com alimentação fora de casa, ter mais flexibilidade de horários para resolver pequenas intercorrências domésticas e pessoais, além de poder escolher o horário de melhor produtividade para trabalhar, pareceram vantajosos nos primeiros meses.

Porém, ao longo do tempo, a carga de trabalho não foi equilibrada para se adaptar à nova rotina. Pelo contrário: em muitos casos, a demanda só aumentou, seja devido à própria organização interna da empresa, por meio de plataformas de gerenciamento de projetos, ou ainda pelos anseios e necessidades dos clientes em comparação ao prazo técnico de execução dos projetos. Em verdade, as necessidades dos negócios sempre andam na frente dos prazos técnicos exigidos para sua resolução – assim, é natural que a sobrecarga de trabalho fique evidente.

Como evitar a sobrecarga da TI? – Três em cada 10 profissionais de tecnologia se sentem “muito esgotados”, como indicou o Relatório de Salários 2020, publicado pelo site de carreiras Dice Insights. Além disso, um estudo de 2019 da Stack Overflow mostrou que 77% dos desenvolvedores trabalham mais de 40 horas por semana, 13% trabalham 50 horas por semana e 2% trabalham 70 horas por semana.

Portanto, é urgente que os líderes e gestores assumam a responsabilidade de cuidar de suas equipes. O primeiro passo é entender que estamos tratando de uma questão extremamente complexa, pois há vários fatores que devem ser analisados e resolvidos para reduzir a sobrecarga de trabalho desses profissionais. Entre eles, está a organização interna. É preciso utilizar plataformas de gestão de projetos bem implementadas e buscar negociar prazos de entrega de projetos levando em consideração todo o esforço técnico envolvido.

Outro fator, que eu diria que é o mais importante de todos, diz respeito à cultura empresarial de como os gestores entendem o papel da área de TI dentro de suas organizações – e, sobretudo, como o CIO se posiciona diante desse cenário. Há empresas que entendem que a área de TI, embora crucial para o negócio, serve para dar suporte à operação e, por isso, não é uma área estratégica. Assim, decisões são tomadas sem que o TI ou o CIO tenham sido consultados, definindo planos e datas inviáveis que, na grande maioria dos casos, irão gerar uma sobrecarga de trabalho à área.

Nesses casos, especialmente, a postura do CIO é fundamental, visando demonstrar aos gestores como o TI pode e deve resolver os desafios de cada negócio. É preciso sempre ter em mente que a tecnologia por si só não resolve problema algum, mas é um meio de solucioná-lo.

Como motivar as equipes dentro do limite? – O que mantém um profissional motivado? Acredito que o equilíbrio entre quatro variáveis: cargo, responsabilidades, remuneração e projetos. Manter essa relação sempre equilibrada é um enorme desafio para toda e qualquer empresa. Muitas vezes, ela consegue responder bem à relação entre cargo, responsabilidades e remuneração, mas a relação com projetos é sempre muito complicada, porque depende de um conjunto de fatores incontroláveis.

Os profissionais dessa área estão sempre em busca de projetos que envolvam o desbravamento de uma nova tecnologia, porque querem ser desafiados. Se a empresa ainda trabalha com sistemas e soluções obsoletos, isso se torna um empecilho a longo prazo para a equipe. Satisfazer expectativas individuais de recursos não é uma tarefa fácil e exige muita habilidade dos gestores da área.

Por fim, é possível concluir que não existe receita para aliviar a sobrecarga da TI. As causas são extensas e vão desde o posicionamento da empresa com relação ao entendimento da importância da área de TI, do posicionamento do CIO diante dos gestores, da plataforma de gestão de projetos, da metodologia de dimensionamento de esforço de equipe por projeto até a manutenção dos talentos da área, que exige um enorme esforço dos gestores na administração das expectativas individuais da equipe. Acredito que um bom começo é fazer a mudança partir de cima. Líderes devem ser exemplo para os demais colaboradores, cumprindo seus horários de entrada e de saída, buscando negociar prazos e estar em equilíbrio com as demandas e entregas. Entender o que os profissionais precisam para estarem satisfeitos com a empresa pode ajudar a criar uma relação melhor, com maior compreensão e respeito por ambas as partes. Assim, é possível cuidar das equipes de TI na pandemia e também no futuro!

Fernando Rizzatti é sócio-diretor na Neotix Transformação Digital. Tecnologia aplicada ao mundo dos negócios é a essência de sua trajetória profissional, de mais de 25 anos, sempre aliada à inovação que agrega valor. Da indústria de transformação, passando pelo segmento financeiro e de economia mista, tem habilidades para entender necessidades e encontrar soluções. Acredita em equipe e união de talentos. Adora música e a inspiração para compor. Dirige a Neotix como quem compõe uma sinfonia. Cada nota é fundamental.

Sobre a Neotix Transformação Digital

A Neotix Transformação Digital une estratégia, UX (User Experience), tecnologia e empatia para conectar empresas e clientes. Com mais de 20 anos de experiência, ela usa as mais modernas tecnologias para projetar produtos e serviços digitais que conquistam pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar