Sistemas de agendamento: Tecnologia com gestão moderna e eficaz, otimizando o uso dos espaços no retorno aos escritórios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Oliveira Barreto
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Como fazer uma gestão inteligente e eficiente dos espaços atuais no ambiente de trabalho

O gerenciamento inteligente dos recursos empresariais se tornou um tema ainda mais relevante no momento atual, pois com a retomada gradativa das atividades presenciais, muitas organizações tiveram que fazer uma série de adaptações para garantir o retorno seguro de seus colaboradores ao ambiente físico. Os cuidados vão desde protocolos relacionados à saúde até soluções tecnológicas modernas para um melhor controle e gestão dos recursos.

Se pararmos para pensar, há apenas alguns meses atrás, o cenário era outro - escritórios bem movimentados e cheios, com equipes colaborando entre si e circulando livremente e sem grandes preocupações. Não era difícil de encontrar salas de reuniões e em vários andares, constantemente ocupadas, e colaboradores usando espaços até mesmo de convivência para suas reuniões.

Porém, quando voltamos para o tempo presente, já encontramos um outro cenário e totalmente diferente, com muitas modificações e restrições que transformaram as relações de trabalho para sempre. Não é exagero dizer que o formato de trabalho nunca mais será o mesmo.

As empresas tiveram que adaptar espaços que antes eram de convivência ou de café com mais monitores, mesas bistrô, controles e sistemas de apresentação sem fio, tudo pensado para ter o mínimo de toque, ou seja, “touchless” e para manter o distanciamento social, evitando que as pessoas fiquem muito tempo sentadas em sofás ou mesinhas.

Já as grandes salas e espaços de reuniões, em muitos casos, tiveram que ser reduzidas ou adequadas à um número menor de participantes. E ainda com parte da equipe trabalhando remotamente, as empresas tiveram que implementar novas soluções no escritório, como Videoconferência em mais salas ou espaços alternativos e Sistemas de agendamento para otimizar o uso desses espaços, que agora serão mais escassos.

Sistemas de agendamento como aliados na otimização dos espaços de reuniões no trabalho presencial

Em meio a todo esse novo contexto, é importante que as empresas se organizem para gerar o menor impacto tanto no bem-estar quanto na produtividade de suas equipes.

Tanto gestores como subordinados, precisam se sentir seguros para o retorno ao escritório e uma empresa que se prepara bem, terá mais tranquilidade neste processo.

É preciso entender que as pessoas estarão se adaptando à essa nova realidade e que, portanto, é preciso orientá-las quanto ao uso eficaz dos recursos disponíveis. O uso dos Sistemas de Agendamento de salas pode ser um grande aliado para otimizar e organizar melhor a disponibilidade dos espaços de reuniões, que agora poderão ser presenciais ou híbridas e o fluxo de agendamento fica muito mais tranquilo para o usuário que não precisa ficar circulando para “encontrar” uma sala disponível.

Mas, quais benefícios os sistemas de agendamento podem gerar para as organizações e usuários?

Os sistemas inteligentes de agendamento permitem que o usuário reserve suas reuniões pela agenda ou diretamente no painel localizado em frente à cada sala, organizando o fluxo de suas reuniões com antecedência e organização. Também é possível fazer o check-in em reuniões pré-agendadas, para validar o uso do espaço ou até mesmo, caso o funcionário encontre um espaço livre, ele pode realizar o agendamento em tempo real, de forma intuitiva e rápida com um simples toque no painel, que pode ser feito com um objeto pra que a pessoa não precise tocar com suas mãos.

Além da simplicidade e facilidade de uso desse sistema por parte dos usuários, é possível para os gestores fazer um acompanhamento do uso dessas salas, através de relatórios que o sistema gera. Com base nesses dados, os gestores podem verificar se as salas estão sendo reservadas e realmente utilizadas ou checar se o usuário (individual) não poderia utilizar sua própria mesa de trabalho para realizar uma videoconferência, por exemplo. Todas essas informações colaboram para que todos façam uso dos espaços com mais eficácia e não os mantenha sempre ocupados desnecessariamente. Lembrando que muitas empresas já não terão tantas salas disponíveis...

Assim, as organizações que optarem por esse tipo de solução, conseguirão ter um melhor controle e otimização dos seus espaços atuais, tratando-se não apenas de uma modernização, mas sim de uma gestão inteligente e eficiente do ambiente de trabalho. Tudo isso se traduzirá no bem-estar para os colaboradores que estiverem no escritório e em informações reais e atuais para os gestores que precisarão tomar decisões mais assertivas para melhoria do fluxo das atividades presenciais, nesse caso, as reuniões, sejam elas híbridas ou presenciais.

Sobre a absolut technologies: Somos uma empresa de áudio e vídeo profissional, provedora global de soluções inteligentes em Pro-AV, especializada em sistemas de comunicação Unificada (UC), colaboração e serviços gerenciados. No mercado desde 1998, possuímos sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Miami e Lisboa. Somos a GPA no Brasil e em Portugal, e como GPA pensamos e agimos globalmente com o objetivo claro de fornecer a cada vez mais pessoas e organizações, o ambiente ideal para colaborar, compartilhar ideias e conhecimentos, aumentando a criatividade de cada equipe em todos os cantos do mundo.