Brasil,

Tudo que nos transformamos em digital não vai voltar pra trás

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Serpro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Afirmação é do secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital ao anunciar que já são 78 milhões de usuários cadastrados no Gov.BR

Digitalks Expo conta com patrocínio do Serpro

Ex-presidente do Serpro e atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, afirmou, na tarde de ontem, em evento de negócios da economia digital e tecnologia, que "tudo que nós transformamos em digital não vai voltar pra trás, nós vamos avançar e melhorar. O digital é mais eficiente, os processos digitais são mais rastreáveis e muito mais transparentes do que os processos em papel". Segundo ele, nesses 600 dias de gestão, o atual Governo atuou em busca do fim da burocracia. "Um dos grandes exemplos de governo digital, que já está funcionando, é o Gov.br. É uma iniciativa da Secretaria de Governo Digital para fazer a união de todos os portais do Governo Federal. A pessoa não precisa entrar em 30 lugares diferentes para conseguir o que ela precisa dentro do governo. A cada dia aumenta o número de sites que abraçam esse programa dentro do governo”, afirma Caio Paes de Andrade.

De acordo com o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, já são 78 milhões de usuários cadastrados no Gov.BR. De 3,9 mil serviços, já foram transformados digitalmente 60% só entre 2019 e 2020. O Brasil conseguiu colocar 2,1 mil serviços na palma da mão do cidadão, como a CNH digital, o InfraBR e a carteira de trabalho digital.

No encerramento da palestra, Caio Paes de Andrade passou uma mensagem incentivando o público a considerar a vida como agente público. “Eu fui um pioneiro da internet no Brasil, me diverti muito, foi muito bacana, em tudo isso o empreendedorismo é fundamental. Mas pensem, porque precisamos de gente boa no Estado, precisamos de gente boa no governo. Se tiverem vontade de passar um, dois anos no governo, venham; precisamos de gente jovem e de gente boa”, provocou.

Alinhada com a digitalização, a desburocratização também foi um tema importante na palestra. Com o tema “Governo Digital. O fim da burocracia” e ressaltou a importância que o Serpro tem no processo de digitalização do país. “O Serpro é uma empresa nuclear para a transformação digital do Estado brasileiro. Ele roda os sistemas estruturantes da Administração Pública, desde emissão de notas fiscais eletrônicas do Brasil inteiro até toda a parte de comércio exterior passa pelo Serpro. Todos esses sistemas são muito importantes para o Brasil. E para você fazer uma transformação digital você precisa contar com quem conhece esses sistemas, e ninguém melhor do que o Serpro para fazer isso”, destacou.

Tecnologias Disruptivas

No segundo dia do evento, o superintendente de soluções analíticas e inteligência artificial do Serpro, Giordanni Paiva, participou do Talkshow “A Inteligência Artificial e os Negócios: mutualismo de cooperação” com a CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino e a consultora e escritora Best-Seller Martha Gabriel. Durante o debate, foram abordadas quais estratégias práticas as empresas podem adotar para acelerar a transformação organizacional e conseguir extrair os benefícios da inteligência artificial para saber como e onde aplicar e vender seus discursos de negócios.

“Para que a inteligência artificial possa, realmente, trazer uma transformação digital e tornar-se um diferencial competitivo para uma empresa, temos que ir além de profissionais altamente capacitados e ferramentas modernas. O que tem como determinante é a criação de uma cultura organizacional voltada ao uso de inteligente e utilização adequada dos dados. Não pode estar restrito à TI, ela tem que permear em toda a organização, operação, marketing, vendas. É um processo que, para uma empresa começar, tem que ser muito bem estruturado”, defendeu Giordanni.

A palestrante Tânia Cosentino parabenizou o trabalho que o Serpro tem desenvolvido. “Eu fico muito feliz de ver o Brasil no relatório da ONU. O país evoluiu bastante quando se fala de serviços digitais do governo, e estamos entre os top 20 do mundo em melhor oferta de serviços digitais. Então, parabéns para vocês do Serpro, que fazem parte dessa história. Realmente, o trabalho de vocês tem sido sensacional”, elogiou Tânia.

“A inteligência artificial pode trazer desenvolvimento econômico substancial para nosso país, mas é preciso melhorar a igualdade de acesso. A conectividade, no nosso país, ainda é um problema. É preciso investir massivamente em capital humano, pois precisamos de pessoas preparadas. Temos que olhar a TI como parte estratégica do negócio”, concluiu a CEO da Microsoft Brasil.

O Digitalks Expo teve início no dia 26 e encerra hoje, 28 de agosto. Trata-se do principal evento de negócios da economia digital e tecnologia. Contou com mais de 100 palestrantes, 12 trilhas de conteúdo, sala de networking e de negócios, ambiente para novos projetos, conexões e compartilhamento de conhecimentos. Foi realizado de modo virtual e contou com o patrocínio do Serpro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar