Você está trabalhando de casa? Relatório da McAfee revela que malware pode bater na sua porta

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joseane Carmo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Não é segredo que o Covid-19 continua transformando a forma como vivemos. A cada dia que aumenta o isolamento, tornamo-nos mais dependentes dos nossos dispositivos e equipamentos de tecnologia, uma vez que nos permitem estar ligados aos amigos e familiares, realizar nossas atividades profissionais, ter aulas online ou simplesmente nos divertir com jogos.

E os hackers estão bem cientes desses hábitos. Na verdade, as descobertas do McAfee Labs revelam como os cibercriminosos integram seus ataques a tudo o que está presente na vida dos consumidores, visando principalmente questões relacionadas a pandemias, hábitos de dispositivos, comportamentos e muito mais, por meio de novas formas de malware.

De acordo com o último Covid-19 Threat Report da McAfee, empresa que oferece inovações que vão além do AV tradicional - como proteção de identidade, controle dos pais, VPN e segurança de casa conectada — o malware total aumentou 27% nos últimos quatro trimestres e os novos tipos de malware para Mac OS aumentaram 51%. O novo malware móvel também aumentou 71%, registrando um aumento total de quase 12% no malware móvel nos últimos quatro trimestres. Em termos de dispositivos IoT, os novos tipos de malware aumentaram quase 58% e o malware total em IoT cresceu 82% nos últimos trimestres.

Cuide de sua vida digital

Durante esse período de incerteza, pode ser difícil distinguir o fato da ficção, identificar com êxito um esquema malicioso e interrompê-lo imediatamente. No entanto, os usuários de tecnologia podem ajudar a proteger suas vidas digitais por meio de melhores práticas de segurança. Aqui está o que você pode fazer para se manter seguro e sem preocupações:

• Mantenha-se atualizado sobre as ameaças mais recentes

Para rastrear campanhas maliciosas relacionadas a pandemias, o McAfee Advanced Programs Group (APG) publicou um painel de ameaças COVID-19, que inclui as principais ameaças que alavancam a pandemia, verticais e principais países-alvo, bem como tipos e ameaças mais usadas ao longo do tempo. A lista é atualizada diariamente às 16h.

• Cuidado com mensagens de usuários desconhecidos

Se você receber uma mensagem de texto, e-mail, mensagem de mídia social ou telefonema de um usuário desconhecido sobre a pandemia, é melhor proceder com cautela e evitar qualquer tipo de interação.

• Use VPN

Evite que hackers se infiltrem em sua rede. O uso de uma VPN permite que você envie e receba dados e ao mesmo tempo criptografa suas informações, evitando que outras pessoas as leiam. Ao ajudar a proteger sua rede, as VPNs também evitam que hackers acessem outros dispositivos (de trabalho ou pessoais) conectados ao seu WiFi.

• Use uma solução de segurança abrangente

Busque sempre por inovações em segurança que entreguem mais do que apenas um antivírus tradicional. Opte por soluções que contenham proteção de identidade, controle parental, VN e segurança para a casa conectada para proteger tudo o que é realmente importante.