Brasil,

Compliance Total auxilia TEGMA a implantar Compliance e companhia consolida cultura de ética e integridade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gislene Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Estabelecer uma cultura de ética e integridade se tornou imprescindível para a sobrevivência das companhias. A Compliance Total tem auxiliado muitas empresas a implantar a área de Compliance, a Tegma Gestão Logística é uma delas. Para Wagner Giovanini, sócio-diretor da Compliance Total e Contato Seguro, os mecanismos de integridade contribuem com alcance de metas, sempre observando os valores éticos. “Processos, controles, atividades, ferramentas, entre outros, devem ser estabelecidos para mitigar riscos de natureza ética e não aqueles ligados ao pagamento de multas, penalidades e proteção. Aqui está a prevenção!”, explica Giovanini.

Há 50 anos no mercado, a TEGMA é um dos maiores operadores logísticos do Brasil que faz parte de um seleto número de empresas do setor que estão listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Com atuação em todo o território nacional, a empresa possui 21 filiais estrategicamente localizadas, totalizando 1,8 milhões de metros quadrados de pátios e 65 mil metros quadrados de armazéns. Considerada a maior operadora da América Latina voltada para o transporte de veículos zero-quilômetro, a TEGMA movimenta mais de 800 mil unidades por ano, fato que a posiciona como importante player estratégico do outbound automotivo.

“A partir de junho de 2007, momento em que a empresa tornou-se uma companhia de Capital Aberto, listada na B3 no segmento Novo Mercado - dedicado àquelas com o mais alto nível de Governança Corporativa, intensificamos nosso desejo de fortalecer e contribuir com a integridade no ambiente de negócios do Brasil por meio do fortalecimento da conformidade em nosso ambiente interno e mercado de atuação”, conta Luciano Neto, Gerente Executivo Jurídico e Compliance Officer da Tegma.

Apesar de traçado o grande propósito da nova área de Compliance e anunciado o começo da implementação do Sistema de Integridade, ainda em 2019, a TEGMA sabia que atender aos requisitos regulatórios seria o primeiro desafio deste projeto.

“Tínhamos ciência do caminho que teríamos que percorrer, e a superação somente foi possível com o apoio da alta administração da TEGMA, com as discussões e os estudos dos profissionais do Compliance, e os direcionamentos da Compliance Total que determinaram os pontos de atenção”, ressalta Neto.

Para que seja efetivo na prática, é essencial que o Compliance conte com o engajamento de todos os colaboradores para assim estabelecer uma cultura de ética e integridade na organização. Diante disso, a companhia realizou um concurso interno que escolheu o slogan da área de Compliance “Ética e Transparência: o que nos move”.

“A promoção do concurso foi um sucesso e premiou a empresa com um slogan criativo e robusto, capaz de transmitir a essência de nosso negócio e o propósito do Compliance”, comenta Luciano.

Elencado a isso, a Tegma implantou uma série de ferramentas que estão contribuindo para a consolidação da área. O Código de Ética e Conduta é um deles. E os resultados começam a aparecer. As interações, consultas de dúvidas por parte dos colaboradores ao Compliance e o registro de manifestações recebidas no canal, aumentou 107,7% (quando comparamos janeiro a julho 2019 com janeiro a julho de 2020), pontos que reforçam o engajamento destes. Este movimento não pode parar, pelo contrário, vamos ampliá-lo para todo nosso setor. Prevenir, detectar e corrigir são os três pilares que servem como linhas mestras, simples e abrangentes sem margens para dúvidas quanto a direção que desejamos seguir”, finaliza Luciano Neto, Gerente Exec. Jurídico e Compliance Officer da Tegma.

Sobre a Compliance Tota|Contato Seguro

O grupo Compliance Total | Contato Seguro é constituído com o propósito de disseminar a cultura da integridade e da ética, contribuindo, assim, para a formação de uma sociedade mais justa e livre de ilicitudes e da corrupção. São mais de 10 anos em soluções para o Mercado Privado Brasileiro e Latino Americano.

Nossas empresas fornecem soluções, ferramentas, canal de ética, treinamentos e geração de conteúdo com objetivo de auxiliar as instituições a implementar, executar e gerenciar Mecanismos de Integridade e Compliance. A Contato Seguro ocupa posição de destaque no mercado nacional, sendo uma das pioneiras na solução de Canais de Denúncia terceirizados para as empresas.

Sobre a TEGMA (boiler)

A TEGMA está no mercado há 50 anos e é especializada em operações complexas e de alta criticidade para empresas de setores de alto valor agregado, oferecendo uma gama completa de serviços, com foco em logística de veículos e logística integrada.

Com atuação em todo o território nacional, a TEGMA possui 50 filiais estrategicamente localizadas, totalizando 1,7 milhões de metros quadrados de pátios e 65 mil metros quadrados de armazéns. Em suas operações, a companhia gerencia mais de 1.500 equipamentos próprios e de terceiros e emprega cerca de 2 mil colaboradores diretos.

A TEGMA é a maior operadora da América Latina voltada para o transporte de veículos zero-quilômetro, movimentando por ano mais de 750 mil de unidades, o que a posiciona como um player estratégico do outbound automotivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar