Brasoftware ajuda SESC Manaus a modernizar seu sistema de armazenamento de dados em nuvem

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Iago Vargas
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Solução Arcserve UDP permitiu à empresa realizar o armazenamento de backup espelhado em nuvem, uma tecnologia ainda pouco adotada na região norte do país

O SESC Manaus, instituição com papel fundamental no desenvolvimento social do Estado, nas áreas de Saúde, Cultura, Educação, Lazer e Assistência da Capital, acaba de conquistar um avanço tecnológico importante. Com a ajuda da Brasoftware, uma das mais tradicionais provedoras de tecnologia do mercado, a instituição adotou a solução Arcserve UDP para a realização de armazenamento e proteção de dados em nuvem.

De acordo com o Sesc, um dos desafios do projeto estava ligado a conexão com a internet, um ponto ainda desafiante na região norte do país. Embora a infraestrutura de rede tenha crescido bastante nos últimos anos nessa região, a conexão com internet ainda apresenta uma necessidade de melhoria. Os cabeamentos de fibra são feitos, muitas vezes, através dos rios e afluentes da região, levando a conexão para os municípios do interior. Em um cenário como esse, o armazenamento de dados via nuvem poderia ser um caminho arriscado.

Para atender a necessidade desse cliente, que até então mantinha seus dados "in house", dentro de servidores domésticos, que geram custos de manutenção e depreciação dos equipamentos, a solução escolhida foi o Arcserve UDP, uma plataforma que combina tecnologias de recuperação de desastres, backup, replicação e deduplicação global real, em uma solução unificada que oferece toda a proteção de dados em nuvem, expandindo ou reduzindo o tamanho de armanezamento, conforme a necessidade do cliente.

"A pandemia acabou trazendo um desafio extra para esse projeto, pois na licitação, um dos requisitos era que a implementação fosse feita de forma presencial. Mas diante do cenário, realizamos, de maneira inédita, todo o mapeamento do ambiente interno e da infraestrutura de hardware e software desse cliente de forma remota. ", afirma Alexandre Vilanova, Executivo de Contas da Brasoftware. "Além disso, tivemos um cuidado redobrado para garantir que a operação do Sesc Manaus continuasse funcionando normalmente, com a mesma segurança da informação. A sinergia com o time de TI do Sesc Manaus foi essencial para o sucesso dessa implantação", detalha Felipe Ribeiro, Executivo de Serviços da Brasoftware.

Em três meses, o projeto foi concluído e, ao todo, foram migrados cerca de 1 terabyte de dados, sem qualquer prejuízo do projeto original. De acordo com Wescley Rabelo, Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação do SESC Manaus, a instituição já estuda ampliar o projeto, considerando 5 terabytes de backup em nuvem. "O segredo do sucesso desse projeto foi o forte alinhamento que estabelecemos entre o nosso time e o da Brasoftware. A plataforma adotada agregou valor, não só para o time de TI mas para a Instituição como um todo", finaliza o executivo.

Sobre a Brasoftware

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais principais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, tendo em seu portfólio soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Arcserve, Corel, VMware, PaloAlto, ForcePoint entre outras. A empresa conta com uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com foco em projetos de Inovação abordando tecnologias como análise preditiva, AI, IoT, cognitive Services, blockchain, RPA entre outros.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo uma importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo, e o Parceiro do Ano em 2019. Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica, Totvs, UHG, UOL, SENAC, TJ - SP são alguns dos clientes da empresa.