Brasil,

Datastore Series aponta crescimento de mais de 13% em todo o país nas intenções de compra de imóveis para os próximos dois anos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Kroiss
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Relatório mensal também destaca retomada de 5%, comparado a junho, na intenção de compra nos próximos 12 meses

O Datastore Series de julho traz índices animadores para o mercado imobiliário brasileiro. Segundo as análises de dados, cerca de 11 milhões de famílias brasileiras pretendem comprar um imóvel nos próximos 24 meses (21,8% de todas as famílias com renda acima de R﹩ 1.500,00/mês). Além disso, dentro deste universo, metade delas quer que isso aconteça nos próximos 12 meses. Comparado ao mês de junho, o crescimento é de mais de 13 pontos percentuais para tomada de decisão de compra de imóveis em até 24 meses e de 5% para a tomada de decisão em até 12 meses.

O aumento na intenção ocorreu em todas as regiões do país com números que atingem quase os mesmos patamares de antes da pandemia de Covid-19. A região Sul registrou o maior índice (24,11%), seguida pela Sudeste (22,14%) - que já se recupera com vigor -, Centro-Oeste (21,54%), Nordeste (20,30%) e Norte (16,00%). Nos números gerais, o país teve aumento na intenção de compra em 21,8%. Antes do isolamento social, esse número era de 25% e assim esteve nos anos de 2018 e 2019.

Segundo Marcus Araujo, CEO e fundador da Datastore, esse cenário é bastante promissor e essa ascendência deve continuar nos próximos meses. "O mercado imobiliário brasileiro mostra o seu vigor, por meio da redução da Taxa Selic em julho para o patamar de 2,25%. Novos compradores e investidores chegaram ao mercado, impulsionando a retomada, corroborada por incorporadores e imobiliárias. Pessoas que queriam mais espaço, aproveitaram produtos estocados há anos e com preços muito bons. O estoque já é bem baixo e o país precisa de lançamentos. A nova redução da taxa Selic agora em agosto para 2,00% vai impulsionar ainda mais o crescimento das intenções de compra para os próximos dois anos no mês de setembro, podendo alcançar a maior elevação desde o impeachment em 2016, que foi de 27,00%", completa.

Araujo diz que esse é o momento para intensificar o desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários para atender o público comprador. "Em junho, o aumento foi de apenas 1%. Agora, crescemos 5% na intenção de compras de 12 meses, ou seja, mais compradores bem decididos e qualificados querendo comprar com agilidade. Esse é o momento para o mercado criar novos produtos".

Na análise geral, o CEO da Datastore diz que o ponto mais relevante é com relação à intenção de compra: em junho, o objetivo de compra era de 36 meses. "A intenção de compras para 24 meses retomou em todas as regiões do Brasil, com destaque para o Sul e o Sudeste que assumem a dianteira. Já é o maior patamar desde 15 de março de 2020, quando começou a pandemia."

Datastore Series

A Datastore Series é uma análise completa e gratuita sobre os dados do mercado imobiliário com projeções e análises mensais feitas pela Datastore e Marcus Araujo sobre a movimentação do setor. A análise pode ser feita por abrangência nacional, regional, mensal trimestral, quadrimestral e pode, inclusive, indicar os próximos passos do mercado imobiliário em geral. A Series é consistente e traz dados coletados com abrangência nacional desde 2007.

Sobre a Datastore

A Datastore é uma empresa especializada em pesquisas de demanda para o setor imobiliário. Fundada por Marcus Araujo em 1994, a empresa possui o maior banco de dados de informações sobre as expectativas imobiliárias dos brasileiros, que abrange desde grandes comunidades planejadas, terrenos em bairro planejado, terrenos em loteamento fechado, apartamentos de todas as categorias, imóveis na praia, no campo, salas e lajes corporativas, hotelaria, terrenos industriais até galpões logísticos, e os novos formatos de apartamentos compactos para locação. Já foram pesquisados mais de 610 bilhões em VGV imobiliário de todas as categorias com inteligência de mercado da Datastore.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar