Brasil,

Tanabata Matsuri Digital 2020 terá cerimônia Xintoísta para queima dos tanzakus com transmissão ao vivo pela internet

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leila Peres
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Festival das Estrelas teve sua 42ª edição online e por drive-thru por conta da pandemia. E segue recebendo os pedidos virtuais de todo o Brasil até 21 de agosto.

A pandemia alterou calendário e formato de eventos em toda parte do mundo. Na comunidade japonesa não foi diferente. O tradicional Tanabata Matsuri –Festival das Estrela deste ano aconteceu com programação cultural online e drive-thru de tanzakus, bilhetes coloridos onde as pessoas escrevem seus pedidos para serem enviados às estrelas Orihine (Vega) e kengyu (Altair).

E, segundo a lenda, os desejos chegam ao reino celestial através de fumaça, pela queima dos papéis, que será no dia 22 de agosto, às 11h, com transmissão ao vivo pela internet. Até lá, ainda é possível fazer pedidos pelos tanzakus virtuais, que ficarão disponíveis no site até dia 21 de agosto.

Digitalmente, as cores e simbologias seguem as mesmas tradições de todas as edições: verde - Esperança; branco - Paz; vermelho - Gratidão; azul - Proteção e Saúde; rosa – Amor, e amarelo - Dinheiro e Prosperidade. Neles, as pessoas escrevem seus pedidos e a equipe da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) –responsável pela organização e realização do evento-, fará a impressão de todos os desejos virtuais.

A lenda do Tanabata Matsuri celebra a história de amor entre Orihine (Vega) e kengyu (Altair). Ela, filha de um poderoso deus do reino celestial, que certo dia, diante de seu tear, viu passar um rapaz (Altair) conduzindo uma ovelha e por ele se apaixonou. O pai consentiu o namoro dos dois jovens.

Totalmente dominados pela paixão, Vega e Altair se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, permitindo que o casal de namorados se reencontre somente uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, desde que cumpram a ordem do pai de atender aos pedidos vindos da Terra.

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nesta época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

No Brasil, o Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL, na Praça da Liberdade-Japão, na capital paulista. Já no Japão, acontece em várias cidades, com festividades realizadas em agosto para aproveitar as férias de verão das escolas. Mas a história do festival teve início há mais de 1.350 anos na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603.

Tanabata Matsuri Digital - Tanzakus online
Pedidos digitais: https://www.tanabatamatsuri.com.br/
Preço: R$ 5 cada tanzaku
WhatsApp: 11 99025-2113
Facebook: @acalliberdadeoficial
Instagram: @acalliberdade
YouTube: Acal Liberdade

A ACAL

A Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL, com a denominação japonesa de “Bunka Fukushi Kyôkai”, é internacionalmente reconhecida e ponto de referência para a comunidade do bairro, para a cidade de São Paulo, Brasil e Japão. Tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, sócio ambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como o melhoramento das condições de vida de sua comunidade.

Para cumprir sua finalidade, a ACAL promove, anualmente, grandes e tradicionais eventos culturais, com o objetivo de proporcionar entretenimento e lazer à população de São Paulo, aos turistas brasileiros e estrangeiros que, além de visitar o bairro diariamente, comparecem aos eventos e admiram a cultura oriental.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar