Brasil,

A Transformação Digital nas eleições: a Confirma é forte aliada para o sucesso de campanhas eleitorais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Siegel Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Segurança na navegação, grande volume de dados protegidos de acordo com a LGPD são itens prioritários da plataforma digital de inteligência estratégica

O Brasil é pioneiro na utilização de tecnologia para o processo eleitoral. A urna eletrônica, por exemplo, foi adotada há mais de 20 anos, seguida do cadastro biométrico e o E-título. Com exceção da biometria, que não será adotada nas eleições de 2020 em função da pandemia, as demais tecnologias continuam ativas. Com relação às campanhas eleitorais, a Transformação Digital também ganhou força com o surgimento das plataformas digitais de gestão estratégica, como a Confirma.

Recém-lançada em junho, a Confirma possui cerca de 40 ferramentas inseridas no sistema e outras 10 devem se unir às demais até setembro. A idealização da plataforma é de responsabilidade da Quanta Consultoria, Projetos e Editora (QCP) e o desenvolvimento foi realizado pela empresa de software Caiena, com início em dezembro de 2019.

A Confirma é uma plataforma de inteligência para gestão estratégica que contribui para a elaboração, organização e implementação de estratégias para agilizar tomadas de decisões, redução de custos e realização de pesquisas nas campanhas eleitorais.

Toda a concepção do projeto seguiu estritamente as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quanto às formas adequadas de acesso, consentimento, portabilidade e revogação de dados. Durante a concepção e desenvolvimento da plataforma, a Confirma consultou especialistas para atestar sobre os cuidados que foram tomados na criação de todos os mecanismos. Um deles foi o Professor Doutor Daniel Barile da Silveira, advogado Empresarial e Consultor em Compliance e Proteção de Dados, Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.

“Toda a política de privacidade e termos de uso da Confirma foi concebida para atender as mais exigentes e atuais regulamentações de uso, tratamento e compartilhamento de dados existentes atualmente. Inclusive, antecipando o cenário de conformidade com as boas práticas neste setor, a política de dados da plataforma está adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), primando pela segurança da informação e o cuidado com os dados ali depositados”, declara o Prof. Dr. Daniel Barile da Silveira.

Com relação à construção e operação, a plataforma possui desafios em diversas áreas envolvidas: infraestrutura, planejamento, arquitetura e desenvolvimento de software, experiência de uso, gestão e manipulação de grandes bases de dados e geográficos, entre outros.

Na área de infraestrutura, por exemplo, o desafio está em garantir um ambiente de hospedagem da aplicação seguro, robusto e escalável. “Precisamos garantir que os diversos servidores responsáveis por processar as requisições dos usuários, armazenar os dados, por exemplo, consigam se comunicar de forma eficiente e segura, além de serem capazes de garantir o acesso quando há aumento de demanda dos usuários. Ainda em infraestrutura, é necessário gerir as centenas de dependências de bibliotecas de softwares que são utilizadas para a operação da Plataforma”, esclarece Eduardo Foster, Diretor de Tecnologia e Inovação da Caiena.

Sobre a experiência do usuário, foram considerados um alto nível de heterogeneidade dos usuários, por conta do processo eleitoral municipal em todo o Brasil. “As ferramentas devem ter uma boa experiencia de uso tanto para municípios, com alguns milhares de habitantes, quanto para os que possuem milhões de pessoas”, declara Eduardo Foster.

Também foram considerados os diferentes níveis de acesso às ferramentas, como celulares, tablets, computadores, etc. Cada ferramenta projetada possui a garantida de que a experiência de uso seja a melhor possível.

Atualmente, não há nenhuma ferramenta no mercado que reúna todas as funcionalidades da Confirma. Além de ser a plataforma de campanhas mais completa, alia uma alta capacidade de análise de dados com ferramentas de gestão de campanhas que fazem a diferença no cotidiano das candidaturas. Possui ainda a maior quantidade de dados georreferenciados (desde 2008) e ferramentas integradas aos dados sistematizados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar