Brasil,

Hewlett Packard Enterprise lança laboratório 5G para acelerar a adoção de soluções 5G abertas de vários fornecedores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Malu Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

O HPE 5G Lab será o catalisador para desbloquear uma nova onda de inovação de 5G aberta e interfuncional, enquanto as telecoms se preparam para a adoção em massa do 5G

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) acaba de lançar o HPE 5G Lab, um ambiente de teste e desenvolvimento no qual empresas de telecomunicações e parceiros podem validar e integrar soluções de rede 5G. Usando o HPE 5G Lab, as telecoms podem acelerar a adoção do 5G e acessar novas fontes de renda mais rapidamente, obtendo experiência prática com as mais recentes inovações do 5G em um ambiente de teste ao vivo. O HPE 5G Lab já obteve apoio dos principais líderes da indústria, incluindo Intel, Affirmed Networks, Casa Systems, Metaswitch, Openet e Red Hat.

O crescente portfólio de 5G da HPE libera o potencial de 5G no núcleo da rede, na borda e na empresa. Este ano, a HPE já lançou o HPE 5G Core Stack, uma pilha de softwares de rede 5G de núcleo aberto e nativa da nuvem; o HPE Resource Aggregator for Open Distributed Infrastructure Management , que simplifica o gerenciamento da infraestrutura de computação de telecomunicações para 5G em milhares de sites, e o HPE Edge Orchestrator , que permite que as telecoms ofereçam novos serviços de computação de ponta aos clientes nas margens das redes de telecomunicações. Agora, o HPE 5G Lab oferece um campo de provas que permite a validação dessas tecnologias, o preparo da adoção em massa e o investimento com confiança.

Os padrões de 5G foram projetados para que as empresas de telecomunicações possam construir suas redes 5G com plataformas abertas nativas da nuvem que utilizam componentes modulares de software e hardware de diferentes fornecedores, permitindo que elas implantem novos serviços 5G com mais rapidez, segurança e flexibilidade. Isso, contudo, representa uma grande mudança em um mercado que anteriormente contava com sistemas proprietários verticalmente integrados. Para abraçar essa mudança com confiança e segurança, as telecoms estão procurando trabalhar com parceiros confiáveis ​​e comprovados, que possam demonstrar desempenho e interoperabilidade em um ambiente de teste ao vivo e em tempo real.

"Governos e operadoras de telecomunicações em todo o mundo procuram as tecnologias 5G abertas como uma oportunidade de se afastar de vários fornecedores que levantaram preocupações fundamentais sobre segurança, resiliência e diversificação de mercado", diz Phil Mottram, vice-presidente e gerente geral de Comunicações e Soluções de Mídia na HPE. "No entanto, apesar de várias implantações bem-sucedidas, ainda persistem dúvidas sobre a capacidade de as tecnologias 5G abertas substituírem verdadeiramente a velha maneira de construir redes. Com o lançamento do HPE 5G Lab, empresas de telecomunicações, fornecedores de soluções e partes interessadas podem testar novas soluções inovadoras com confiança e garantir que estejam prontas para adoção em massa."

Ao adotar uma abordagem aberta, as telecoms agora têm a flexibilidade de trabalhar com praticamente qualquer fornecedor independente de software (ISV) ou o melhor fornecedor de serviços para criar soluções de rede personalizadas e ajustadas para verticais e casos de uso específicos. O HPE 5G Lab incentiva empresas de telecomunicações e fornecedores de plataformas a se unirem para testar, documentar e validar suas tecnologias como uma solução única.

O foco inicial do HPE 5G Lab será trazer inovação ao núcleo da rede celular anteriormente monolítica. Para aproveitar totalmente os benefícios e o poder do 5G, as implantações iniciais das redes de acesso por rádio 5G, que atualmente utilizam a infraestrutura principal 4G, precisarão migrar para um núcleo 5G independente. Isso permitirá o gerenciamento holístico, o compartilhamento de dados e a divisão em redes 5G virtuais com uso e características personalizadas. O HPE 5G Core Stack é verdadeiramente aberto, permitindo que as telecoms troquem funções de rede (NFs), conforme seja necessário, e, portanto, permaneçam ágeis e à frente da concorrência. O HPE 5G Lab permite que as empresas de telecomunicações testem e validem várias NFs de diferentes fornecedores, enquanto confiam na HPE para a integração com o HPE 5G Core Stack.

"A promessa de inovações de 5G abertas só acontecerá com uma forte colaboração da indústria. Por meio de nosso trabalho com o ecossistema, como esforços com a HPE em seus laboratórios 5G no HPE Telco Blueprints baseado no processador escalável Intel Xeon e investimento contínuo em nosso portfólio incomparável de infraestrutura de rede 5G, pretendemos ajudar nossos clientes a acelerarem a entrega e a implantação de suas Soluções 5G do núcleo à borda", avalia Alex Quach, vice-presidente da Intel.

O HPE 5G Lab, localizado em Fort Collins, no estado americano do Colorado, está disponível mundialmente para clientes e parceiros da HPE por acesso remoto e inclui o fornecimento de equipe para gerenciar e operar o ambiente de laboratório, além de ajudar na integração e em testes. O laboratório é baseado nas soluções do portfólio HPE 5G e incluirá vários produtos e soluções relacionados ao 5G:

• HPE 5G Core Stack - incluindo funções de rede 5G da HPE e de nossos parceiros, ambiente de dados compartilhados HPE (SDE) e camada de orquestração;

• HPE Telco Cloud - incluindo servidores padrão do setor, componentes de armazenamento e network para executar a rede 5G, além de software de plataforma de nuvem e contêiner, como o HPE Ezmeral Container Platform, o RedHat OpenShift, o RedHat OpenStack e o VMware Tanzu;

• HPE Telco Blueprints para Core e Edge - incluindo as pilhas de infraestrutura e VM, suportando soluções de terceiros e HPE, como o HPE 5G Core Stack e o HPE Edge Orchestrator;

• Equipamento de rede da Aruba - com suporte a serviços de telecomunicações fornecidos para empresas e interoperabilidade Wi-Fi 6/5G.

Para acessar o HPE 5G Lab e obter a validação com o 5G Core Stack, os ISVs precisam primeiro ingressar no programa HPE Partner Ready. Isso permitirá que eles demonstrem conformidade com os padrões 3GPP e se beneficiem do crescente ecossistema 5G da HPE, incluindo a força de vendas global da HPE, o suporte ao mercado e modelos de entrega inovadores, por meio do HPE GreenLake e do HPE Financial Services.

Com o HPE GreenLake, as empresas de telecomunicações podem adquirir uma rede principal de 5G de ponta a ponta como uma plataforma pré-integrada de software e hardware em um modelo de consumo como serviço. Ao implantar o HPE 5G Core Stack com o HPE GreenLake, as operadoras adquirem uma plataforma aberta específica para o 5G com investimento inicial mínimo e a capacidade de escalar de acordo com a demanda, pronta para suportar um crescimento imprevisível e à prova do futuro para as próximas evoluções do 5G.

A HPE e seus parceiros já exibiram várias implantações de 5G no núcleo de vários fornecedores e nativas na nuvem, como as demonstradas na Coreia e na França .

HPE - um parceiro confiável e comprovado para telecoms

A HPE tem mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, com mais de 300 clientes da área em 160 países. No núcleo, 700 milhões de assinantes em 82 operadoras dependem do software HPE Mobile Core e a HPE foi reconhecida pela Frost & Sullivan com o prêmio Leadership 2019 por Global 5G Infrastructure Enabling Technology. Saiba mais em hpe.com/info/5g.

Disponibilidade e recursos adicionais

O HPE 5G Lab está totalmente operacional e atualmente está sendo usado para finalizar a integração das funções de rede de parceiros no HPE 5G Core Stack.

Sobre a HPE

A Hewlett Packard Enterprise é referência global em plataformas as-a-Service da borda à nuvem. A companhia ajuda organizações de todo o mundo a acelerar seus resultados a partir do uso integral de seus dados e do aproveitamento total do valor que eles entregam aos negócios. A partir de décadas de atuação reimaginando o futuro e a inovação com o objetivo de melhorar a forma como nós vivemos e trabalhamos, a HPE entrega soluções de tecnologia únicas, abertas e inteligentes, promovendo uma experiência consistente que permeia todas as nuvens e bordas e ajudando seus clientes a desenvolver novos modelos de negócios e incrementar seu desempenho operacional.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar