NS Prevention divulga dados de seu relatório anual que apresenta um panorama do cenário de cibercrimes no Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victoria Vilela
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Levantamento mostra números, técnicas e táticas da atuação de fraudadores em todo o país. Pandemia da Covid-19 apresentou novas tendências no mundo digital

A NS Prevention, unidade de negócios do Grupo New Space especializada em inteligência cibernética, prevenção a fraudes e análise de riscos, apresenta os dados da 5ª edição do seu reporte anual, produzido a partir de informações extraídas das atividades realizadas no seu ambiente de pesquisa e monitoramento. O levantamento apresenta um cenário marcado pela pandemia da Covid-19, bem como as técnicas de atuação dos fraudadores no ambiente virtual e os métodos de ataque mais frequentes, levando em consideração o primeiro semestre de 2020 frente ao segundo do ano passado como período de comparação.

"Ao longo desse tempo, monitoramos inúmeros perfis de fraudadores, em canais abertos e/ou fechados, que vão desde redes sociais e chats públicos, a ambientes mais controlados, como fóruns e a dark web. Pudemos constatar um aumento significativo tanto na volumetria de golpes virtuais quanto no de cibercriminosos, que têm se aproveitado das fragilidades recentes para difundir ataques" afirma Thiago Bordini, diretor de Inteligência Cibernética do Grupo New Space. De acordo com o relatório, houve um aumento expressivo no número de websites falsos, principalmente em endereços (URLs) de supostas empresas que oferecem empréstimos e de autarquias governamentais, muitas das quais simulavam os de cadastro para recebimento de auxílios. Neste último caso, ainda se destacam centenas de aplicativos falsos, que foram disponibilizados nas principais lojas virtuais. Na comparação entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro deste ano, a equipe da NS Prevention encontrou quase o dobro (49,2% a mais) de URLs criminosas.

Site falso com promessa de créditos para celular

Página falsa do auxílio emergencial

Phishing simulando site de consulta ao FGTS

O golpe do falso empréstimo funciona basicamente assim: os fraudadores se passam por uma instituição financeira, a vítima solicita um empréstimo e é informada que para liberação do dinheiro é necessário que ela deposite uma pequena quantia em uma conta qualquer, popularmente conhecida por "conta laranja". Algumas dessas taxas realmente existem em empréstimos confiáveis. Só que em hipótese alguma, deve ser solicitado um pagamento adiantado. Essa prática é totalmente ilegal.

Ainda de acordo com o mesmo período de comparação, o levantamento mostra que também houve um aumento no número de fraudes registradas (26,5%), como também na coleta de malwares (9,3%), em ataques phishings (31,2%) e no de vazamento de dados e credenciais de acesso (32,7%). "É notável o aumento das táticas, técnicas e procedimentos sofisticados usados pelos criminosos digitais. Diferentes modalidades de ameaças cibernéticas, continuam crescendo e atingindo níveis recordes no Brasil", destaca Bordini.

Além de se pautarem pelo coronavírus e atingirem tanto órgãos oficiais quanto pequenas e grandes empresas, os fraudadores estão investindo em novas técnicas de engenharia social. Uma prática que ficou bastante evidente durante o monitoramento da NS Prevention foi a utilizada por golpistas em transmissões realizadas pelos artistas.

O diretor de inteligência cibernética alerta que "os fraudadores se utilizam de canais do YouTube em que eles tentam ao máximo replicar o original. Quando a apresentação começa, eles passam a reproduzir o sinal ao vivo das lives oficiais, disponibilizando QR codes e contas falsas para recebimento de doações que deveriam ser destinadas às famílias afetadas pela pandemia". Para coibir esse tipo de prática, Bordini diz que é necessário atenção à URL, que deve ser a mesma do canal oficial do artista. Além disso, orienta: "caso perceba que uma transmissão não é verdadeira, denuncie. Todas os canais oferecem a opção de informar e é assim que os responsáveis conseguem identificar o golpe e derrubar a transmissão".

Outro dado apresentado pela NS Prevention mostra um expressivo aumento na comercialização ilegal de credenciais de acesso a plataformas de streaming, tais como Netflix, Amazon Prime e GloboPlay. Entre março, abril e maio de 2020, foram mais de 189 mil anúncios ilegais mapeados em diferentes canais, o que representa um aumento de 72%, quando comparamos com os três meses anteriores. Além disso, os analistas da NS Prevention conseguiram levantar quase 2 mil anúncios ilícitos de assinatura para a Amazon Prime, em que o fraudador cobrava, em média, R$ 8. Foram 471 menções à GloboPlay, com vendas à partir de R$ 12, e mais de 186 mil referentes a credenciais de acesso para a Netflix, por apenas R$ 10. "Se levarmos em consideração o período analisado - 3 meses - essas empresas tiveram um prejuízo de mais de R$ 113 mil", finaliza o executivo.

Evidencias do comercio ilegal de credenciais de serviços de streaming

Sobre o Grupo New Space

O GRUPO NEW SPACE é um dos líderes na oferta de serviços e soluções de tecnologia para os mais diversos segmentos de negócio. Com mais de 30 anos de mercado, atua na gestão de serviços de crédito, RH, cartões, segurança cibernética, além de possuir um centro de competência operacional e a sala-cofre mais segura da América Latina. Seu portfólio de produtos abrange os segmentos financeiro, varejo, saúde e serviços. A empresa possui cinco unidades de negócios: NS BPO Digital Services - Serviços e soluções digitais para front end de negócios, sistemas de apoio e controles operacionais; NS Prevention - Inteligência cibernética especializada em prevenção a fraudes pela internet e perícia forense; Insert Payments - Centro de competência operacional e business analytics para o mercado de meios de pagamento; NS Tecnologia - consultoria especializada em downsize, integração de ambientes/protocolos e soluções em alta plataforma; NS Cloud Services - destinada a ofertas de serviços de migração, gerenciamento e otimização de ambientes de Nuvem.