VDI x Desktop como Serviço: benefícios e desafios de cada tecnologia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudia Müller
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

(*) Por Leandro Lopes , diretor de engenharia de sistemas da Nutanix para América Latina

Para muitos de nós, o futuro do trabalho mudou. Embora seja impossível prever o resultado disso a longo prazo, já está claro que trabalhar remotamente desempenhará um papel importante e muito mais frequente do que imaginávamos no início de 2020. À medida que estendemos nossa empresa além dos limites tradicionais de localização física, são apresentados alguns desafios tecnológicos interessantes relacionados à conectividade, segurança e acesso às informações e aplicações.

A recente necessidade para implementar ou expandir soluções de trabalho de qualquer lugar levou muitas empresas e organizações a darem uma segunda ou terceira olhada nas opções de tecnologias de computação do usuário final (EUC).

Pode ser uma surpresa saber como a infraestrutura de área de trabalho virtual (VDI) e o Desktop como serviço (DaaS) foram implantados nesses últimos meses. Uma pesquisa encomendada pela Nutanix e conduzida pelo Enterprise Strategy Group (ESG), constatou que um grande número de empresas já estava usando VDI e DaaS antes da pandemia e muitas outras estavam investigando uma ou ambas as opções para dimensionar rapidamente conforme necessário no futuro.

VDI ou DaaS (ou uma combinação de ambas) são adequadas para qualquer perfil ou tamanho de empresa? Com base nessa pesquisa vou tentar analisar essas opções com objetivo de mostrar os benefícios e os desafios de cada uma das duas tecnologias. Para desenvolver esse estudo, a ESG conversou com mais de 350 tomadores de decisão de TI nos Estados Unidos, de diversas indústrias. Aproximadamente dois terços dos entrevistados eram de empresas com mais de 1.000 funcionários. A pesquisa foi concluída pouco antes do pico COVID-19 em todo o mundo.

Segurança é o mais importante

Independentemente do caminho escolhido, VDI ou DaaS, a segurança é uma preocupação preeminente. Segundo o ESG, 53% consideram os atributos de segurança de seu ambiente operacional de desktop a melhor decisão de compra. Isso me surpreendeu pessoalmente, mas faz todo o sentido quando dou um passo para trás. Atualmente, a maioria dos usuários finais deseja trazer seu próprio dispositivo, mas o que acontece com os dados corporativos se eles são copiados para um dispositivo não corporativo? Como você evita malware ou ransomware quando não consegue controlar o dispositivo? A implementação de desktops e aplicativos virtuais com soluções adicionais, como microssegmentação no nível de máquina virtual, ajuda a mitigar esses vetores de ameaças.

Regras de eficiência

Quando se trata de justificativas para projetos EUC, 75% das organizações citam a TI e a eficiência de custos, juntamente com a segurança e a conformidade, como os principais motivos para os gastos. A pesquisa ESG constatou que o VDI e o DaaS compartilham os mesmos três principais desafios de implementação: complexidade do gerenciamento, custos mais altos que o esperado e risco de uma violação de segurança.

Adoção de VDI

O estudo da ESG constatou que 40% das organizações já estavam usando a tecnologia VDI antes do início da pandemia, com 43% das que a usavam há três anos ou mais. Outros 45% dos entrevistados estavam no processo de implementação da VDI ou tinham planos de fazê-lo no futuro. Mais importante, 65% das implantações atuais de VDI estão em plataformas HCI (infraestrutura hiperconvergente).

Desktop como serviço

A pesquisa também mostrou que o DaaS está diminuindo a diferença de adoção com a VDI, uma vez que 39% das organizações pesquisadas já estavam usando DaaS, com 46% no processo de implementação de DaaS ou planejando fazê-lo no futuro.

Qual tecnologia você deve escolher?

A pesquisa deixa claro que uma porcentagem substancial de organizações está usando o VDI e o DaaS. Para muitos, não se trata tanto de escolher entre VDI e DaaS, mas sim, como escolher a melhor opção para cada caso de uso. As organizações com operações internacionais têm menos probabilidade de confiar exclusivamente no DaaS (possivelmente devido a questões de soberania de dados), e o DaaS tende a ser favorecido pelas organizações para acesso a smartphones e tablets. A "disponibilidade aprimorada / continuidade dos negócios" foi citada como um dos três principais benefícios do DaaS, um atributo que provavelmente será particularmente atraente no ambiente atual.

Espero ter conseguido mostrar um pouco sobre pontos positivos e os desafios dessas duas tecnologias que estão sendo bastante demandas atualmente. Acredito que daqui para frente a forma de se trabalhar não será a mesma, pois o conceito de trabalho está cada dia mais relacionado a execução de uma atividade – independentemente de onde ela seja feita. Nesse sentido, às plataformas que suportam o trabalho à distância vão ganhar cada vez mais espaço no mundo corporativo e vão conquistar a preferência do usuário, o qual terá maior flexibilidade no formato de trabalho.