Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Nova forma de consumo aumenta demanda de serviços digitais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Déborah Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Fernando Pares

A crise sanitária mundial causada pelo novo Coronavírus fez a população antecipar um comportamento de consumo que já estava batendo à porta. A digitalização de serviços vem sendo colocada em prática nos mais variados setores, tanto no Brasil, como no resto do mundo.

No início de 2019, o Governo Federal apresentou um projeto que visava a digitalização de 80% dos serviços públicos. Nos últimos anos, vimos operadoras de TV serem trocadas por serviços de streaming. Startups têm surgido em abundância no mercado, trazendo inovação para diversos setores. Todo esse processo vem acontecendo, com até certa agilidade. Mas desde que a pandemia fez com que todos ficassem em isolamento social, o aumento foi exponencial e a digitalização foi mandatória em praticamente todas as áreas. Afinal, como resolver problemas bancários, comprar suprimentos, se consultar com o médico, nesse período, senão à distância? E como realizar qualquer dessas tarefas à distância, sem digitalizar processos?

Uma mudança na forma como nos relacionamos e como realizamos nossas atividades, que vinha acontecendo de forma gradativa, agora precisou evoluir abruptamente. Segundo a Embratel, por exemplo, o tráfego de dados na rede móvel subiu 20% durante o isolamento social. O e-commerce teve avanço de 80% em abril. As empresas de delivery ficaram sobrecarregadas. Os laboratórios estão vivenciando um crescimento significativo de pedidos de coletas em domicílio. As instituições de ensino, adotaram o formato EAD. Os prestadores de serviço, de modo geral, tiveram que utilizar as videoconferências, quando possível. As lives tomaram conta do entretenimento, os show agora são no formato drive-in e o Governo digitalizou mais de 800 serviços, só nesse meio tempo.

É cedo para prever qualquer impacto da pandemia, mas é nítido enxergar que não vamos mais nos contentar com formatos antigos e burocráticos de consumo. Se é possível realizar um exame em casa, ou até mesmo do trabalho, porque vamos enfrentar trânsito, filas, e horas de espera? Se podemos fazer uma movimentação bancária pelo smartphone, porque ir até o banco? Ou, até, se podemos nos exercitar e consultar profissionais de saúde de casa, comprar comida sem ir ao supermercado, porque vamos querer retomar esses costumes?

Todas essas indagações mostram uma tendência, uma nova forma de consumo, que será cada vez mais à distância, simples, conveniente e rápida. Os espaços físicos talvez não tenham mais tanta importância quanto um ambiente digital acolhedor e eficiente. As empresas poderão reduzir custos com trabalho remoto, enquanto os funcionários podem trabalhar de onde quiserem e organizarem seus próprios horários. As transformações econômicas vão acontecer, levando com elas o perfil de consumo a outro patamar.

Aumenta-se a demanda tecnológica, aumenta-se a oferta. Pós-pandemia, o mundo, de fato, não será o mesmo. Mas será ainda mais digital!

*Fernando Pares é sócio-fundador da ISA Home Lab, laboratório 100% digital que leva a comodidade do delivery de diagnóstico e análises clínicas até onde o cliente quiser. Formado em Economia e com MBA em Gestão de Saúde pela Insper. Atuou como analista de Fusões e Aquisições na G5 Partners. É co-fundador da AvalDoc, e, também, Fundador e CEO do Grupo Integra Medicina .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar