Brasil,

Red Hat impulsiona o futuro da supercomputação com Red Hat Enterprise Linux

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Linhas Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Plataforma líder global em Linux empresarial, RHEL fornece sistema operacional para os três principais supercomputadores do mundo

A Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções open source, tem sido fundamental para catalisar a transformação digital nas empresas. De acordo com o mais recente ranking TOP500 – lista que reúne os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo –, o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) fornece a estrutura do sistema operacional para os três principais supercomputadores do planeta.

O RHEL está no Fugaku, supercomputador mais bem colocado no ranking global, instalado no RIKEN Center for Computational Sciences de Kobe, Japão; no Summit, segundo na lista e localizado no Oak Ridge National Laboratory em Oak Ridge, no Tennessee (EUA); e Sierra, terceiro colocado, rodando no Lawrence Livermore National Laboratory em Livermore, na California (EUA). Além disso, o RHEL também está integrado em quatro dos dez maiores equipamentos, comprovando que a plataforma líder global em Linux empresarial pode entregar a base para atender até mesmo aos ambientes computacionais mais exigentes.

“A supercomputação não é mais o domínio de hardware e software construídos sob medida. Com a disseminação do Linux em outras arquiteturas, a computação de alta performance agora é voltada para o fornecimento de poder de processamento escalável para alimentar descobertas científicas. O Red Hat Enterprise Linux já fornece a base para a inovação no mundo corporativo e estamos felizes com os recentes resultados da TOP500, que mostram que podemos fornecer esta mesma plataforma acessível, flexível e aberta para os computadores mais rápidos e alguns dos mais eficientes em consumo de energia no mundo”, diz Stefanie Chiras, vice-presidente e gerente-geral da unidade Red Hat Enterprise Linux Business.

Segundo Satoshi Matsuoka, diretor do RIKEN Center for Computational Science (R-CCS), responsável pelo Fugaku, uma consideração essencial do projeto era a entrega de um stack de software open source. “Escolhemos o Red Hat Enterprise Linux que, operando em processadores baseados em Arm, nos possibilitou tornar os recursos de supercomputação acessíveis e gerenciáveis, simplificando o desenvolvimento e a implantação de uma ampla gama de cargas de trabalho e aplicações”, conta.

Já para Jack Dongarra, professor da Universidade do Tennessee, que responde pelo Summit, a inovação da computação e os avanços científicos não são feitos em um vácuo – a comunidade de supercomputação, desde laboratórios até o ecossistema de fornecedores, colabora para ajudar a gerar descobertas tanto no nível da arquitetura quanto da pesquisa. “A Red Hat é parte essencial desta comunidade global, ajudando a entregar um plano de controle aberto e baseado em padrões que podem tornar todo esse poder de computação acessível e utilizável por uma ampla gama de cientistas em várias disciplinas.”

Computação de alta performance em várias arquiteturas

O Red Hat Enterprise Linux é projetado para entregar uma experiência consistente, padronizada e de alto desempenho em quase todas as arquiteturas e configurações de hardware certificadas. Estes mesmos padrões e consistência são trazidos para os ambientes de supercomputadores, fornecendo uma interface previsível e confiável independente do hardware subjacente.

Supercomputadores modernos não são mais monolitos construídos com um propósito, a partir de componentes sob medida. Cada implantação movida pelo Red Hat Enterprise Linux usa hardware que pode ser adquirido e integrado em qualquer datacenter. Independente do hardware subjacente, o Red Hat Enterprise Linux fornece o plano de controle comum para operar supercomputadores, gerenciá-los e mantê-los da mesma maneira que sistemas de TI tradicionais.

O Red Hat Enterprise Linux também possibilita o avanço de aplicativos de supercomputação, incluindo containers Linux. Trabalhando em estreita colaboração com a comunidade – como no projeto Supercomputing Containers –, a Red Hat está ajudando a promover avanços para tornar Podman, Skopeo e Buildah, componentes do kit de ferramentas de container da Red Hat, mais acessíveis para criar e implantar aplicativos de supercomputação.

Sobre a Red Hat, Inc.

A Red Hat é líder global no fornecimento de soluções empresariais open source, utilizando uma abordagem de parceria com as comunidades para oferecer tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alto desempenho. A Red Hat ajuda seus clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável parceira das empresas da Fortune 500. Como um hub de conectividade em uma rede global de empresas, parceiros e comunidades open source, a Red Hat ajuda a criar tecnologias relevantes e inovadoras que permitem liberação de recursos para o crescimento e preparam os clientes para o futuro digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar