Brasil,

Indra usa inteligência artificial para prevenir incêndios florestais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Sistema FAEDO é capaz de detectar as menores fontes de fogo a quilômetros de distância

O período de inverno é caracterizado pelo clima seco, no qual as queimadas se tornam mais intensas, principalmente nas regiões rurais Pensando nisso, a Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, desenvolveu o Faedo, uma solução inovadora capaz de detectar até os menores focos de incêndio a dezenas de quilômetros de distância. O principal objetivo é fornecer uma ferramenta eficaz para sanar os danos cada vez mais rápido.

Isso é possível graças ao algoritmo do sistema, que é capaz de distinguir o fogo de outras fontes de calor, como o motor de um veículo ou um animal, por exemplo. “O grau de precisão é o que torna este sistema único. Conseguimos minimizar os falsos alarmes, um desafio que esta tecnologia ainda enfrentava para ser realmente eficaz”, explica Hosain Badouch, chefe do Centro de Excelência em Segurança da Indra em León, onde a solução foi desenvolvida.

Para cumprir essa tarefa, torres equipadas com câmeras e infravermelho são implantadas em conjunto a sensores, que medem a quantidade de árvores impactadas por cada incêndio. Além disso, estações meteorológicas ajudam a conhecer com precisão o clima e a saber qual é o risco de incêndio de cada região.

Uma vez identificado o possível foco de incêndio, o sistema envia um alerta à unidade de atendimento mais próxima, com coordenadas do local, vias de acesso mais rápidas e pontos de coleta de água. Também são enviadas informações relacionadas à temperatura, velocidade do vento, direção na qual o fogo se espalhará, comunidades que poderiam ser afetadas e pontos para controlar melhor a situação.

Caso o incêndio se espalhe, o Faedo fornece aos gerentes informações em tempo real sobre a posição de cada unidade de atendimento e o status dos veículos estão indo ao local, trazendo assim uma visão em tempo real para reagir e garantir a segurança das tropas. Ao mesmo tempo, os profissionais que estão trabalhando na área do foco acessam pelo celular todas as informações do sistema e recebem as imagens captadas pelas diferentes torres.

Todas as informações são gravadas para análise posterior. Assim, é possível determinar as causas e a origem do incêndio, tomar medidas preventivas e estudar como melhorar o combate ao fogo.

Além da confiabilidade e segurança, a Indra destaca que o sistema reforça a segurança das pessoas que vivem na área, protege a biodiversidade e economiza custos. “Esta tecnologia nos dá a possibilidade de manter uma vigilância constante e maior precisão em casos de incêndios intencionais, que tendem a começar no fim do dia, quando a vigilância é reduzida”, afirma Badouch.

O próximo passo é implantar mais sensores, aproveitando as imagens captadas pelos satélites e incorporando drones de vigilância que permitem verificar se um alarme é falso ou real de maneira mais rápida. “Cada vez teremos mais dados em tempo real para monitorar as florestas e conseguir antecipar até o fogo, implementando medidas para evitar catástrofes”, afirma a companhia.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar