Brasil,

Bots sustentam e-commerce para picos de blackfriday, durante a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Douglas Galan
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Para o varejo online, “novo normal” precisará ser acompanhado de estrutura tecnológica compatível com o atual perfil do consumidor. BotCity entrega solução de RPA autoadaptável para empresas sustentarem operações em cenários críticos

O mercado de Varejo viu-se desafiado durante a pandemia. Se por um lado, a venda física foi paralisada em muitos setores, por outro, o volume e o faturamento do e-commerce em geral praticamente dobrou a partir do mês de abril de 2020 – considerando ainda aumentos de quase 300% para setores onde o comércio online ainda era pouco expressivo, como o de alimentos e bebidas. A reabertura gradual do comércio, entretanto, não determina para o Varejo um retorno imediato ao cenário pré-pandemia, pelo contrário: tende a tornar mais complexas as missões do setor varejista. “Não se trata agora apenas de reabrir pontos de venda, mas de se preparar para um novo perfil de consumidor, transformando a experiência vivida em aprendizado e aumentando as oportunidades de lucro em todos os canais”, pondera Lorhan Caproni, CEO da startup de bots inteligentes BotCity. Somando isso às previstas campanhas do comércio online para o segundo semestre do ano, como a black friday, o e-commerce enfrenta neste momento a demanda de uma revisão rápida de sua infraestrutura tecnológica, segundo o especialista.

Um dos maiores gargalos do setor varejista está em sua operação, o que foi revelado durante a pandemia, principalmente, através dos altos índices de reclamações de consumidores. Isso ocorre porque, em muitos casos, processos de revisão e conciliação são feitos por equipes humanas, propensas à sobrecarga e erros. Nos casos de sucesso da área do Varejo de empresas atendidas pela BotCity, a automação de processos chegou a aumentar em 10 vezes a capacidade de operação e produtividade de marcas atuantes tanto em lojas físicas como no e-commerce. Clientes franqueados, por exemplo, atendidos pela BotCity conseguiram, através da implantação de bots, coordenar a integração entre seus ERPs com interfaces próprias da marca franqueadora e ainda com sistemas financeiros. “Com acesso a todas as unidades de rede e interfaces operacionais da empresa, um bot realiza integração acelerada de dados de sistemas diferentes, criando um ganho de performance imenso e eliminando erros decorrentes do alto volume e pico de demanda”, explica o CTO da BotCity, Gabriel Archanjo.

Com a solução da BotCity instalada no sistema da empresa e rodando em nuvem ou em uma máquina própria, a estrutura técnica criada por bots de RPA (Robotic Process Automation), segundo Archanjo, eleva a capacidade de processamento da empresa para o nível de altas demandas, como no caso de uma black friday ou da atual elevação de compras durante a pandemia. Esse potencial adicional é escalado de forma simples pelo sistema, já que os bots são autoajustáveis para diferentes níveis de processamento e cargas de trabalho, dispensando as demandas usuais de custos e de tempo dedicados a cenários repentinos de complexidade de operação.

Como consequência positiva da operação compartilhada entre pessoas e bots, a empresa adotante de robotização consegue sentir imediatamente mudanças significativas na redução de tempo de atendimento, seja em atividades internas ou junto de clientes finais. Outro benefício é a liberação de profissionais em mais da metade de seu tempo de jornada de trabalho para a realização de tarefas de valor agregado mais alto, em atividades não automatizadas, que envolvem relacionamento interpessoal. O resultado são equipes atendendo exceções, prospectando mais e olhando para tarefas mais decisivas. Como consequência, a marca passa a atender melhor, ter menos reclamações em sites e redes sociais e ganha também melhores avaliações dos clientes na internet.

Outro ganho indireto é que a atuação dos bots, através de seu alto tracking e capacidade de agregação de dados, gera diversas informações consolidadas, que resultam em inteligência para o negócio, podendo ajudar a empresa em tomadas de decisões importantes e significativas. Diante desses benefícios e dos desafios impostos pelo “novo normal” do Varejo, bem como do aumento da demanda por automação em diversos setores, a BotCity tem colaborado com empresas em suas jornadas de robotização. Para dar início a esse processo, o CTO Gabriel Archanjo aconselha: “Procure enxergar na empresa os processos repetitivos onde bots poderiam ser aplicados. Busque uma empresa de confiança para fazer um assessment e ter um parecer de viabilidade técnica e financeira sobre automatizar com bots. E se antecipe: não espere a virada tecnológica. Conversar com uma empresa especializada sobre robotização no mínimo trará ganho de experiência e aprendizado para o seu negócio”.

Sobre a BotCity

Criada em 2018, a BotCity está focada no desafio de automatizar processos em empresas, especialmente PMEs, por meio de bots inteligentes, que operam sistemas como humanos, de modo “invisível” e usando visão computacional. Aplicando RPA (Robotic Process Automation) para várias áreas de negócios, a startup tem como objetivo tornar as empresas mais integradas e produtivas. Foi fundada por um time de empreendedores seriais com experiência em tecnologia, desenvolvimento de negócios e processos. Toda a tecnologia da startup, desde a visão computacional de navegação dos robôs, orquestrador e IA de otimização, é própria e nacional. Apresentando como solução o modelo de “Bot as a Service”, a startup torna acessíveis a empresas de todos os portes sistemas de automação robóticos altamente eficientes. A BotCity aposta em um modelo de desenvolvimento totalmente remoto e de simples aplicação, suprindo a demanda por automação e aceleração para empresas de todo o Brasil, entregando vantagens competitivas e resultados econômicos tangíveis através de diversas aplicações de seus bots inteligentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar