Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Trabalho remoto e backup são os novos alvos dos ataques de ransomware

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mário Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Trabalho remoto e backup são os novos alvos dos ataques de ransomware

Reportagem publicada na edição do dia 26 do New York Times informa que um grupo russo de criminosos cibernéticos, indiciado pelas autoridades dos Estados Unidos em dezembro último, está promovendo sofisticados ataques de ransomware a redes corporativas de grandes empresas norte-americanas. O alerta foi dado pela Symantec Corporation, uma das muitas companhias que monitoram redes empresariais e governamentais.

Não é novidade que está crescendo exponencialmente no mundo o número de ataques de ransomware, no qual os dados sensíveis das empresas são sequestrados para que o pagamento de um resgate permita torná-los novamente acessíveis aos seus proprietários. Levantamentos apontam que uma ação desta modalidade de crime está ocorrendo a cada poucos segundos em todo o mundo.

O que a notícia traz de alarmante é que agora os criminosos estão se aproveitando da migração maciça dos funcionários para o trabalho em suas casas em função do combate à proliferação do COVID-19. Os alvos são dezenas de empresas presentes nas listas das maiores corporações dos Estados Unidos, com os programas maliciosos tendo a capacidade de identificar para qual empresa o trabalhador presta serviços e, só então, infectar o computador utilizado, quando o usuário trafega por sites normais de noticias ou de e-commerce, por exemplo. No último mês, os criminosos tiveram sucesso em invasões em organizações empregando ferramentas customizadas de ransomware, tirando do ar sistemas de backup, para garantir que as vítimas fiquem impossibilitadas de recuperar o acesso aos seus dados.

“Essa mudança de cenário e de estratégia dos criminosos comprova não ser mais possível ver o backup como uma simples operação de duplicação dos dados das empresas. Hoje é o backup que tem o papel vital de garantir a continuidade dos negócios, um fator cada vez mais crítico em um mundo crescentemente online”, alerta Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve, o mais experiente fornecedor mundial em proteção de dados e defesa contra ataques de ransomware.

Para a executiva “os criminosos já compreenderam a importância estratégica dos sistemas de backups, enquanto muitas empresas ainda não se deram conta de quão perigosa é a atitude de não fazer a leitura do gerenciamento e proteção dos dados sensíveis da organização como o mais importante pilar da segurança do negócios”. Daniela acrescenta que hoje estão disponíveis no mercado ferramentas de defesa contra estes ataques que combinam eficiência, praticidade e uma excepcional relação custo-benefício, sendo acessíveis a empresas de todos os portes.

“Esta relação custo-benefício é realmente extremamente positiva e nem leva em consideração os milhões de dólares que uma empresa pode optar por destinar aos criminosos para voltar a ter acesso aos seus próprios dados nem os incalculáveis prejuízos gerados pela perda da confiança junto aos seus consumidores e ao mercado como um todo”, pondera Daniela Costa.

Sobre a Arcserve - A Arcserve fornece soluções excepcionais para proteção dos ativos digitais de valor inestimável de empresas que precisam de proteção abrangente e em larga escala dos seus dados. Fundada em 1983, a Arcserve é o nome mais experiente do mundo em soluções para a continuidade de negócios, protegendo infraestruturas de TI de diferentes gerações com aplicações e sistemas em qualquer local, dentro da empresa e na nuvem. Organizações em mais de 150 países confiam na experiência, no conhecimento e nas tecnologias integradas e altamente eficientes da Arcserve para eliminar os riscos de perda de dados e de inatividade prolongada, reduzindo em até 50% os custos e a complexidade da realização de backup e recuperação de dados. Com sede em Minneapolis, Minnesota, a Arcserve está presente em várias partes do mundo. Saiba mais em www.arcserve.com/br e siga a @Arcserve_br no Twitter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar