IrokoTrio é destaque em programas
Com um repertório que transita entre o erudito e o popular, os músicos apresentam o show Andariego, inspirado na música latino-americana
O SescTV exibe no dia 15/11, a partir das 21h, os programas inéditos do Passagem de Som e do Instrumental Sesc Brasil com a participação do Iroko Trio. O primeiro programa traz os bastidores do show Instrumental Sesc Brasil, e uma visita dos músicos ao museu A Casa do Objeto Brasileiro. Na sequência o Iroko Trio sobre ao palco do Sesc Consolação, no Teatro Anchieta, em apresentação gravada em março deste ano, para o Instrumental Sesc Brasil. A direção geral das duas séries é de Max Alvim. (Assista também em sesctv.org.br).
Com sonoridade versátil e contemporânea, o Iroko Trio traça seu caminho com um repertório que transita pela música clássica latino-americana e obras autorais. O trio cria espaço para peças ora imponentes, como Danzón Nº 2, de Arturo Márquez, ora intimistas, como Memória e Fado, Egberto Gismonti. Em seus arranjos próprios, os artistas exploram os instrumentos até seu limite técnico, oferecendo alternativas sonoras surpreendentes para a formação. Iroko Trio, composto por três instrumentistas: Eloudie Bouny (violão), Carla Rincón (violino) e Marcelo Caldi (sanfona), com carreiras individuais cujas trajetórias cosmopolitas se conectam, contrapõe a concepção erudita às formas populares.
Durante o Passagem de Som, o trio visita o museu A Casa do Objeto Brasileiro, que tem como missão reconhecer, valorizar e difundir o artesanato e o design feitos no Brasil. No local, os músicos conheceram a exposição Ojidu – Árvore da Vida Warao com objetos criados por mulheres indígenas venezuelanas da etnia Warao, que hoje vivem no Brasil. Renata Melão, fundadora do museu A Casa, contextualiza o trabalho dessas mulheres que vivem hoje em Roraima, Manaus, Belém e Santarém, com a fibra do buriti, na exposição que contempla os trabalhos oriundos de Roraima. ”Elas viviam no delta do Orinun, uma região com muita água e árvore de buriti. Esse povo desenvolveu há 8 mil anos atrás esse trabalho maravilhoso com a fibra do buriti”, explica.
O sanfoneiro Marcelo Caldi fala que o nome do show é Andariego que traduzido do espanhol significa andarilho. A proposta é uma viagem entre as músicas da Argentina, Paraguai, Brasil, Peru, Venezuela, Paraguai e México, além de inspirações na música caribenha. “Existe uma coisa em comum entre nós três, a Eloudie e Carla nasceram na Venezuela e eu sou filho de uma argentina. Então de certa forma temos uma bagagem na música latina”, conta Marcleo. Segundo o sanfoneiro, esse foi o grande motivo da união do trio para esse projeto.
Carla Rincón começou a cantar aos quatro anos. “Nasci e Caracas, na Nenezuela. Lá temos música nas escolas, por isso comecei a cantar cedo em um coral, depois ganhei e meu primeiro violino e uma bolsa para tocar. Sempre consegui ajudar em casa com a música”, diz. Foi assim que a violinista iniciou sua carreira profissional ao entrar na Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, aos 16 anos. Quando chegou ao Brasil Carla criou o quarteto Radamés Gnatali, e um programa educacional que roda o país, fazendo concertos em escolas públicas.
Eloudie Bouny comenta sobre o arranjo que Sergio Valdeos fez especialmente para o trio, uma peça que anda pelos ritmos peruanos. Ela também fala da afinidade com a música venezuelana e comida, embora tenha apenas nascido lá, mudado para a Bolívia, Argentina e vivido na França e Brasil. “É engraçada a relação com o lugar em que a gente nasce, tenho uma relação natural e ampla, com o que vem da Venezuela. Minha vida é cheia de Américas Latinas”, afirma Eloudie.
Na sequência, o programa Instrumental Sesc Brasil exibe o show do Iroko Trio, gravado no Instrumental Sesc Brasil, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em março de 2020. No repertório, paisagens da América Latina traduzidas em música: Xote Gringo (Marcelo Caldi), Milonga Turca (Eloudie
Bouny), Las Abejas (Agustin Barrios), Memória e Fado (Egberto Gismonti), Andariego (Sergio Valdeos), Bachianas Brasileiras n. 4 – 1º. Movimento (Heitor Villa-Lobos), Criolíssima (Luiz Laguna), Milonga Gris (Carlos Aguirre), Danzòn n. 2 (Arturo Márquez), Bumba (Ricardo Moyano).
Serviço:
Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil: Iroko Trio
Estreia: 15/11, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 16/11, segunda, a partir das 16h30; 17/11, terça, a partir das 9h30; 18/11, quarta, a partir das 11h; 19/11, quinta, a partir das 13h; e 21/11, sábado, a partir das 14h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção Geral: Max Alvim
Produtora: Canal Independente
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV no twitter: @sesctv
E no facebook: facebook.com/sesctv
No instagram: @sesctv
Fase Beta
As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.
+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário