SescTV exibe documentário inédito sobre Maria Martins, figura importante do surrealismo
Em Maria Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos críticos, familiares e imagens de acervo da própria Maria constituem a narrativa de sua carreira
O documentário Maria Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos, sobre a trajetória da escultora brasileira Maria Martins, que destacou a sexualidade feminina em suas obras no século XX, vai ao ar no dia 14/11, sábado, às 22h no SescTV. A produção, dirigida por Francisco C. Martins, fez parte da seleção de filmes do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2017. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).
O curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff define Maria Martins como a escultora mais radical de seu tempo, século XX, por colocar fazer presente a sexualidade de forma explícita, cativante e intrigante, mencionando também a artista plástica Louise Borgeois e a importância de ambas para a história da arte. Já Miguel Rio Branco, artista plástico e fotógrafo, considera a obra de Maria mais dura justamente porque ela era dos trópicos e trazia uma sensualidade invasiva que ‘’mordia’’ e ‘’comia pedaços das pessoas’’.
Além disso, o longa traz depoimentos da artista plástica; excertos de uma entrevista que ela concedeu à escritora Clarice Lispector; trechos de cartas trocadas com o pintor, escultor e poeta Marcel Duchamp; e entrevistas com curadores, especialistas e membros de sua família. Maria Martins foi uma mulher à frente de seu tempo: desquitada, perdeu a guarda da filha e casou-se pela segunda vez. Essa dor é traduzida em algumas de suas obras.
Carolyn Chistov-Bakargiev, curadora da Documenta 13 (2012), associa Maria Martins à história feminista da arte e, por isso, inseriu a artista plástica no cânone feminista alternativo da história da modernidade. Para o pintor Mario Cravo Jr, Maria conseguiu incorporar em sua obra o espírito orgânico de mãos e pernas que têm fome de espaço. Além de esculturas, Maria Martins fez joias e, em 1944, a revista Vogue fotografou-a e Marcel Duchamp fez o layout. Em relação a essa época, Michel R. Taylor, Curador Chefe do Museu de Belas Artes da Virgínia comenta: ‘’Maria tinha uma sensibilidade artística única e produziu um conjunto incrível de obras nos anos 1940. Ela teve sucesso de crítica. Pessoas como Breton e Ozenfant escreveram sobre ela’’.
Críticos de arte comentam as diferentes fases da artista e a importância do relacionamento entre Duchamp e Maria Martins para as obras de ambos. Também falam da influência de Maria Martins nas primeiras bienais de São Paulo e de sua contribuição para o MAM. Em seu retorno ao Brasil, a artista se tornou escritora de importantes títulos também, além de ser considerada um dos nomes mais importantes e influentes do movimento surrealista.
Entrevistados: Paulo Herkenhoff, curador e crítico de arte; Nora Martins Lobo, filha; Graça Ramos, autora do livro Maria Martins, escultora dos trópicos; Francis Nauman, historiador de arte e marchand; Miguel Rio Branco, artista plástico e fotógrafo; Carolyn Chistov-Bakargiev, Curadora da Documenta 13 (2012), Veronica Stigger – Maria Martins Metamorphoses – curadora – MAM-Masp 2013, Michael R. Taylor, PHD, curador chefe do Virginian Museu of Fine Arts; Jean Boghici, colecionador e marchand; Katia Mindlin Leite Barbosa, sobrinha neta; Mario Cravo Jr, artista plástico; Vicente de Melo, fotógrafo, Luiz Philipe Martins Neiva, neto; Richard Hamilton, artista plástico, Ignez Ceglia, neta.
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.
Serviço:
Maria Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos
Estreia: 14/11, sábado, às 22h.
Classificação indicativa: 10 anos.
Direção: Francisco C. Martins.
Produção: Liligo.
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV no twitter: @sesctv
E no facebook: facebook.com/sesctv
No instagram: @sesctv
Fase Beta
As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.
+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário