Brasil,

Maior festival de criatividade do Brasil e da América Latina chegou mais longe em 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julia Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Por ter sido 100% online, Pixel Show foi acompanhado em mais de 70 países de todos os continentes; repercussão global deve influir e melhorar ainda mais a próxima edição

Nunca a criatividade foi tão importante para a nossa sociedade, como forma de resolver problemas e não apenas realizar sonhos. Esta é uma das conclusões que se tem com os resultados da 16ª edição do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show, maior evento de criatividade e inovação da América Latina, e que este ano, por causa da pandemia, foi realizado 100% online.

Oferecendo apresentações, palestras e contatos entre profissionais e pessoas criativas e inovadoras, em um total de 150 atividades durante a semana de 12 a 18 de outubro, o Pixel Show 2020 foi assistido por mais de 100 mil pessoas que geraram mais de 3,5 milhões de impressões – aqui considerando os conteúdos acessados desde Abril, quando o festival teve suas atrações prévias disponibilizadas ao público.

“Se por um lado não pudemos compartilhar presencialmente todas as experiências presenciais que havia no Pixel Show “tradicional”, o formato online nos permitiu ampliar o alcance e ter uma quantidade também maior de atrações internacionais; foi o que nós avaliamos ter sido uma compensação e uma inspiração para o futuro”, afirma Simon Szacher, um dos organizadores do evento.

O tema “Como será o mundo daqui a 150 anos” escolhido para a edição deste ano traduziu com precisão o espírito dos profissionais que trabalham com criatividade e inovação, no momento em que vivenciamos uma mudança de paradigma em todos os segmentos. E isto ficou evidente nos mais diversos conteúdos apresentados, enfatizando as mudanças que estão em curso e seus impactos para o futuro desde já.

“Uma parte considerável de nossos espectadores estavam entre os mais de 13 milhões de desempregados do país e em busca de formas de se reinventar para reconquistar sucesso e ganhos financeiros, algo com o qual nos preocupamos desde o momento em que a grade de atrações do Festival começou a ser organizada”, revela Allan Szacher.

Esta questão, aliás, esteve presente já na palestra de abertura, com a influenciadora Martha Gabriel, keynote speaker que falou sobre inteligência artificial, os negócios digitais e os humanos do futuro, temas que têm figurado em muitos debates econômicos.

Depois, criativos do Brasil, Inglaterra, Holanda, Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina, México, Israel, Portugal e Suécia apresentaram suas visões sobre um mundo que poderá ser disruptivo ou caótico, apocalíptico ou animador; mas nunca mais o mesmo.

Este ano o Festival Internacional de Criatividade PIXEL SHOW teve uma grade de conteúdos e experiências que, durante 7 dias, contou com 93 palestras/painéis, 35 Sharptalks, 4 exposições, 5 apresentações musicais, 31 marcas presentes na feira virtual, painel de arte colaborativo digital, 7 sessões de live art, 19 oficinas, 3 games, 70 cursos.

Pensando no próximo

Apesar de a vida online ter se intensificado e eventos a distância se mostrado muito inclusivos, com um alcance muito maior, a ideia de retomar o Pixel Show presencial não será abandonada. Mas, para os seus organizadores, a repercussão e a receptividade dos participantes obrigam a manter o espírito criativo também na organização do próximo evento, que deve acontecer sob um formato híbrido.

“Foi uma experiência incrível ter uma maior internacionalização do festival e a chance de conhecermos o trabalho de uma quantidade maior de pessoas. Por isso, da mesma forma que constatamos grandes mudanças desde a arquitetura até nos conteúdos de animação para o futuro, também iremos incorporar novos formatos que tragam o melhor dos dois mundos: o online e o físico”, conclui Allan Szacher.

Sobre o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show

O Pixel Show é o maior festival de criatividade da América Latina e acontece anualmente em São Paulo desde 2005. O evento está no calendário de eventos oficiais da Cidade de São Paulo. Na última edição presencial, em 2019, o festival reuniu mais de 55 mil pessoas para muita inovação, networking e negócios. O Pixel Show tem como tema central tendências, inspirações, cultura, arte, inovação e tecnologia, buscando fomentar e abastecer com ideias o mercado da economia criativa. Em 2019, o festival foi finalista no prêmio Cultura do Estado de São Paulo. As principais notícias do evento e deste mercado circulam durante todo o ano nas redes sociais do festival e na revista Zupi, veículo oficial do Pixel Show.

O festival é realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural, e apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Zupi. O Pixel Show 2020 conta com o patrocínio de 3M, Leo Madeiras e Meio & Mensagem, além do co-Patrocinio da Sapore e InPress Porter Novelli. Vale ressaltar também o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo e do Consulado Geral de Israel em São Paulo.

Sobre a Zupi.Live

Hub de criatividade especializado na produção de eventos (presenciais, híbridos e online), geração de experiências, construção de estandes e feiras, curadoria, exposição, além de projetos editoriais e especiais. Zupi.Live é desde 2005 a produtora do maior festival de criatividade da América Latina, o PIXEL SHOW, e produtora da Revista ZUPI de arte e criatividade - ambos projetos patrocináveis via lei de incentivo à cultura do Estado de SP, o PROAC.

Sobre os sócios da ZUPI.LIVE, idealizadores e produtores do PIXEL SHOW

Allan Szacher nasceu em 1977, em São Paulo, e estudou em escolas de artes, pintura e teatro dos 09 aos 18 anos. Trabalha como artista gráfico, curador, editor, art manager e diretor de arte em projetos criativos e culturais no Brasil e no mundo há mais de 20 anos. Participa como jurado convidado de diversos prêmios e concursos culturais, além de liderar o conselho curatorial da Zupi para todos os projetos da mesma. Fundador da Zupi, do Pixel Show, do Zupi Academy e do Zupi Awards. Dedica seu tempo às artes plásticas e teve sua primeira exposição em junho de 2000. Em março de 2001, decidiu criar o seu próprio estúdio de criação, que recebeu o nome de Zupi Design, focando seu trabalho em identidade corporativa, internet e editorial, além de incentivar a cultura e o design brasileiro com projetos culturais. Graduado em publicidade e também em design e pós graduado em Curadoria, Colecionismo e Museulogia. Faz projetos de livros e revistas, exposições de arte, criatividade, design e tecnologia e inovação. É o head de curadoria do Festival Internacional de Criatividade, o Pixel Show (desde 2005). Em fevereiro de 2006 foi convidado para lecionar design e propaganda na Uniso. Em 2009 foi professor na IED e também consultor para a criação do curso One Year Illustration. Em 2020 lançou o ZUPI LIVE para auxiliar os criativos a se manterem inspirados e passarem por esta fase tão difícil da pandemia global de uma forma saudável e gerando conhecimento, de forma gratuita. Hoje, além de curador de diversas mostras nacionais e internacionais de arte também é palestrante em diversas faculdades, empresas e eventos pelo Brasil. Atua ainda como gestor de carreira de alguns artistas.

Simon Szacher nasceu em 1979, em São Paulo, e estudou em escolas de arte na infância. Formado em administração de empresas, pós graduado em Comércio Exterior e auditor de normas de qualidade internacionais. Sócio administrador da ZUPI Design Editora Cultura e Entretenimento Ltda (ZUPI.LIVE) que atua no cenário cultural desde 2001, onde atua como gestor dos projetos culturais e administrador da empresa que desde 2005 vem realizando anualmente o Festival Internacional de Criatividade PIXEL SHOW, evento cultural já realizado em São Paulo por 15 anos consecutivos. Já realizado também 2x em Porto Alegre, 1x em Salvador e 1x em Recife. Desde 2013 tornou-se o maior evento do segmento na América Latina. Desde 2006 atua como produtor executivo da Revista ZUPI, além de manter o cross media digital/online de criatividade (website, redes sociais, newsletter). Atua desde 2006 como consultor e auditor de diversas empresas nos mais variados segmentos. Tendo realizado trabalhos em "Mega-Eventos" como o Rock in Rio. Realiza curadoria e produção de exposições de arte dos mais diversos segmentos, como Toy Art Mania & Expo Rhinos, desde 2008. Realiza desde 2009 o Zupi Academy - área da Zupi dedicada à execução de cursos, oficinas e workshops voltados para as áreas culturais e artísticas, levando conhecimento e conteúdo a públicos diversos, inclusive de "baixa renda". Também é palestrante em diversas faculdades, empresas e eventos pelo Brasil. Com os mais variados temas, desde Eventos, Cultura, Captação de Recursos, Leis de Incentivo à Cultura, Economia Criativa, Oratória, Liderança, etc. Escreveu, em 2020, um capítulo do livro "Salve a Criatividade! A Criatividade Salva!".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar