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Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa

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A gerente pedagógica da plataforma par, Talita Fagundes, destaca como o processo de aprendizagem pode se tornar mais acessível e estimulante nas disciplinas consideradas mais desafiadoras, por meio de experiências lúdicas e interativas

A Matemática costuma ser vista como uma disciplina difícil e pouco atrativa pelos alunos. Dados divulgados pelo Programa para a Avaliação Internacional dos Estudantes (Pisa) 2022, aprofundado em 2023, mostra que houve um aumento expressivo no nível de ansiedade em relação à disciplina entre os alunos no Brasil. Na média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e parceiros, 79,5% dos estudantes brasileiros possuem ansiedade em relação às suas notas de matemática e 62,3% dos estudantes ficam nervosos, tensos ou desamparados resolvendo problemas relacionados à disciplina.

Para a disciplina de Língua Portuguesa, apesar de estar presente em todas as áreas do conhecimento, também costuma gerar resistência quando envolve interpretação de textos, gramática ou produção escrita.

No entanto, o processo de aprendizagem nessas áreas pode se tornar mais acessível, significativo e estimulante por meio da gamificação — abordagem que incorpora elementos de jogos para tornar a experiência mais lúdica, interativa e engajadora.

De acordo com a gerente pedagógica da plataforma par, Talita Fagundes, a gamificação contribui para mudar a percepção dos estudantes ao transformar o ambiente de aprendizagem em um espaço de desafios, conquistas e recompensas. Em vez de lidar apenas com listas de exercícios e atividades repetitivas, os estudantes passam a encarar missões, metas e progressões que despertam curiosidade e interesse.

“A mudança de formato ativa a motivação intrínseca e os estudantes se engajam porque querem avançar, descobrir novidades e superar obstáculos, e não apenas porque precisam cumprir tarefas escolares, pois já não enxergam a atividade dessa maneira”, explica a especialista. Talita também menciona que, dessa maneira, Matemática e Língua Portuguesa passam a ser vistas como disciplinas mais dinâmicas e próximas de uma linguagem familiar dos alunos, principalmente das gerações que convivem intensamente com jogos digitais.

No entanto, a gerente destaca que, para que a gamificação seja eficaz, é fundamental equilibrar o aspecto lúdico com a intencionalidade pedagógica. Os elementos de jogo não devem existir apenas para entreter, mas para potencializar a aprendizagem. O professor deve atuar como mediador, definindo claramente quais habilidades e competências deseja desenvolver — como resolver problemas, interpretar textos ou produzir narrativas — e selecionando as estratégias gamificadas que melhor atendam a esses objetivos.

Além disso, o avanço no jogo precisa refletir o domínio real do conteúdo. Assim, a ludicidade se torna um recurso para consolidar conhecimentos, e não um fim em si mesma.

Por isso, Talita destaca 5 benefícios para o aprendizado quando o ensino é proposto por meio da gamificação em Matemática e Língua Portuguesa. Confira!

- Sistemas de pontuação e recompensas: cada atividade concluída concede pontos, medalhas ou níveis, o que reforça o senso de progresso;
- Narrativas e desafios: problemas matemáticos podem ser apresentados como etapas de uma aventura; atividades de leitura e escrita podem fazer parte de uma missão investigativa, gerando maior engajamento;
- Rankings e cooperação: incentivar o trabalho em grupo ou pequenas competições saudáveis cria um ambiente colaborativo e estimulante;
- Plataformas digitais e aplicativos: jogos educativos, quizzes interativos e ambientes virtuais tornam o conteúdo mais dinâmico;
- Feedback imediato: diferente das avaliações tradicionais, a gamificação possibilita que o aluno receba retorno instantâneo, o que favorece a aprendizagem ativa.

Sobre a plataforma par - A plataforma par é a inovadora proposta educacional híbrida da SOMOS Educação. Com foco na formação integral dos estudantes e considerando a linguagem do jovem contemporâneo, ela é composta por uma biblioteca de conteúdos didáticos multimodais com alto rigor acadêmico. Professores e alunos têm acesso a uma diversa banca de livros, recursos e ferramentas didáticas produzidas pelos mais renomados especialistas e autores das editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual e das Soluções Educacionais da SOMOS Educação. Além de acessar os conteúdos de modo on-line e off-line (livros didáticos), os alunos são incentivados ao protagonismo e ao autoestudo. Com a plataforma par, a escola tem acesso a conteúdos e obras de grandes autores que são referência na educação, com alta qualidade e rigor acadêmico, e conta com a experiência de uma plataforma digital consolidada.


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