IA já faz parte do cotidiano dos brasileiros e muda a forma de aprender
Pesquisa Datafolha mostra que maioria já utiliza inteligência artificial em atividades do dia a dia e destaca impacto crescente na educação
A inteligência artificial (IA) deixou de ser promessa para se tornar parte da rotina no Brasil. Segundo levantamento inédito do Datafolha, realizado com 2.798 pessoas em todas as regiões do país, 93% dos entrevistados já utilizam alguma ferramenta de IA, sobretudo redes sociais, sistemas de recomendação e assistentes de voz. A pesquisa mostra ainda que a tecnologia vem transformando a forma de estudar e trabalhar, ao mesmo tempo em que desperta preocupações sobre riscos sociais e impactos no emprego.
O estudo revela que 76% dos brasileiros já usaram IA em situações cotidianas, como buscar informações, resumir documentos, aprender algo novo ou até criar conteúdos digitais. Ferramentas de geração de texto, como ChatGPT e Copilot, já foram utilizadas por 43% dos entrevistados, enquanto 31% afirmaram ter recorrido a plataformas de criação de imagens e vídeos.
Na educação, os resultados chamam atenção: 47% dos entrevistados já recorreram à IA para estudar e, entre eles, 69% consideram que a tecnologia ajuda muito no aprendizado. Além disso, 75% afirmaram ter aprendido algo novo usando IA nos estudos, o que reforça o papel da tecnologia como aliada da aprendizagem contínua. Para 90% dos brasileiros, todos os estudantes deveriam aprender a interagir com IA de forma consciente e responsável, e 87% acreditam que os professores também precisam de formação para integrar a tecnologia ao processo de ensino.
Esse cenário já encontra resposta em iniciativas brasileiras. Plataformas de monitoria escolar, como o TutorMundi, vêm combinando inteligência artificial e tutoria humana para oferecer aulas particulares, plantões de dúvidas, corretor de redação e orientação de estudos em tempo real. O objetivo é ampliar as possibilidades de aprendizagem fora do horário de aula, fortalecendo o papel da escola e dos professores.
Se, por um lado, 84% dos entrevistados acreditam que a IA pode auxiliar diretamente no aprendizado, por outro, 56% temem que a tecnologia substitua profissões no futuro e 77% enxergam riscos caso não haja regulação adequada. A percepção de que a IA pode gerar fake news também é alta, apontada por 76% dos brasileiros.
O levantamento reforça que o Brasil está diante de um dilema: aproveitar o potencial da IA para impulsionar a educação e o mercado de trabalho ou correr o risco de ampliar desigualdades tecnológicas. Com 62% da população interessada em aprender mais sobre IA, o estudo mostra que há espaço para iniciativas que unam inovação e responsabilidade.
Sobre o TutorMundi
O TutorMundi é uma plataforma de monitoria online que conecta estudantes a tutores em tempo real. A empresa oferece plantões de dúvidas, aulas particulares, correção de redação e orientação de estudos personalizados, unindo inteligência artificial e acompanhamento humano. A solução é utilizada por escolas, famílias e estudantes em todo o Brasil, além de começar a ser adotada como benefício educacional em programas de RH.
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