Entidades podem receber serviços gratuitos de alunos formados pela Univali
Contrapartida de beneficiados pelo Universidade Gratuita contribui com a comunidade
As entidades públicas e privadas (sem fins lucrativos) ou instituições que prestem serviço público, em qualquer região de Santa Catarina, podem firmar Termo de Cooperação com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para receber alunos graduados pela Instituição de Ensino Superior. O trâmite permite que os beneficiados pelo programa Universidade Gratuita, custeado pelo Governo do Estado, cumpram horas de serviço gratuito junto à instituição cadastrada.
A Diretora de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Jenichen Provesi, ressalta que todos os beneficiados pelo programa Universidade Gratuita devem cumprir até 480 horas de prestação de serviço à comunidade, por meio da realização de atividades envolvendo sua área de formação. Os alunos graduados têm até dois anos, após o término do curso, para prestarem os serviços.
Como funciona
Interessados em receber graduados pela Univali, para a realização de atividades em suas respectivas áreas de conhecimento, devem sinalizar interesse pelo e-mail . A partir deste contato inicial, segundo Attela, será avaliado se a entidade ou órgão público atende aos requisitos determinados pelo decreto do programa Universidade Gratuita. “Em caso positivo, é formalizado um Termo de Cooperação para oficializar a parceria e construído um projeto de prestação de serviço detalhando as funções e deveres de todos os envolvidos”, conta.
Como exemplo, complementa Attela, podem ser citados órgãos públicos e instuições sociais que tenham CNPJ e não possuam fins lucrativos, tais como associações de bairro, ONGs, Apaes. A professora afirma que a Univali já possui termos oficializados e outros em andamento. Por enquanto, eles estão concentrados nas regiões da Foz do Rio Itajaí e da Grande Florianópolis, onde há presença de campus da Universidade.
“É importante que as pessoas saibam que o Programa permite que essa cooperação seja expandida para outras regiões do Estado. Isso garante àquele estudante que retorne à cidade natal, por exemplo, cumprir as horas de serviço na região de origem.”, observa.
No entanto, a professora enfatiza que as atividades devem ser desempenhadas de acordo com a área de formação do aluno. “Atualmente, a Univali possui bolsistas do Universidade Gratuita em mais de 60 cursos de ensino superior. São diversas áreas da sociedade que serão beneficiadas por serviço qualificado e gratuito, garantido pela contrapartida destes alunos graduados.”, lembra.
Veja quais entidades e órgãos públicos já firmaram termo de cooperação com a Univali:
Associação Atitude de Patinação Artística – AAPA
Associação das Micro e Pequenas Empresas – Ampe Itajaí
Organização Círculos de Hospitalidade
Conselho da Comunidade - Comarca de Balneário Camboriú
Lar Padre Jacó
Observatório Social de Itajaí
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Prefeitura Municipal de São José
Reciclavale – Cooperativa de Trabalho de Reciclagem do Vale do Itajaí
SESC Comunidade – Biguaçu
Mais informações: Com a Diretoria de Extensão e Responsabilidade Social da Univali - / (47) 3341-7757.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário